segunda-feira, setembro 13, 2010

Votação do último projeto do pré-sal deve ocorrer só em novembro, prevê Vaccarezza


O líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), disse ontem (1º) que a votação do último projeto de lei que trata da exploração da camada do pré-sal deverá ocorrer no mês de novembro.

O projeto cria o fundo social, estabelece o sistema de partilha na exploração do petróleo e trata da distribuição dos royalties.
A proposta está trancando a pauta de votações da Câmara e, com isso, impede a apreciação de outras proposições antes dela. Mas como a Câmara está em recesso branco, por causa do período pré-eleitoral, a Casa não tem feito sessões de votação.
Em relação as três medidas provisórias (MP) que perdem a eficácia no mês de setembro sem serem votadas, Vaccarezza disse que partes dessas MPs poderão ser incluídas como emendas a outras MPs a serem votadas pela Câmara. Segundo ele, o que não der para ser incluído em outra MP, o governo poderá enviar a matéria à Câmara como projeto de lei ou editar nova medida provisória parecida com a que não foi votada.

Fonte: http://www.portalnaval.com.br/

EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO EXIGE ESTUDO DE SÍSMICA


O ano de 2010 será promissor para a atividade exploratória no Brasil, tanto em ritmo de trabalho como em relação a novas descobertas. A estimativa é e que mais de 200 novos poços sejam perfurados na Bacia Sedimentar brasileira, com um investimento da ordem de US$ 5 bilhões na pesquisa para a descoberta de novos reservatórios e na confirmação da comercialidade das descobertas feitas anteriormente.
A busca de conhecimento das bacias sedimentares brasileiras garantirá também o retorno da atividade em áreas sem exploração há um bom tempo. A programação das petroleiras prevê a realização de levantamentos sísmicos terrestres na Bacia do São Francisco, em curso no momento, e na Bacia do Paraná, área sedimentar que se estende pelos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A sísmica analisa tremores causados por fatores que não são naturais e as suas consequências. Um exemplo é a perfuração de poços de petróleo que causam pequenos abalos sísmicos.
“A sísmica é o principal método para a descoberta dos reservatórios de hidrocarbonetos, pois é o melhor indicador das estruturas onde o óleo e o gás possam estar armazenados”

Para a prospecção do petróleo, é fundamental a presença de alguém que entenda do assunto. O petróleo fica nos poros de uma rocha e para retirá-lo, injeta-se água e a pressão estoura a pedra. Uma das funções do especialista em sísmica é colocar um senso para se monitorar onde ocorreu o maior número de fraturas. Provavelmente é ali onde o petróleo será retirado mais facilmente.
Segundo o geólogo e secretário-executivo da Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás Natural (ABPIP), Paulo Guimarães, a sísmica é estudo vital na exploração de petróleo. “A sísmica é o principal método para a descoberta dos reservatórios de hidrocarbonetos, pois é o melhor indicador das estruturas onde o óleo e o gás possam estar armazenados. Dessa forma, ela concentra a maior parte dos investimentos em exploração”, afirmou em entrevista a Nicomex Notícias.
De acordo com o geólogo, no Brasil, um dos centros de referência em estudos sísmicos no setor de petróleo, é o Centro de Pesquisas da Petrobras (Cempes), que conta com quase 2.000 empregados e 137 laboratórios que atendem aos órgãos da Companhia. “Além do Cempes, a Petrobras desenvolve, já a cerca de quatro décadas, um forte intercâmbio com as Universidades brasileiras, especialmente em sísmica. Isso possibilitou a vinda dos maiores especialistas mundiais, a formação de centenas de mestres e doutores e uma enorme produção científica de nível internacional”.

Fonte: http://www.nicomexnoticias.com.br/

Itapemirim poderá ganhar porto e estaleiro

Além de Anchieta, outros municípios do Sul do Estado do Espírito Santo estão despertando o interesse de grupos que pretendem investir em novos negócios, principalmente em projetos voltados para o segmento de petróleo e gás. Itapemirim é um deles e se prepara para receber grupos que querem investir em um porto para receber pequenas embarcações que prestam serviço para plataformas de petróleo, além de um estaleiro para reparos de embarcações de pequeno porte.
Sem informar quais são os grupos que já preparam os estudos técnicos, o chefe de gabinete da Prefeitura de Itapemirim, Flávio Fernandes disse que, na fase de implantação dos empreendimentos, pelo menos 1,5 mil empregos diretos poderão ser criados no município.
Na fase de operação do porto e do estaleiro para reparos navais, pelo menos 600 vagas diretas de trabalho serão criadas. Fernandes informou que um dos grupos já avalia a área para o porto – em Itaipava, onde já existe um cais para apoio a embarcações de pesca. “Itapemirim está a 70 km do Parque das Baleias, onde já há produção no pré-sal, inclusive. É ideal para a instalação de um porto de apoio às embarcações que abastecem as plataformas”, ressaltou Fernandes.
Em relação aos grupos que pretendem investir no município, Fernandes disse apenas que um deles é da Bahia e outro de Portugal.

Fonte: http://www.portalnaval.com.br/