quinta-feira, outubro 13, 2011

Últimos dias para inscrição online VI SPEtro


As inscrições online para os minicursos terminam essa semana. A partir do dia 17 as inscrições para os minicursos só poderão ser feitas na UFRJ-Fundão-CT.


As inscrições para as palestras continuarão online.


www.petroleo.ufrj.br/spetro

Fonte: http://www.qgdopetroleo.com/

Porto do Rio Grande recebe casco da P-58


O Porto do Rio Grande recebeu o Navio MT Welsh Venture, que será transformado no casco da plataforma P-58. Foram dez horas de operação até o navio atracar no cais do Porto Novo, no canteiro da Queiroz Galvão. Esta é a segunda plataforma a ser construída na cidade.

A operação iniciou às 4h com a chegada dos práticos a bordo do navio. Às 7h10min, o navio estava localizado na entrada do canal de acesso ao porto, em frente aos Molhes da Barra. Às 11h45min, o navio foi fundeado na chamada área Eco, próximo ao terminal da Braskem. A operação recomeçou por volta das 14h30min. A atracação só ocorreu às 16h15min. Durante este período, a entrada e saída de navios no Porto do Rio Grande esteve suspensa, mas operações de carga e descarga foram realizadas normalmente. Devido ao tamanho da embarcação, foi necessária a realização de uma manobra especial para entrada no porto, supervisionada pela Capitania dos Portos.

De acordo com o Superintendente do Porto do Rio Grande, Dirceu Lopes, a importância da P-58 é a tradução da política naval no Brasil, onde a cidade do Rio Grande colhe frutos. “Nós tivemos uma operação bastante tranquila. Agora temos aqui a tradução em geração de emprego e renda de uma política acertada de Lula e continuada por Dilma. Nós temos um grande período pela frente de crescimento. Essa foi uma das três plataformas que entrarão em seis meses aqui na cidade do Rio Grande”, destacou.

Segundo o superintendente, a chegada da P-58 representa a consolidação do pólo naval gaúcho. “O que nós estamos presenciando aqui na planta da Quip e ali no Dique Seco são a implantação e a consolidação do pólo naval no RS. Nós colhemos os frutos que o governo brasileiro plantou ao acertar em trazer para cá aquilo que era feito lá fora. Agora é aproveitar esse momento de desenvolvimento sócio-econômico”, lembrou.

Conforme Lopes, a P-58 vai trazer mais empregos para a cidade. “Nós já estamos vivenciando isso, pois a cidade está com quase pleno emprego. Mas nós vamos precisar cada vez mais qualificar a mão-de-obra. A sociedade como um todo deve usufruir desse grande desenvolvimento que passa o Brasil e nós temos que preparar a cidade para isso. Aqui, sem dúvida nenhuma, terá um reflexo muito grande na qualidade de vida de toda a nossa população”, finalizou.

A plataforma P-58 é uma unidade flutuante do tipo FPSO que produz, processa, armazena e escoa petróleo, com capacidade de produção de 180 mil barris de óleo/dia, de compressão de 6 milhões de metros cúbicos de gás/dia, de injeção de água de 350 mil barris/dia e de acomodações para 110 pessoas. O término dos serviços em Rio Grande e a saída do Porto Novo estão previstos para junho de 2013. No total, o investimento na construção da P-58 está orçado em 1,34 bilhões de dólares.

Fonte: http://www.revistafator.com.br/

OSX lança vídeo da chegada do FPSO- OSX1


OSX, empresa do Grupo EBX que atua no setor de construção naval, fretamento e serviços para a indústria offshore, está com novo vídeo institucional na internet. Inserido no canal do Grupo EBX no Youtube [http://www.youtube.com/grupoebx#p/u/2/XIl6wdPqoSE] , o filme tem duração de 41 segundos e mostra a chegada do primeiro FPSO (unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência de óleo) da companhia, o OSX-1. A unidade saiu de Cingapura em agosto e viajou durante 45 dias até aportar no Rio de Janeiro.

Com 271,75 metros de comprimento e capacidade de armazenamento de até 900 mil barris de petróleo, o FPSO OSX-1 será afretado pela OGX por 20 anos. A unidade dará início ao processo de produção do primeiro óleo da companhia ainda este ano na acumulação de Waimea, na Bacia de Campos.

Recentemente a OSX também lançou o hotsite para que os internautas pudessem acompanhar a vinda do FPSO-OSX 1. Entre outras ações, a ferramenta permite um tour virtual pela estrutura da unidade.

Fonte: http://www.revistafator.com.br/