quinta-feira, julho 22, 2010

ET usaria espécie de Twitter, diz cientista


SÃO PAULO - Dupla de pesquisadores desenvolve tese de que, se a vida alienígena existir, ela estaria tentando se comunicar conosco por meio de uma espécie de Twitter galáctico.

Isso significa que a forma como nós buscamos seus sinais está errada – e que seria necessário reajustar equipamentos de detecção.
Há décadas a humanidade vem tentando encontrar evidências de vida inteligente no espaço; o Instituto SETI, na Califórnia, é um ícone e principal pesquisador da área. E é justamente desta famosa instituição que a dupla de pesquisadores vem discordando...
O astrofísico da Universidade da Califórnia Irvine, Gregory Benford, e seu irmão gêmeo James, que é físico, afirmam que os ETs estariam mais propensos a enviar mensagens curtas e direcionadas, o que significa que não adianta buscar por sinais contínuos, espalhados em todas as direções – como faz o SETI.
Em dois trabalhos ( aqui e aqui) na edição de junho da revista Astrobiology, eles examinam a perspectiva de uma civilização enviar sinais ao espaço do ponto de vista “econômico”.
Eles escrevem que, qualquer que seja a forma de vida, a evolução determina a economia de recursos – e transmitir custa caro, especialmente quando se trata de sinais enviados através de muitos anos-luz. Assumindo que uma civilização alienígena gostaria de otimizar custos e tornar sua comunicação mais eficiente, os Benfords propõem que estes sinais não seriam continuamente transmitidos em todas as direções, mas seria pulsados, direcionados e transmitidos em uma freqüência entre um e 10 gigahertz.
Essa abordagem, segundo eles, é similar ao Twitter. Esse conceito de mensagens curtas e direcionadas, chamados de "Benford beacons" pode significar que o SETI esteja focando no tipo errado de sinais e buscando nos lugares errados. A tese sugere que a organização ajuste seus receptores para maximizar sua habilidade de detectar outras transmissões.
Ao invés de apontar suas antenas para estrelas próximas, a organização deveria apontar para o centro da Via Láctea, aonde 90% das estrelas vivem em aglomerados. A maioria delas também é um bilhão de anos mais velha do que o Sol, o que sugere uma possibilidade maior de contato com uma civilização mais avançada.

Fonte: http://info.abril.com.br/

Na mão: Aspire 5738 3D da Acer deve chegar ao Brasil


A parte boa de visitar o estande da Acer na Eletrolar é encontrar o Aspire 5738, notebook gigante que terá uma versão capaz de exibir filmes em 3D. A parte ruim é ter informações imprecisas sobre seu lançamento no Brasil, no ano que vem. Como prêmio de consolação, também dá para ver os netbooks Aspire One, prontos para aterrissar no país em agosto.
Já com algumas versões disponíveis, o 5738 terá também um modelo 3D que usa óculos simples passivos e de plástico (aqueles mais levinhos e um pouco feiosos). As imagens são transformadas em 3D por software e não são muito convincentes, para falar a verdade. Depois da surpresa inicial do 2D virando 3D, elas ficam um pouco borradas e é preciso andar para trás e para frente até encontrar o ponto ideal para assistir. Isso deve irritar bastante os gamers que precisam manter-se colados ao teclado, pois é melhor assistir a tudo de longe.
De primeira, a impressão é que o notebook é adequado para ver filmes de longe, no máximo. Até porque as configurações não são para os games mais pesados. No modelo que vimos, o processador era um Core 2 Duo de 2 GHz e havia 4 GB de RAM. Não sabemos com certeza qual será a placa de vídeo, mas modelos lá fora apresentam a ATI Mobility Radeon HD 4570. Segundo Carlos Serafim, da Acer, ele deve chegar ao Brasil no início do ano que vem e ainda não tem preço definido.
Quanto aos Aspire One, chama a atenção o design diferente de alguns modelos, como esse quadriculado aí embaixo. Eles estão se preparando para chegar às lojas em 15 de agosto e têm a opção de Windows 7 e XP. Configurações variam entre 1 GB e 2 GB de RAM, 160 ou 250 GB de HD. A tela tem 10,1 polegadas. Os preços devem variar entre 998 e 1.098 reais.
Para quem quer mais, os Aspire Timeline X, com telas de 14 polegadas HD, Core i5 e i3 chegarão também à linha de produção e estão programados para o mês que vem, custando a partir de 2.500 reais.

Fonte: http://info.abril.com.br/

Usuários estão insatisfeitos com o Facebook


Índice da rede de relacionamentos é comparável com o das empresas de banda larga e companhias aéreas

SÃO PAULO - Uma pesquisa realizada pela Foresee Results nos Estados Unidos apontou insatisfação dos usuários em relação ao Facebook.
O relatório divulgado ontem atribuiu 64 pontos, de 100 possíveis, à rede social de Mark Zuckerberg.
Segundo a pesquisa, este é um dos índices mais baixos de satisfação, comparável aos números atribuídos às companhias aéreas e empresas de banda larga.
Para o presidente da Foresee Results, Larry Freed, a recente crise em relação às configurações de privacidade, as trocas de visual do site, e a alta exposição de publicidade foram responsáveis pela nota baixa.
Por outro lado, o Google recebeu 80 pontos (sete a menos do que na edição anterior), Wikipedia ficou com 77, Yahoo com 76, e YouTube com 76. O Facebook também ficou abaixo de sites de notícias, como FoxNews e CNN.com, com 82 e 73 pontos cada, respectivamente. O Facebook somente ficou à frente do MySpace, que obteve 63 pontos.
Apesar do aparente descontentamento, os usuários do Facebook não dão sinais de abandonar o site. O serviço tem apresentado crescimento constante e deve confirmar a marca de 500 milhões de usuários em breve.

Fonte: http://info.abril.com.br/

Player de DVD para carros da Multilaser embarca GPS


Players de DVD para carro que comandam GPS são legais, mas melhores ainda são os que já têm um GPS interno. A Multilaser está mostrando seu Mirage DVD Player, com lançamento previsto para setembro.

Como a Multilaser já tem uma linha de GPS, não ficou difícil colocar os mapas dentro do player. Ele é fácil de mexer pois a tela tem suficientes 4,3 polegadas e pode ser ajustada conforme a iluminação, para evitar que uma luz bata direto no display. Internamente, rola 1 GB de memória para o mapa, mas dá para rodar vídeos e músicas do pen drive, pela entrada USB. Os menus até que são bonitos e em português.
O preço sugerido do aparelho é de 899 reais. Um rádio mais barato para carros, mas sem entrada para CD, será lançado também por 99 reais.

Fonte: http://info.abril.com.br

BP usa photoshop em fotos de vazamento


A British Petroleum admitiu ter alterado imagens de seu centro de controle de vazamento no Golfo do México.

A denúncia foi feita pelo blog AmericaBlog e confirmada pelo Washington Post e pela BBC.
A imagem que ficou o fim de semana todo online mostrava os trabalhadores em frente a grandes telas com as imagens subaquáticas do poço danificado.
No entanto, conforme o post no American Blog mostrou, havia diversos sinais claros e primários de que as imagens foram alteradas (veja ela em alta aqui ). Margens brancas, recortes mal feitos e luzes estranhas deixavam claro que a foto mostrando o sistema de monitoramento subaquático havia sido alterada
Após a denúncia, a foto foi substituída pelo o que a BP alega ser a original: uma que mostra alguns dos televisores em branco. Vale ressaltar que, após a explosão da plataforma Deepwater Horizon, em 20 de abril, a BP vinha lutando para conter o vazamento. Na semana passada, pela primeira vez, a empresa anunciou que conseguiu colocar um sino provisório de contenção – o que fez com que o óleo parasse de jorrar.
Ao WP, o porta-voz da BP Scott Dean disse que as telas estavam em branco na imagem original e que o programa Photoshop foi usado para inserir imagens. Em um e-mail, Dean escreveu que “Não há nada sinistro na alteração das fotos (…) o fotógrafo a serviço da empresa inseriu três imagens em pontos nos quais as telas de vídeo estavam brancas”.
A empresa afirmou ainda que normalmente usa apenas Photoshop para correção de cor e corte e que, neste caso, imagens foram colocadas em telas que não estavam mostrando vídeos no momento. A justificativa seria a de que sempre há um ou dois veículos de observação subaquática que estão na superfície para algum tipo de manutenção – o que os impediria de enviar imagens.
A imagem foi substituída no site da BP pela original, mas John Aravosis, no blog AmericanBlog, levantou mais algumas suspeitas। Primeiro, ele questiona se um fotógrafo profissional faria um trabalho tão mal-acabado lidando com o Photoshop. O segundo ponto é que, nos meta dados da foto, a data está marcada como 6 de março de 2001 (fato comprovado pela INFO, como visto na imagem abaixo. Aliás, fomos checar e este modelo de câmera usado na foto foi lançado em 2007).