segunda-feira, maio 04, 2009

Dispositivo eletrônico traduz ruídos feitos pelos golfinhos


Um dispositivo de comunicação que converte em palavras os ruídos feitos pelos golfinhos está sendo desenvolvido por dois cientistas e promete traduzir o que os animais querem dizer.

O cimascópio, criação do engenheiro de acústica da Inglaterra, John Stuart Reid, e do pesquisador em golfinhos, o americano Jack Kassewitz, funciona como um tradutor de "golfinhês".
O aparelho permite que as vocalizações dos golfinhos vibrem numa pequena piscina com água, que transforma as ondas emitidas para através de um software.
O programa apresenta gráficos na tela de um computador que traduzem, então, o que os golfinhos querem dizer. O aparelho tem capacidade de captar faixas vocais que o ouvido humano não escuta.


Software alemão identifica adolescentes com tendências homicidas

Um psicólogo alemão, especialista em casos de adolescentes que cometeram massacres em escolas, desenvolveu um software para a identificação preventiva de jovens com tendências homicidas.
O programa criado por Jens Hoffmann, da Universidade Técnica de Darmstadt, já é usado em diversos colégios alemães e, segundo ele, permite detectar jovens potencialmente violentos de acordo com 32 fatores típicos de risco.
"Um crime tão grave é sempre o final de um longo caminho que começa com humilhações, rupturas sociais e experiências de perda. Com frequência, ainda ocorrem conflitos no colégio", explica Hoffmann em entrevista no número de maio da edição alemã da Reader's Digest antecipado hoje.
O especialista, que analisou 30 casos semelhantes no mundo todo, comenta que alguns sinais do possível perigo são "uma mudança no aspecto físico, simpatias abertas por outros jovens protagonistas de massacres em conversas com amigos ou comentários em fóruns de internet".
O fator que leva alguém a cometer um crime dessa envergadura - como Tim Kretschmer, que matou 15 pessoas em um colégio de Winnenden e um centro comercial de Weidlingen antes de se suicidar -, "pode ser algo considerado menor, como problemas amorosos", afirma.

Fonte: www.terra.com.br

Novo buscador pode organizar informações na internet

Um novo sistema de buscas e respostas, exibido na última semana na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, promete provocar uma revolução na internet. A criação será apresentada neste mês com o lançamento do software de busca batizado de Wolfram Alfa. As informações são do site The Independent.
Especialistas que tiveram acesso ao programa consideram que, pela nova forma de gestão dos conteúdos da internet que ele coordena -, ele represente o primeiro grande passo a ser dado em direção ao que é classificado como o 'Santo Graal' virtual - uma alojamento de informação global que compreende e responde em linguagem comum.
De acordo com Nova Spivack, um expert em computadores e em assunto da web, o Wolfram Alpha pode ser tão importante quanto o Google. "É realmente impressionante e significativo. Na verdade, pode ser algo tão importante para a web quanto é o Google, mas para uma finalidade diferente", explica.
Para Tom Simpson, autor do blog Convergenceofeverything.com, trata-se, provavelmente, "de um novo paradigma para a utilização de computadores e da internet, num momento em que a inteligência artificial segue em direção a uma auto-organização de conteúdo", disse ele.
O Wolfram Alpha não vai simplesmente dar uma resposta a uma pergunta lançada como "Qual é a altura do Monte Everest?". Ele pretende apresentar uma página de informações relacionadas e organizadas sobre o tema questionado, abastecida com dados como localização geográfica, cidades próximas, outras montanhas altas, além de gráficos e tabelas ligados ao assunto.
Outra inovações proposta pelo Wolfram será a sua capacidade de relacionar o tema pesquisado a outros dados curiosos, explica o inventor do sistema, o britânico Stephen Wolfram. Sem que seja solicitado diretamente, o programa poderá apresentar resultados com alturas de comparação, como, hipoteticamente, qual a altura da ponte Golden Gate, na Califórnia, em comparação ao Monte Everest.
Ou, ao perguntar sobre o que ocorria em Londres, na Inglaterra, quando o ex-presidente americano John Kennedy foi assassinado, nos anos 60, ele irá cruzar dados e informações considerando a data ou o evento pesquisado e trazer as respostas co-relacionadas.
O Wolfram, que será de acesso livre na internet, terá suporte de sites como o Wikipedia ¿ considerando a popularidade do serviço para a realização de buscas. O pesquisador britânico não exclui, também, que no futuro possa firmar parceria com o Google, atualmente o maior realizador de pesquisas de dados da internet. "Estamos trabalhando em parceria com todas as possíveis organizações. Esperemos que haja grande sinergia para isso", declarou Wolfram.

Fonte: www.terra.com.br

Hacker rouba senhas e invade contas do Twitter

Identificado como Hacker Croll, um hacker francês confirmou que invadiu o sistema administrativo de senhas do Twitter na última quarta-feira. O internauta conseguiu acessar as contas do serviço de microblog e entrar em perfis de cerca de 10 usuários. A confirmação foi feita por ele durante um fórum realizado na internet.
De acordo com o site do jornal britânico Telegraph, esta seria a primeira vez que alguém teria conseguido entrar no sistema interno de senhas do Twitter. O fundador do microblog, Biz Stone, disse que "o acesso não-autorizado foi adquirido externamente", mas que "apenas 10 contas individuais foram invadidas durante o período de acesso ilegal".
Após a descoberta, a administração do Twitter afirmou que vai reforçar suas medidas de segurança. Stone garantiu ainda que a identidade das pessoas cujas contas foram invadidas não serão divulgadas e disse ainda ter "certeza de que nenhuma conta do Twitter sofreu alteração ou remoção de dados".
O Twitter pretende também realizar uma auditoria de segurança independente nos sistemas internos de administração. Segundo declarações dadas pelo hacker, ele disse ainda ter conseguido entrar nas contas após invadir o e-mail do Yahoo do diretor do Twitter, Jason Goldman, de onde roubou os logins.
Hacker Croll também declarou que acessou contas de famosos, como o ator americano Ashton Kutcher, famosos por deter uma das maiores legiões de seguidores do Twitter, e da cantora britânica Lily Allen. Os artistas, no entanto, não confirmaram a versão do hacker.

Fonte: www.terra.com.br

Governo alerta jovens para perigo de fotos no celular

Os adolescentes que enviam fotos de si mesmos sem roupas ou em poses sugestivas usando seus celulares estão sendo alertados de que essa prática, conhecida como "sexting", pode prejudicar seu futuro.
O governo do Estado de Nova Gales do Sul, na Austrália, lançou uma campanha esta semana para combater a prática cada vez mais frequente, dizendo que essas imagens ou mensagens de texto sexualmente explícitas poderiam ser postadas na internet ou encaminhadas a terceiros, e que isso poderia resultar em assédio ou até mesmo crime sexual.
"Sexting", um trocadilho com o termo "texting" usado para a troca de mensagens de texto em celulares, se tornou uma preocupação para pais e escolas em diversos países, devido à proliferação de celulares equipados com câmeras e de sites de redes sociais. As imagens podem ser definidas como pornografia infantil, nos termos da lei.
"Os jovens muitas vezes não pensam nas consequências de seus atos. O que eles imaginam ser uma piada inocente ou flerte inofensivo pode prejudicá-los seriamente se cair nas mãos erradas", afirmou Linda Burney, ministra de Serviços Comunitários da Nova Gales do Sul, em comunicado.
"É assustador imaginar que quando essas imagens chegam à internet ou a um celular o mundo inteiro pode ter acesso a elas. E isso tornaria impossível recuperá-las e apagá-las. Elas seriam preservadas para sempre e podem prejudicar futuros relacionamentos e perspectivas de carreira", afirmou a ministra.
Segundo ela, o governo recebeu informações de que meninas de apenas 13 anos estavam enviando imagens sexualmente explícitas delas mesmas a namorados a partir de seus celulares. As imagens muitas vezes são repassadas a outros amigos e até a desconhecidos, quando os relacionamentos se encerram.
Nos Estados Unidos, uma pesquisa no final do ano passado constatou que 20% dos adolescentes diziam ter enviado ou recebido fotos eróticas pelo celular, e 39% alegaram ter recebido ou enviado mensagens sexualmente sugestivas, de acordo com a National Campaign to Prevent Teen and Unplanned Pregnancy, que busca prevenir a gravidez na adolescência.

Fonte: www.terra.com.br

Lareira ecológica usa etanol como combustível

Para quem mora nas grandes cidades, as lareiras já não são mais tão presentes, mas, no interior, ainda dá pra ver bastante. Como estamos em tempo de coisas com o prefixo “eco”, foi criada a lareira ecológica, ou a “ecolareira”. A informação foi veiculada pelo CrunchGear.
A lareira ecológica usa etanol como combustível e não madeira ou gás. O consumo médio é de meio litro por hora e a ideia surgiu a partir de alguns designers como o John Dimopoulos, que criou a Zeta (na foto).
A eficiência térmica prevista para a lareira é de cerca de 90%. Além disso, você liga e desliga quando quiser e controla a intensidade da chama.
Não que o uso do etanol seja a grande solução para os problemas de energia do mundo, mas já estamos economizando as árvores e interferindo menos nas complexas questões do gás. Veja informações da Zeta aqui.
O que eu não consigo imaginar é como fica "agradável" o cheiro do ambiente com uma lareira dessas queimando.

Fonte: www.hotmail.com