quinta-feira, novembro 18, 2010

Petrobras fará mais 5 furos no pré-sal de Santos este ano


A petrolífera brasileira Petrobras vai realizar mais cinco perfurações na área do pré-sal na Bacia de Santos ainda este ano, segundo publica hoje o jornal O Globo.
Ao todo serão 16 perfurações em 2010 e o ritmo deverá ser ainda maior no ano que vem, anunciou o diretor financeiro da Petrobras, Almir Barbassa.

A petrolífera deverá receber até dezembro duas sondas que se juntarão às oito já em operação.

O teste de longa duração do poço de Guará deverá ser finalizado ainda durante o mês de novembro. Já em Tupi Nordeste, este teste de avaliação da produção ocorrerá no primeiro trimestre de 2011.

Na Bacia de Campos, ao largo do Rio de Janeiro, a Petrobras ainda se prepara para a entrada em operação da plataforma P-57, no Campo de Jubarte, que terá capacidade de produção de 180 mil barris por dia de petróleo.

Neste ano, a produção da P-57 deverá ser de 15 mil barris diários e o seu pico será alcançado no segundo semestre de 2011, informou a empresa.
A produção da estatal aumentou dois por cento nos primeiros nove meses de 2010 em relação a 2009, isto é, de 1,963 milhões de barris de petróleo por dia para 1,995 milhões de barris.

O lucro da Petrobras no terceiro trimestre foi de 8,5 mil milhões de reais (3,6 mil milhões de euros).

A Petrobras divulgou ainda na noite de terça-feira, num comunicado, a descoberta de óleo leve ao sul da Bacia de Santos.

O poço encontrado está localizado a cerca de 280 quilómetros da costa do estado de São Paulo a 400 metros de profundidade.

Os reservatórios já perfurados encontram-se a 2200 metros de profundidade.

Diário Digital/Lusa

Petrobras encontra óleo leve em poço na Bacia de Santos


Poço está localizado a cerca de 280 quilômetros da costa do estado de São Paulo
Em comunicado à imprensa, a Petrobras anunciou ontem que comprovou a presença de óleo leve em um poço ao sul da Bacia de Santos, em reservatórios arenosos, semelhantes àqueles encontrados na área das acumulações de Tiro e Sidon. A Petrobras detém 80% de participação no poço, após negociação de direitos de 20% para a empresa Karoon Petróleo & Gás S.A.

Essa cessão de direitos encontra-se sob análise da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), informa a Petrobras. De acordo com o comunicado, o poço está localizado a cerca de 280 quilômetros da costa do estado de São Paulo, em profundidade d’água de 400 metros. Os reservatórios perfurados se encontram a 2.200 metros de profundidade

Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/

Encontro anual do Prominp discutirá novos rumos do setor de petróleo e gás


O Prominp (Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural) realizará o seu 7º Encontro Nacional, de 17 a 19 deste mês, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre. O evento contará com a presença do ministro de Minas e Energia, Marcio Zimmermann, entre outras autoridades.

Na sessão de abertura, as palestras abordarão as “Perspectivas para o setor de Petróleo e Gás e Oportunidades para a Indústria Nacional” e a “Política de desenvolvimento produtivo”. No segundo dia, além de o Prominp apresentar um balanço de suas atividades em 2010, estarão em pauta temas como a “Visão da indústria sobre a competitividade da cadeia produtiva de óleo e gás” e o “Diagnóstico das necessidades de adequação do parque supridor nacional”.

Além disso, os participantes vão debater questões como “Emprego e qualificação profissional”, “Adequação do parque supridor nacional – Tecnologia e infraestrutura fabril”, “Fatores exógenos da competitividade da cadeia de suprimentos de bens e serviços” e “Meio Ambiente”. A programação do 7º Encontro inclui, ainda, visitas dos participantes ao Polo Naval do Rio Grande, à Refinaria Alberto Pasqualini (Refap) e ao Polo Industrial Metal Mecânico de Caxias do Sul.

Os encontros anuais do Prominp com entidades parceiras visam apresentar o balanço das atividades no ano e discutir as perspectivas para o setor de petróleo e gás. Os eventos anteriores foram realizados em Angra dos Reis/RJ (2003), Vitória/ES (2004), Salvador/BA (2005), São Paulo/SP (2006), Brasília/DF (2007) e Recife/PE (2009).

Fonte: http://www.jornalagora.com.br/