quinta-feira, setembro 26, 2013

Arábia Saudita está pronta para cobrir qualquer escassez global de petróleo, diz ministro

As declarações do ministro foram feitas depois que os preços do petróleo mundiais caíram na terça-feira, com as notícias da retomada da produção no Iraque e na Líbia

Arábia Saudita - A Arábia Saudita compensará qualquer escassez nos mercados de energia global, disse o ministro do Petróleo, Ali al-Naimi, a repórteres nesta terça-feira.
"Estamos prontos para compensar qualquer escassez no mercado de petróleo," disse Naimi paralelamente ao encontro com outros membros da Opep em Riyadh.
Naimi informou, contudo, que "o mercado é bom, as reservas são excelentes e os fornecedores são adequados e estáveis."
 
Ele não deu números sobre a produção do reino - fontes do setor avaliam em 10 milhões de barris por dia -, mas disse que "nossa capacidade de produção é de 12,5 milhões bpd."
 
As declarações do ministro foram feitas depois que os preços do petróleo mundiais caíram na terça-feira, com as notícias da retomada da produção no Iraque e na Líbia.
 
Autoridades iraquianas, o segundo maior produtor de petróleo da Opep, informaram na segunda-feira que o país retomou a produção normal depois de completar os trabalhos de reparação de um vazamento em um oleoduto.
 
Na Líbia, a produção recomeçou após semanas de bloqueio feito por guardas em terminais de petróleo líbios.
 
 
Fonte: AFP

Rio Pipeline discute desafios logísticos no setor de óleo e gás


Para o CEO do Instituto de Logística e Supply Chain (ILOS), Paulo Fernando Fleury, a logística no Brasil, movimenta cerca de R$ 350 bilhões por ano no país e representa, em média, 8% do faturamento das empresas


Rio de Janeiro (RJ) - Começou nesta terça-feira (24), no Centro de Convenções Sul América no Rio de Janeiro, a nona edição da Rio Pipeline Conference & Exposition. O evento, organizado pelo Instituo Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), além de gerar debates, também abre oportunidades de capacitação para profissionais da área, com a participação de cursos, sessão técnicas, fóruns de discussões de assuntos relevantes para o setor.
 
Na cerimônia de abertura do evento, o coordenador do Comitê Organizador, Marcelo Rennó destacou a importância do evento.
 
“A Rio Pipeline é uma oportunidade para troca de experiência e já se tornou referência para o setor. A indústria de óleo e gás ocupa um espaço fundamental no cenário mundial e precisa de constante renovação”, disse.
 
Para o CEO do Instituto de Logística e Supply Chain (ILOS), Paulo Fernando Fleury, a logística no Brasil, movimenta cerca de R$ 350 bilhões por ano no país e representa, em média, 8% do faturamento das empresas. Mas lembrou que, no país, a infraestrutura de transporte ainda é uma barreira a ser vencida;
 
“Logística é a arte de fazer cada vez mais com menos. Mas quando você olha para a matriz de transporte brasileira, vê a predominância do modal rodoviário. Grande parte da produção, cerca de 65%, é escoada por caminhão. O Brasil é um país que depende exageradamente das rodovias, que deveriam cobrir pequenas distâncias e pequenos volumes”, explica Fleury.
 
Presente no evento, a Liderroll estará apresentando pela primeira vez o maior rolete do mundo usado para suportação de tubulações de grandes diâmetros. O rolete foi desenvolvido durante seis meses e está sendo usado na obra de instalação da adutora que vai abastecer a Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco.
 
Já a Herrenknecht do Brasil, que atua há cerca de 20 anos no mercado, está aproveitando sua participação na Rio Pipeline 2013 para apresentar seu novo produto, o “Pipeexpress”. O novo equipamento realiza perfuração para a introdução de cabos, dutos, entre outros materiais.