segunda-feira, abril 23, 2012

Parceria cria evento para os setores naval e offshore no RJ



II Balanço do Setor Naval e Offshore do Rio de Janeiro acontece na próxima terça (24), na sede da Firjan, no Centro do Rio

20/04/2012
RIo de Janeiro (RJ) - As principais lideranças da indústria naval, offshore e logística portuária do país reúnem-se nesta terça-feira, 24 de abril, a partir das 8h30, no auditório da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) na segunda edição do Balanço do Setor Naval e Offshore do Rio de Janeiro.

Fruto de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços (Sedeis), Sistema Firjan, Sindicato Nacional da Indústria Naval (Sinaval), Companhia de Desenvolvimento Industrial (Codin) e dos jornais O DIA e Brasil Econômico, o evento foi criado em 2010 para discutir sobre os desafios e tendências do setor para o estado do Rio de Janeiro.

Respondendo por aproximadamente 50% da força de trabalho do setor no país, o Rio de Janeiro sempre foi considerado o berço da indústria naval, e passa hoje por uma revitalização que confirma sua vocação natural nesta área. O estado conta com 15 dos 25 principais estaleiros em operação associados ao Sindicato Nacional da Indústria Naval, além de dois novos em construção.

Com o plano nacional de investimentos da indústria de óleo e gás, incluindo o pré-sal, o setor de construção naval e offshore terá imensos desafios e oportunidades. O Brasil receberá grande quantidade de encomendas e o Estado do Rio de Janeiro vai ampliar consideravelmente sua participação na Indústria Naval e Offshore nos próximos anos.

Há também expectativas sobre a revolução portuária e logística pela qual o estado deve passar nos próximos anos, com a construção de três terminais ao sul, além do Super Porto do Açu no Norte Fluminense e o Terminal Ponta Negra (TPN).

Os temas serão abordados pelos empresários e especialistas que estão engajados nestes novos investimentos. Para a abertura do evento, está confirmada a presença do governador Sergio Cabral e do Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do Rio de Janeiro, Julio Bueno.

Confira a programação integral no site http://www.balanconaval.com.br/

Fonte: http://www.macaeoffshore.com.br/

Argentina anuncia acordo com Total para aumentar produção de gás


Incremento possibilitará um aumento de produção total da ordem de 2% na produção da Argentina, que foi de 45,522 bilhões de metros cúbicos

Buenos Aires (Argentina) - O governo da Argentina divulgou em um comunicado em que anuncia um acordo com a empresa de energia francesa Total para aumentar a curto prazo em 2 milhões de metros cúbicos a produção de gás natural dos campos em que existe sociedade com a YPF.

A YPF foi reestatizada na segunda-feira e na última quarta (18) houve uma reunião de 50 minutos entre o interventor, o ministro do Planejamento Julio De Vido, e o diretor para Américas de Exploração e Produção da Total, Ladislas Paskiewicz. De acordo com o comunicado, assinado por De Vido e pelo sub-interventor, o vice-ministro da Economia Axel Kicillof, a reunião serviu para se "iniciar as conversações". De Vido e Kicillof afirmam que o incremento possibilitará um aumento de produção total da ordem de 2% na produção da Argentina, que no ano passado foi de 45,522 bilhões de metros cúbicos.

Em razão da retração da produção da YPF, a Total é hoje a maior produtora de gás natural do país. Em 2011, ela extraiu 13,6 bilhões de metros cúbicos, ou 30% da produção nacional. A YPF ficou em segundo, com 10,6 bilhões de metros cúbicos extraídos. A brasileira Petrobras é a quarta maior produtora, com extração de 4,187 bilhões de metros cúbicos. A terceira colocada é a Pan American Energy , que também é sócia da YPF e da Total nos campos em que a produção será ampliada.

Fonte: Valor Econômico

Braskem bate recorde de produção de polipropileno no Brasil


Rio de Janeiro (RJ) - A Braskem atingiu recorde histórico de produção de polipropileno em suas fábricas brasileiras no mês de março. Segunda resina mais utilizada em todo o mundo, o polipropileno é empregadoem inúmeras aplicações, desde embalagens de produtos comestíveis a peças automotivas.
Juntas, as unidades da Braskem produziram 150.621 toneladas de PP no mês passado. O recorde anterior, registrado em outubro de 2010, era de 150.270 toneladas. A Braskem possui unidades industriais para a produção de PP em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Bahia.

Seguindo os bons resultados, a planta de polipropileno (PP) em Paulínia (SP) produziu 32.704 toneladas de PP em março, também recorde na unidade, que completa quatro anos neste mês. A planta de Paulínia tem capacidade nominal total de produção de 300.000 toneladas por ano. A marca atingida em março já projeta uma capacidade de produção anual acima da prevista no projeto.

Da Redação Macaé Offshore

Fonte: http://www.macaeoffshore.com.br/