domingo, agosto 14, 2011

Entrevista Recrutador de Engenharia da Robert Half



O entrevistado é o Fábio D’Ave, recrutador da Robert Half. A Robert Half é a maior empresa de recrutamento especializado do mundo. Os consultores de recrutamento possuem um vasto conhecimento sobre a área, o que lhes permite ter acesso aos melhores candidatos para diversas posições. A Robert Half tem um grande portfólio de clientes do setor de petróleo e sempre há vagas em abertos em diversos cargos em seu site.

Fábio, conte-nos um pouco sobre sua formação e como ingressou na Robert Half?

Sou formado em Administração de Empresas. Trabalhei por alguns anos em uma multinacional de TI na área de logística e em 2008 fui convidado a ingressar na Robert Half na divisão de Engenharia.

Por dia a Robert Half recebe vários currículos e quais são as maiores dificuldades que vocês na hora de selecionar os profissionais para as empresas? Falta qualificação?

A restrição que as empresas impõem ao perfil desejado é o primeiro e mais importante filtro. Se a empresa contratante busca um profissional com uma formação especifica e um nível de inglês avançado, por exemplo, a consultoria buscará profissionais alinhados a esse perfil. A demanda por profissionais qualificados no Brasil é maior do que a oferta e isto traz mais restrições ao processo seletivo, pois há falta de profissionais qualificados. E a fluência na língua inglesa é hoje o principal diferencial que um profissional pode ter em relação aos seus concorrentes.

Quais são os principais requisitos avaliados na hora de selecionar um profissional para atuar no setor de petróleo?

Formação acadêmica, fluência em outras línguas (principalmente o inglês), experiência prática, disponibilidade para viagens / embarques, disposição para enfrentar desafios e muita vontade de aprender.

Como se destacar perante vários outros bons candidatos em uma entrevista de emprego?

Você deve estar preparado para a entrevista. Estude bem a empresa para qual esta concorrendo à vaga. Fazendo isso a sua autoconfiança subirá, elevando também as suas chances no processo. Tente saber ainda os requisitos mais importantes para a posição a qual você esteja concorrendo de modo a conseguir alinhar seu discurso ao que o entrevistador espera ouvir.

E o perfil comportamental? Quais são as principais características desses profissionais?

Depende muito da vaga pra qual você esta concorrendo. Mas de maneira geral as empresas dão prioridade aos profissionais com boa comunicação, dinamismo, bom relacionamento interpessoal e perfil proativo, que é aquela pessoa que ao identificar uma oportunidade de melhorar algum processo ou ajudar um par não espera receber um pedido ou ordem para fazê-lo e sim se oferecer ou simplesmente fazer.

Quais são as carreiras na área de petróleo que há mais demandas de profissionais?

Oficiais de máquinas e náutica que trabalham embarcados em regime offshore, profissionais de vendas técnicas (peças, equipamentos e serviços) e suprimentos (compras e logística).

Muito se diz dos altos salários na indústria do petróleo. Quais outras vantagens atraem os profissionais?

Trabalhar em um mercado com tecnologia de ponta e com grandes desafios, ambiente multicultural com oportunidades internacionais e grandes possibilidades de desenvolvimento profissional.

Ao longo dos anos a participação feminina cresceu bastante. Quais carreiras seriam mais interessantes para as jovens profissionais que desejam ingressar no setor de petróleo?

O mercado de petróleo, atualmente, de fato, não tem restrições em relação ao sexo dos profissionais. Mas se eu pudesse apontar uma área onde a receptividade é maior eu indicaria a área de marinha profissionais formados pela Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante. Outras áreas onde as mulheres normalmente se sobressaem são as de Compras e RH.
Estude o mercado, estude inglês, se especialize em uma função. Se prepare porque os próximos 10 anos serão de ouro para profissionais bem preparados, com boa qualificação técnica e bom perfil comportamental. Outra dica importante num mercado aquecido é estudar bem as oportunidades disponíveis de modo a fazer uma escolha assertiva e não ficar pulando de empresa em empresa de pouco em pouco tempo.

Fonte: http://www.qgdopetroleo.com/

Diversas vagas abertas de estágio para Engenharia



Principais Atividades A Desenvolver:
O estagiário atuará nas áreas de pesquisa/desenvolvimento de produtos e engenharia de projetos industriais.


Perfil do Candidato:
Estudantes de Engenharia, que tenham interesse nas áreas de pesquisa/desenvolvimento de produtos e engenharia de projetos industriais. Informática: Bom domínio do Pacote Office. Idiomas desejados: Inglês (nível intermediário) e francês (será um diferencial). Local de trabalho: Barra ou Campo Grande. Periodo: Manhã ou Tarde


Área de Atuação da Empresa:Indústria


Departamento:Engenharia de Produto (DT) e Engenharia Projetos Industriais (DPPI)


Procuramos estudantes dos cursos:
Eng. Elétrica de Automação e Controle, Engenharia Aeronáutica, Engenharia Agrícola, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Agrimensura, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Bioprocessos, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Materiais, Engenharia de Petróleo, Engenharia de Plástico, Engenharia de Produção, Engenharia de Produção Química, Engenharia de Segurança, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Elétrica, Engenharia Elétrica de Telecomunicações, Engenharia Elétrica/Eletrônica, Engenharia Elétrica/Eletrônica e de Computação, Engenharia Elétrica/Eletrotécnica, Engenharia Elétrica/Sistemas e Computação, Engenharia em Sistemas Digitais, Engenharia Florestal, Engenharia Ind. Madeireira, Engenharia Industrial, Engenharia Industrial Têxtil, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Metalúrgica, Engenharia Naval, Engenharia Química


Periodo:5º até 8º
Turno do estágio:Manhã / Tarde /


Número de Vagas: 15


Benefícios: Fábrica - Refeição no local e auxílio transporte Barra - TR (R$ 19,00/dia) e auxílio transporte
Rio de Janeiro - Barra da Tijuca


Instituições de Ensino Desejadas: Cefet Rio,Estácio de Sá,Gama Filho,PUC-Rio,Rural,UEZO,UFF,UFRJ, UNIRIO


Habilidades Desejadas:Pacote Office
Idiomas Desejados:Inglês

Fonte: http://www.qgdopetroleo.com/

Mais futuros engenheiros



A PUC-Rio prevê um aumento de 20% na procura pelo curso de Engenharia de Petróleo nos próximos dois anos. Com isso, o atual número de alunos, de 125, passaria a cerca de 150.


A nova demanda, de acordo com o coordenador do curso de graduação, Prof. Sérgio Fontoura, já leva a universidade a prospectar parcerias -- tanto com o governo federal, como com fornecedores da área de O&G – a fim de obter apoio para investir em infraestrutura laboratorial.
“Já temos R$ 2 milhões sendo investidos pela Chevron, com quem fechamos acordo em fevereiro, mas concluímos que precisamos dobrar esse valor de investimento”, conta o Fontoura.
UFF

Outra instituição que também deve ver aumentar seu corpo discente em engenharia de petróleo é a Universidade Federal Fluminense (UFF). Hoje com aproximadamente 180 alunos, a universidade estima que, em 2013, o número esteja em 220.

Entre outras instituições de ensino que oferecem curso de graduação em Engenharia de Petróleo no Rio de Janeiro estão a UFRJ, Gama Filho e UENF, cujo curso é o mais antigo da cidade.

Fonte: Portal EnergiaHoje