sábado, junho 18, 2011

Produção petrolífera do Rio chega a 1,5 milhão de barris por dia


As empresas que operam no litoral do Rio de Janeiro produzem juntas, em média, 1,5 milhão de barris por dia. Já a produção de gás é de cerca de 51,3 milhões de metros cúbicos. Esse total representa 80% da produção nacional.

Os dados foram divulgados dia (16) pelo coordenador de Economia Mineral e Petróleo do Serviço Geológico fluminense, Márcio Serrão, com base no banco de dados de um mapa lançado pelo órgão durante a Conferência Internacional da Indústria de Petróleo e Gás (Brasil Offshore). O evento é considerado um dos maiores do segmento em todo o mundo e prossegue até amanhã (17), em Macaé (RJ).

De acordo com Serrão, embora não seja possível dimensionar, pelo mapa, a área de produção da Petrobras, os dados confirmam que a estatal é a principal empresa exploradora da atividade, sendo os maiores blocos em sua área de concessão. É o caso do Roncador, que tem produção estimada em 303 mil barris por dia, segundo o Serviço Geológico.

O coordenador ressaltou, no entanto, que esses volumes tendem a aumentar nas próximas décadas, com a entrada em operação de empresas que atualmente fazem apenas atividades de pesquisa em campos da região. Hoje, cinco companhias produzem petróleo no litoral fluminense, entre elas, além da Petrobras, a Devon Energy e a Exxon. Já em fase de pesquisa há onze empresas. Entre as principais estão a OGX e a British Petroleum (BP).

Serrão também destacou que apenas cinco dos 92 municípios fluminenses não recebem recursos provenientes da exploração do combustível fóssil em forma de royalties. Todos eles estão localizados na região do Vale do Paraíba. Por outro lado, os que têm as maiores arrecadações são Macaé e Campos dos Goytacazes, no norte do estado, e Rio das Ostras, na Região dos Lagos.

Fonte: http://www.jb.com.br/

Produção de petróleo da Petrobras teve aumento de 0,6%



A produção de petróleo e gás da Petrobras no Brasil em maio foi de 2.361.080 barris de óleo equivalente por dia (boe/d), indicando aumento de 0,6% sobre os 2.345.989 barris produzidos em abril e de 0,4% na comparação com o mesmo mês de 2010. A produção de gás natural em maio foi de 56 bilhões 899 milhões de metros cúbicos, indicando um aumento de 7,8% em relação ao mesmo mês de 2010 e de 4,5% em relação a abril de 2011.

Em maio entraram em produção novos poços em quatro plataformas da Bacia de Campos (P-57, Jubarte; P-19, Marlim; P-48, Barracuda; e P-40, Marlim Sul). Esses poços compensaram a redução temporária da produção das plataformas que estiveram em manutenção durante o mês. Com isso, a produção exclusiva de petróleo da Companhia no Brasil em maio, que foi de 2.003.198 barris/dia, manteve-se nos mesmos níveis de abril.

Produção internacional

O volume de petróleo e gás natural dos campos situados nos países onde a Petrobras atua no exterior chegou a 225.238 boed em maio. A produção foi 2,5% superior ao registrado em abril de 2011, devido ao ganho na eficiência operacional no campo de Akpo, na Nigéria e uma maior demanda brasileira pelo gás boliviano.

Em relação ao mesmo mês do ano anterior (2010), o resultado teve redução de 8,9%, devido a questões operacionais na plataforma que opera no campo de Akpo e ao início do pagamento de imposto em petróleo no campo de Agbami, também na Nigéria.

A produção de gás natural no exterior foi de 15 milhões 898 mil metros cúbicos, indicando redução de 2% em relação à maio de 2010, devido ao pequeno declínio natural dos campos de gás na Argentina e à menor demanda pelo gás da Bolívia. Na comparação com abril de 2011 houve um aumento de 4,2%, reflexo da maior demanda pelo gás boliviano.

A produção média de petróleo e gás natural da Petrobras no Brasil e no exterior, em maio foi de 2.586.318 barris de óleo equivalente diários (boed). Esse resultado significou um aumento de 0,8% em relação ao volume total extraído em abril de 2011. Comparado com o mesmo período de 2010, este total teve ligeira redução (- 0,5%).

Fonte: http://www.jb.com.br/

Rodada de Negócios deve gerar cerca R$ 170 milhões



A Rodada Nacional de Negócios, promovida pela Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP) e Sebrae-RJ, na edição 2011 da Brasil Offshore deve gerar aproximadamente R$ 170 milhões em negócios para os próximos doze meses.


A avaliação foi feita pelas 19 empresas âncoras que participaram da Rodada realizada nos dias 15 e 16, em Macaé. Ao todo foram realizados 320 encontros entre as âncoras e 78 fornecedores do setor de petróleo e gás.


As empresas âncoras participantes foram: Aker Solutions, Chevron, El Paso, Global, Iesa Óleo e Gás, Petrobras – Bacia de Campos, Q&B Petróleo, Repsol, Saipem, SBM Offshore, Shell, SOG – Óleo e Gás, Superpesa, Technip, Transocean, Usiminas, UTC, V&M e Wellstream. Além da Petrobras e a Petronect que ofereceram a possibilidade de inscrição em seus cadastros.


Rodada Internacional


Durante a feira também foi realizada a terceira edição da rodada de negócios internacional promovida pela ONIP e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), o Projeto Oil Brazil. Participaram desta rodada sete companhias estrangeiras e 24 fornecedores nacionais. Os encontros tiveram como objetivo promover os produtos e serviços nacionais a empresas estrangeiras interessadas no setor de petróleo e gás brasileiro.

Fonte: http://www.portalnaval.com.br/