domingo, maio 13, 2012

Câmera de plataforma da Petrobras grava criatura ‘estranha’ nos EUA

Ser marinho é, na verdade, rara medusa que vive em águas profundas.
Pesquisador da USP diz que invertebrado necessita de locais frios.
Câmera de equipamento que estava em uma plataforma de exploração de petróleo no Golfo do México, nos Estados Unidos, captou no último dia 25 de abril a imagem de um ser marinho que é, no mínimo, estranho e tem chamado a atenção de internautas.
A gravação mostra a “criatura” invertebrada se locomovendo calmamente, lembrando até um lençol de cama, a 2.500 metros de profundidade.
O vídeo já recebeu mais 1,4 milhão de cliques no YouTube e foi feito no campo de Cascade, próximo ao estado norte-americano da Louisiana, onde a estatal mantém uma sonda de exploração de petróleo. É possível ver a logomarca da empresa no canto esquerdo do vídeo.
Um equipamento submarino registrou o vídeo e é do mesmo tipo utilizado em 2010 para verificar o vazamento de óleo proveniente de uma explosão da plataforma Deepwater Horizon, da BP, na mesma região. A empresa foi procurada pelo G1, mas ainda não se manifestou sobre o vídeo.
Segundo Álvaro Migotto, vice-diretor do Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo (USP), que fica em São Sebastião (SP), não se trata de algo de outro mundo, mas sim de um exemplar de medusa do gênero Deepstaria.
Segundo ele, o animal marinho vive em águas profundas e é raro de ser encontrado. “Existem duas espécies descritas desse gênero e este exemplar pode ser uma delas. Tem a medusa Deepstaria enigmatica, encontrada pela primeira vez em 1967 na costa Oeste dos Estados Unidos, e a D. reticulum, descrita em 1988. Elas são bem parecidas e é difícil distinguir”, explica.
Sites especializados afirmam que o animal é uma medusa D. enigmatica. De acordo com o Instituto Smithsonian, dos Estados Unidos, existe o registro de encontro de ao menos três espécimes desta medusa em regiões próximas da Antártica.
“Por ter sido encontrada em águas profundas, é muito provável que este invertebrado necessite viver em águas frias”, disse Migotto.

Programa de Trainee EBX 2012

O Grupo EBX abriu inscrições para o primeiro programa de trainee da empresa. Serão oferecidas 6 vagas, uma para a EBX Holding e para cada companhia de capital aberto – OGX (petróleo), MPX (energia), LLX (logística), MMX (mineração) e OSX (indústria naval offshore). As oportunidades são para 17 cursos de engenharia de todo o país: engenharia eletrotécnica, elétrica, industrial elétrica, de controle e automação, eletrônica, mecatrônica, civil, de produção, industrial, industrial mecânica, mecânica, de minas, de petróleo, geológica, industrial química, química e naval. Os interessados devem ter a graduação concluída entre julho de 2010 e julho de 2012, conhecimento avançado em inglês, domínio do pacote Office e disponibilidade para viagens. O espanhol é desejável. O processo seletivo será composto por cinco etapas - inscrições - testes online (inglês e raciocínio lógico) - laboratório de competências (dinâmica de grupo) - teste oral de inglês e - assessment center (painel e entrevista com gestor e RH). O Grupo EBX oferece remuneração fixa e benefícios compatíveis com o mercado, além de remuneração variável. As inscrições serão online e deverão ser feitas pelo site www.ebx.com.br até 24 de maio. Os trainees selecionados iniciarão o trabalho em agosto deste ano e passarão por um programa de desenvolvimento pelo período de 18 meses com o objetivo desenvolver e capacitar novos talentos para trabalhar no Grupo EBX. Inscrições abertas!

Fonte:Blog QG do Petróleo