terça-feira, maio 11, 2010

Android passa iPhone em duelo de smarphones


Celulares inteligentes com o sistema operacional Android, do Google, registraram parcela de 28% das vendas unitárias nos EUA nos três primeiros meses do ano, ficando atrás só dos BlackBerrys, com 36% do mercado

SAN FRANCISCO, Estados Unidos - O Google superou a Apple e tornou-se a segundo mais popular provedor de software para smartphones dos Estados Unidos no primeiro trimestre, no mais recente sinal da crescente competição no mercado que atravessa rápido crescimento.

Celulares inteligentes com o sistema operacional Android, do Google, registraram parcela de 28 por cento das vendas unitárias desses aparelhos nos EUA nos três primeiros meses do ano, segundo a empresa de pesquisa NPD Group. Celulares equipados com a plataforma do Google só ficaram atrás dos BlackBerrys, que ficou com 36 por cento do mercado.

No mês passado, a Hewlett-Packard anunciou a compra da Palm por 1,2 bilhão de dólares. A empresa vende dois modelos de smartphones baseados no sistema operacional WebOS. Enquanto isso, a Microsoft revelou um par de celulares inteligentes no mês passado e recentemente lançou versão atualizada de seu sistema operacional para dispositivos móveis.

A Apple afirma que vendeu mais de 51 milhões de iPhones desde o lançamento do aparelho em 2007 e a companhia diz que há mais de 200 mil aplicativos disponíveis para seu celular.

No primeiro trimestre, a plataforma iPhone caiu para o terceiro lugar nos EUA, enquanto sua participação de mercado ficou estável em 21 por cento trimestre a trimestre.

Diferente da Apple, o Google oferece o Android para outros fabricantes de celulares. Em abril, o Google divulgou que uma dezena de fabricantes atualmente oferecem 34 aparelhos diferentes equipados com seu sistema operacional.

Apesar do Android ganhar força, o Google tem tido menos sorte com o seu celular Nexus One, aparelho baseado no Android que foi projetado em parceria com a HTC. O Google vende o aparelho diretamente aos usuários por meio de seu site.

Em relatório divulgado este ano, a empresa de pesquisa de mercado Flurry estimou que o Google vendeu cerca de 135 mil Nexus One nos primeiros 74 dias do aparelho no mercado ante 1 milhão de iPhones que a Apple vendeu no mesmo número de dias após o lançamento do celular em 2007.



Fonte: http://info.abril.com.br/

Falha zera número de seguidores do Twitter



SÃO PAULO - Uma falha no Twitter fez com que desaparecesse o número de seguidores e de internautas seguidos pelo usuário.
Quando o internauta acessava o microblog apareciaq “0” nos campos “following” e “followers".
O Twitter informou que o erro se devia ao fato da empresa estar reparando um bug no microblog.
"Foi identificado e reparado um bug que permitia a um usuário ´forçar´ os outros usuários a segui-los. Agora estamos trabalhando para reverter todo o problema causado pelo bug. O número de seguidores / seguidos está zerado, temos consciência, e isso também deve ser resolvido em breve", afirmou oficialmente.
Por volta das 15h, o site voltou ao normal, com o retorno dos números referentes seguidores e seguidos.




Proteína pode ser segredo da longevidade


SÃO PAULO – Pesquisadores descobrem que o nível de uma única proteína controla quanto tempo alguns vermes viverão – o que abre caminho para estudos em humanos.


A pesquisa foi feita por Aimee Palmitessa e Jeffrey L. Benovic, da Universidade Thomas Jefferson.

Eles deletaram o único gene responsável pela produção de determinada proteína (arrestin) nos vermes C. elegans e descobriram que ele vivia muito mais. Os animais que nasceram sem esta proteína tiveram um terço a mais de vida do que o normal, enquanto vermes com o triplo dela viveram um terço a menos.

O estudo mostrou que essa proteína também interage com diversas outras que controlam a longevidade. A versão humana de uma delas é a PTEN – um conhecido supressor de tumores.

Os vermes foram escolhidos justamente porque muitas de duas proteínas têm equivalentes em humanos. Além disso, eles constituem um sistema muito simples para estudar a função dos genes que são relevantes para o homem.

Os resultados do estudo sugerem que as mesmas interações observadas nos vermes podem acontecer em mamíferos – apesar de que ainda são necessários estudos para determinar exatamente como elas agiriam em humanos.

O trabalho foi publicado no Journal of Biological Chemistry.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Achado no Brasil fóssil de 238 mi anos


SÃO PAULO - Pesquisadores encontraram no Rio Grande do Sul um fóssil quase completo de super-predador que viveu há 238 milhões de anos.


O tecodonte prestosuchus chiniquensis possuía aproximadamente sete metros de comprimento, pesava 900 quilos e pertence ao grupo considerado ancestral dos dinossauros e aves.
A descoberta é importante pois trata-se do maior e mais bem conservado esqueleto já encontrado. Com o fóssil recuperado no município de Dona Francisca, a cerca de 260 quilômetros de Porto Alegre, será possível confirmar se diversas outras partes já achadas pertencem a indivíduos desta espécie.

Sérgio Cabreira, da ULBRA (Universidade Luterana do Brasil) Canoas, e Lúcio Roberto da Silva, da ULBRA Cachoeira, encontraram o fóssil há cerca de um mês, graças às chuvas que expuseram parte do material. Ele foi apresentado hoje á imprensa.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Internauta poderá ver Copa ao vivo na web


A seleção brasileira estreia contra a Coreia do Norte, dias 15, às 15h30 (horário de Brasília)

SÃO PAULO - Todo ano de Copa do Mundo é a mesma coisa: muitos jogos bons para assistir, não só da seleção brasileira, e, devido ao horário das partidas, em regra, voltado para o continente europeu, muita dificuldade dos amantes do futebol para poder acompanhar.

Normalmente, as companhias tentam ajudar os seus funcionários, possibilitando que os seus empregados assistam aos jogos no próprio local de trabalho. Mesmo assim, essa opção é restrita apenas aos jogos do Brasil.

Outra estratégia é liberar o funcionário mais cedo, ou deixá-lo entrar mais tarde, mas a distância entre casa e trabalho faz com que os loucos por futebol sofram um bocado. Muitos acabam perdendo boa parte do espetáculo.

Mas há uma terceira opção: assistir aos jogos da Copa de 2010 no próprio computador. Isso mesmo! A TV Globo irá transmitir as partidas, ao vivo, também pela internet.

A exemplo do que aconteceu na última Copa das Confederações e vem ocorrendo na Uefa Champions League, maior competições de clubes do mundo, o internauta brasileiro poderá acompanhar os jogos ao vivo da seleção brasileira – bem como de outras equipes do Mundial – no site GloboEsporte.com.

A emissora carioca, dona dos direitos de transmissão do evento esportivo no país, é a única que passará os jogos na web no Brasil.

De acordo a Fifa, entidade máxima do futebol, os direitos de transmissão das partidas são comercializados juntamente com os direitos de televisão (no Brasil, a Globo transmite por meio de seu canal na tv aberta e também no Sportv, canal fechado, especializado em programação esportiva).

A Globo, como de costume, a cada Copa, vendeu parte dos direitos para outras redes, que poderão passar o Mundial, casos da TV Bandeirantes (canal aberto) e das fechadas ESPN Brasil e Bandsports (empresa do grupo da Band).

“Aproximadamente 60% dos mercados em todo o mundo têm os direitos de transmissão via internet incluídos no seu pacote. Os demais ficam apenas com a transmissão pela tv”, diz a FIFA.

Recentemente, o diretor de tecnologia da emissora, Fernando Bittencourt, destacou que 2010 é o ano do HD.

"Boa parte dos jogos será de manhã ou de tarde. Acreditamos que a audiência deve crescer muito na internet, com o desenvolvimento da banda larga, e na tv móvel", disse o executivo.

Além da transmissão pela web, a TV Globo revelou no último dia 5 que irá exibir os jogos em 3D, em 25 salas de cinema da Rede Cinemark, fruto de parceria com a entidade maior do futebol.

Horário dos jogos

Na primeira fase do Mundial, a seleção brasileira joga contra Coreia do Norte e Costa do Marfim, dias 15 e 20 de junho, no horário das 15h30 (horário de Brasília, e fecha a sua participação na etapa de classificação jogando contra Portugal, em 25/6, às 11h.

Além desses dois horários, haverá jogos dessa fase inicial às 8h30, como a segunda partida da Argentina, do astro Lionel Messi, contra a Coreia do Sul, no dia 17/6.

A etapa decisiva de mata-mata da Copa do Mundo da África do Sul reserva jogos apenas às 11h e 15h30. Em se classificando – e essa é a torcida dos brasileiros –, a seleção do técnico Dunga jogará no horário da tarde.

No site da Fifa já está disponível o calendário de jogos da Copa, com datas e horários das partidas. O Mundial da África do Sul começa no dia 11 de junho, com o jogo entre a seleção local e o México, às 11h.




Fonte: http://info.abril.com.br/