sexta-feira, dezembro 31, 2010

MAGNETOMETRIA


A investigação do magnetismo terrestre mostrou que existiam anomalias só explicáveis pelo efeito das rochas. Entre estas anomalias estava o desvio do norte das bússolas, o qual desde os tempos antigos atrapalhava os viajantes. A presença de jazidas metálicas logo foi identificada como causadora de tais anomalias. Assim, a Magnetometria começou a ser utilizada na pesquisa de jazidas minerais.
Entretanto, a difusão do método mostrou que não só as jazidas metálicas influenciavam nas medições. As rochas magmáticas e as sedimentares davam respostas distintas nas medições magnetométricas. Aquelas se mostravam naturalmente magnéticas, enquanto as sedimentares não.
Esta diferença permitiu o uso do método para distinguir as bacias sedimentares profundas das áreas de embasamento cristalino raso. A tentativa de determinação da profundidade do embasamento magnético, nas bacias sedimentares, tornou-se então um dos usos importantes para a ferramenta.
O uso da Magnetometria na Geologia de Petróleo foi feito, pioneiramente, por companhias européias, primeiro em seus próprios paises e depois no restante do mundo. Nos Estados Unidos, a
Magnetometria só foi utilizada a partir de 1924, sem muito sucesso. O grande impulso só foi dado com a Segunda Guerra Mundial, quando a marinha americana desenvolveu o aeromagnetômetro com o propósito de localizar, pelo ar, equipamentos de guerra dos inimigos. O aeromagnetômetro foi o grande impulso para a difusão do método na exploração para petróleo, principalmente devido ao baixo custo dos levantamentos e à possibilidade de uso em áreas de difícil acesso.

Fonte: http://www.braintecnologia.com.br/