Sistema faz boot em 13 segundos e deixa o micro pronto para navegar na web
Se a maioria dos netbooks tem quase as mesmas características de configuração e desempenho, pelo menos o Lenovo S10-2 traz um diferencial interessante: o recurso de inicialização rápida. A máquina carrega um sistema competente e ultraleve em 13 segundos. É o suficiente para navegar na web, reproduzir arquivos de som ou fazer chamadas usando o Skype. O preço é mais um atrativo: 1.199 reais.
Se o rosinha das fotos acima não faz o seu estilo, também dá para comprar o modelo nas cores preta, branca e cinza. O minilaptop possui tela de 10,1 polegadas, com resolução máxima de 1.024 por 600 pixels. Seu ponto fraco é o LCD brilhante. Isso é ruim porque os reflexos incomodam bastante, sendo que na maior parte do tempo o netbook fica apoiado no seu colo, e não sobre a mesa.
No quesito usabilidade, o produto traz um teclado parcialmente no padrão ABNT2. Isso porque os caracteres como ponto de interrogação e barra são ativados apenas por meio de atalhos. No mais, as teclas estão todas em seus devidos lugares para nós, brasileiros. Elas também são espaçosas e proporcionam uma digitação confortável, na medida do possível para um netbook.
Desempenho na média
Só para não quebrar a rotina, a configuração do Lenovo S10-2 é aquela que já cansamos de escrever por aqui: processador Intel Atom N270, de 1,6 GHz, 1 GB de memória RAM e 160 GB no disco rígido. Tudo isso rodando com Windows XP Home Edition de 32 bits. A controladora gráfica desse modelo é uma Intel GMA 950, com 64 MB de memória compartilhada.
Nos testes do INFOLAB, o netbook não obteve resultados melhores do que o esperado. No Sandra Lite XII, anotou 3.605 MOPS em cálculos aritméticos. No 3DMark06, sequer conseguiu executar o benchmark. Já para converter um arquivo WMV de 81 MB para MP4, em 320 por 240 pixels, o minilaptop mandou bem e levou 262 segundos.
Fonte: http://info.abril.com.br/