quarta-feira, fevereiro 01, 2012

Sonangol Starfish descobriu indícios de petróleo no pré-sal do Brasil


São Paulo, Brasil, A Sonangol Starfish efectuou a sua primeira descoberta de indícios de petróleo no mar, na bacia de Campos, num bloco que já havia perfurado sem sucesso, informou a empresa em comunicado enviado à Agência Nacional do Petróleo (ANP).

A descoberta ocorreu na região pré-sal do bloco, onde encontrou indícios de petróleo em dois reservatórios.

A Sonangol Starfish, designação escolhida após compra da empresa brasileira Starfish pela angolana Sonangol, em 2010, é a sexta produtora de petróleo no Brasil, de acordo com a Agência Nacional do Petróleo, com 832 barris diários e 1,6 milhões de metros cúbicos de gás natural.

Nos primeiros 23 dias de Janeiro foram registadas na página electrónica da ANP 11 descobertas de petróleo nas bacias brasileiras, sendo 5 da brasileira Petrobras e o restante de empresas privadas.

A Starfish era, antes da aquisição pela Sonangol, composta por antigos funcionários da Petrobras e produzia em terra, tendo feito sete descobertas, a mais importante das quais a do campo de Guanambi, na Bahia, em 2007, e que produz cerca de 200 barris diários.

Fonte (macauhub)

Participação da Câmara Brasil China eleva expectativa de negócios no Accelerate Oil&Gas Expo-Forum 2012


Rio de Janeiro, 30.01.2012 – A Faircount Media Group confirma a presença de um importante parceiro para o Accelerate Oil&Gas Expo-Forum 2012, a Câmara Brasil China (CCIBC), que irá representar a competitiva indústria chinesa no evento que será realizado entre os dias 15 e 16 de maio, no Sofitel Hotel, Rio de Janeiro. Além da confirmação da presença de membros da diretoria da Câmara, o presidente da entidade, Sr. Charles Tang ministrará uma palestra sobre a participação chinesa no mercado de óleo e gás brasileiro.

A parceria selada permite à equipe do Accelerate Oil&Gas explorar novas fronteiras promovendo, através da Câmara Chinesa, o evento em terras asiáticas. “A China exerce uma papel importante na questão do Pré-Sal e é nossa obrigação agregar valor ao evento trazendo a participação do Sr Tang, que fará palestra com autoridades e representantes da indústria de outros grandes líderes mundiais do setor petrolífero”, afirma Peter Antell, diretor da Faircount.

Além do mais, segundo Antell, estando a Câmara Chinesa presente aumentam as expectativas de efetivação de negócios nas reuniões privadas, que farão parte do programa do evento. Em antecedência ao fórum, os participantes terão acesso à plataforma de software ‘Meeting Manager’, com um sofisticado sistema de busca e agendamento de reuniões com potenciais parceiros.

Local: Sofitel Hotel (Avenida Atlântica, 4240, Praia de Copacabana, Rio de Janeiro)

www.accelerateoilandgas.com

A equipe do Accelerate Oil&Gas está cordialmente a oferecer aos assinantes e leitores dos parceiros de mídia 15% de desconto no preço final do registro online. INSCREVA-SE!

Divisão Comercial

Erik Norat – 44 (0)20 7428 7012 – erik.norat@faircount.co.uk

Loran Mariano – 44 (0)20 7428 7029 – loran.mariano@faircount.co.uk

Peter Antell – 44 (0)20 7428 7025 – peter.antell@faircount.co.uk

Assessoria de Imprensa

PABX: 44 (020) 7428 7000

Filipa de Almeida Ribeiro – filipa.ribeiro@faircount.co.uk

Lucas Berti – lucas.berti@faircount.co.uk

Fonte: Faircount Media Group

OGX, de Eike, inicia produção de óleo no mar da Bacia de Campos


Segundo o comunicado, foram injetados produtos químicos no poço localizado em águas rasas para o tratamento preliminar do petróleo e gás que serão processados na plataforma.

Rio de Janeiro – O empresário Eike Batista já é também produtor de petróleo. A OGX, empresa petroleira do homem mais rico do país e oitavo do mundo segundo a revista “Forbes”, informou ontem ter iniciado, exatamente às 19h48m40s de sábado, os procedimentos para extrair seus primeiros barris de óleo no campo de Waimea, na Bacia de Campos. A área fica a aproximadamente 80 quilômetros da costa, em frente a Arraial do Cabo, na Região dos Lagos.

Segundo o comunicado, foram injetados produtos químicos no poço localizado em águas rasas para o tratamento preliminar do petróleo e gás que serão processados na plataforma. Eike não acompanhou no local o início dos trabalhos de exploração no sábado. De acordo com a assessoria da empresa, o empresário deverá participar esta semana de um evento para marcar a estreia da petroleira.

A OGX é a primeira companhia privada brasileira a produzir petróleo no mar. A reserva de óleo, batizada de Waimea, foi descoberta há dois anos, e a extração começa em fase de teste de longa duração, cuja finalidade é confirmar a produtividade. O início da produção ocorreu com três meses $atraso em relação ao cronograma previsto. A companhia, porém, considera o prazo um recorde, uma vez que o campo foi descoberto em 2009. A produção comercial, contudo, só terá início após a declaração de comercialidade.

Quando a plataforma OSX-1 alcançar a capacidade máxima de produção — de 60 mil barris diários — o que deve ocorrer no segundo semestre de 2013, a OGX se tornará a quarta maior produtora do Brasil, ficando atrás apenas da Petrobras, da Chevron e da Shell. A produção inicial, com a operação do primeiro poço, deverá ficar entre 15 mil e 20 mil barris diários.

— Será a Embraer dos mares — afirmou Eike no seu twitter.

“O fluxo de petróleo será incrementado gradualmente, conforme as boas práticas da indústria para melhor gestão do reservatório”, diz o comunicado divulgado ontem pela empresa. A OGX foi criada por Eike Batista em julho de 2007 e, desde então, vem desenvolvendo campanhas exploratórias. A previsão da empresa é que até o fim deste ano mais dois poços sejam postos em operação.

Fonte: Agência O Globo