quarta-feira, fevereiro 10, 2010

Casa da Moeda atua com certificação digital


A Casa da Moeda do Brasil (CMB) está, a partir de hoje (8), integrada ao grupo de empresas que atuam com certificação digital no país. Isso vai trazer benefícios aos órgãos que trabalham em parceria com a estatal, como a Polícia Federal, e também aos cidadãos brasileiros, disse o presidente da CMB, Luiz Felipe Denucci.


A certificação digital é usada para garantir um tráfego seguro de informações pela internet. A utilização dessa tecnologia diminui custos, ao mesmo tempo que reduz a burocracia e agiliza os serviços públicos.
Denucci afirmou que os documentos de segurança emitidos pela Casa da Moeda necessitavam da certificação digital “para não serem questionados” nos dias atuais. “Era preciso que nós não dependêssemos de terceiros”, disse ele.


O certificado digital acaba com o anonimato, garantindo a origem de mensagens e documentos e sua autenticidade. O conteúdo é validado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), do Casa Civil da Presidência da República.


“O certificado já nasce com a validade jurídica e, somando-se a isso, o sigilo da informação”, afirmou Denucci. Isso significa que qualquer operação feita a partir dessa tecnologia eletrônica tem a autenticidade do emissor garantida.


Denucci lembrou que o processo de modernização da CMB, com a adoção de tecnologia de ponta, permitiu que a empresa lançasse, na semana passada, a nova família de cédulas do real, prevendo a produção industrial já em dois meses.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Samsung vai lançar HD ecológico de 2 TB


A Samsung acaba de apresentar o EcoGreen F3EG, seu novo HD. Ele tem 2TB de armazenamento e, nem é preciso dizer, é um gadget verde.


Segundo a Samsung, o HD de alto desempenho é fabricado com componentes que causam menos mal ao meio ambiente, além de consumir 40% menos energia quando ocioso e 10% menos em modo de leitura, em comparação com os concorrentes. Mas é só experimentando para ver.

Da mesma série EcoGreen, a coreana já lançou HDs ecológicos de 1TB e 1,5 TB, junto com outros modelos mais básicos. O F3EG, que transfere dados em SATA de 3,0 GBps e tem buffer de memória de 16MB/32MB, também será vendido com 1,5 TB.

Por enquanto ainda não há sem previsão de lançamento nem preço para o Brasil. Por isso, o jeito é usar vários HDs até que os de espaço “infinito” estejam mais acessíveis, ainda que isso não seja muito ecológico.




Fonte: http://info.abril.com.br/

"Pense antes de postar" é o lema do Dia da Internet Segura


Com o tema "Pense antes de postar", ocorre hoje em todo o mundo o Dia da Internet Segura. O evento anual quer promover o uso mais seguro e responsável de tecnologias online e de celulares, principalmente entre crianças e jovens em todo o mundo. No ano passado, mais de 500 eventos em 50 países ocorreram no Dia da Internet Segura.
Em 2010, o Dia da Internet Segura pretende levantar a questão de que, quando alguém publica alguma coisa na web, esse conteúdo fica disponível por um período indefinido e acessível por qualquer um, podendo ter sérias consequências, e as crianças e adolescentes precisam ter consciência de que precisam controlar sua identidade online. Para os pais, ficam as questões sobre os filhos:

1) Se eles usam as configurações de privacidade oferecidas pelas redes sociais?

2) Aceitam amigos online em quem podem confiar?

3) Publicam fotos pessoais depois de pensar um pouco?

4) Publicam fotos de seus amigos com sua permissão?

De acordo com o diretor de Prevenção e Atendimento da SaferNet Brasil, Rodrigo Nejm, esse tipo de mobilização é necessária para que as pessoas possam utilizar a internet com o máximo de segurança e para prevenir casos de armadilhas e golpes aplicados na rede.

"Neste dia será feita uma mobilização para conscientizar a população de que a internet é um espaço público. Por isso, temos que tomar cuidado e nos comportar na internet como fazemos pessoalmente", diz ele à Agência Brasil. O objetivo é mobilizar o máximo de instituições para que aumente a prevenção de abusos.

Na definição da Insafe, comissão da União Europeia que promove a web protegida e criadora do Dia da Internet Segura, "a tecnologia tornou todos, e principalmente os mais jovens, criadores de informação, fotos e vídeos, e podemos gerenciar nossa identidade online de um modo que pode nos tornar 'celebridades'. Embora tragam novas oportunidades de expressão pessoal e criativa, as novas tecnologias podem levar a situações traumáticas e embaraçosas".

Um dos exemplos citados pela Insafe são fotos comprometedoras que podem continuar online anos após terem sidos publicadas, assim como podem comprometer um candidato em uma vaga de emprego no futuro. "Crianças e adolescentes precisam ter o conhecimento para gerenciar sua identidade online de maneira responsável para manter seu controle, e ao mesmo tempo respeotar as escolhas de outras pessoas de postar ou não certas fotos online", diz a Insafe.

No Brasil, o Dia da Internet Segura conta com apoio da Safernet, do Ministério Público Federal e do Comitê Gestor da Internet (CGI) no Brasil. Entre as atividades previstas estão um debate na sede do CGI, em São Paulo, um chat online no Terra com Rodrigo Nejm, diretor de prevenção da Safernet, às 13h, um debate na TV no canal Futura e diversos eventos locais em todo o País envolvendo empresas, governo e o Ministério Público.

Mais informações sobre o Dia da Internet Segura, assim como a agenda completa de eventos locais e diversas atividades para crianças podem ser consultadas no site www.diadainternetsegura.org.br.

"A gente faz um convite para que as pessoas se inscrevam em atividades. Educadores, membros de associações e ONGs podem entrar no site e colher informações e materiais educativos", diz Nejm. No site, há materiais em forma de cartilhas ilustradas, histórias em quadrinhos para as crianças, dicas para os educadores e orientação para os pais.




Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/

Empresa lança monitor de PC "mais fino do mundo" com 14 mm


Uma nova linha de monitores para PC anunciada pela BenQ hoje promete ser a mais fina do mundo, com espessura entre 14 mm e 15 mm, dependendo do modelo. As telas serão lançadas inicialmente em Taiwan a partir deste mês.

A série V de monitores inclui nove modelos com iluminação LED, com tamanhos de tela entre 18,5 e 24 polegadas. A espessura de 14 mm faz parte apenas dos modelos de 18,5″ (V920/V920P), com 15 mm para os demais (21,5, 23 e 24″).

As especificações técnicas dos monitores incluem alta taxa de contraste (10.000.000:1), saída HDMI 1.3 e DVI/D-sub, plug para fones de ouvido e menor consumo de energia, além da tecnologia Senseye Human Vision, que a BenQ diz ajudar a melhorar a qualidade das imagens dependendo do aplicativo em uso, como jogos, filmes ou fotos.

Os primeiros modelos a serem lançados serão os de 18,5, 21,5 e 24 polegadas, com o de 24″ previsto para junho apenas. Os preços dos monitores não foram informados pela fabricante.




Fonte: http://tecnologia.terra.com.br

Robô que fala árabe viaja de primeira classe para Riad


Passageiros que iam embarcar em um voo da Emirates Air foram supreendidos com um companheiro de viagem para lá de singular: trata-se de Ibn Siba, o primeiro humanoide que fala árabe. E que, como eles, iria viajar de Dubai a Riad - e de primeira classe.

Percorrendo os corredores do aeroporto internacional de Dubai como qualquer outro viajante, o robô Ibn Siba atraiu olhares por onde passou em sua cadeira de rodas. Um de seus "pais" o acompanhou na viagem, o cientista Nikolaos Mavridis, que de acordo com notícia publicada no El País, trabalha na Universidade Tecnológica dos Emirados Árabes Unidos.

O robô foi levado a Riad para "assistir" a um congresso de tecnologia no qual seria a estrela, e o traslado não foi fácil. Para que Ibn pudesse viajar, foram necessários numerosos trâmites a fim de garantir sua segurança.

Ibn Sina, que foi apresentado ao mundo no ano passado, pode gesticular, entender palavras em árabe e é capaz de manter um diálogo. Ele tem inclusive uma conta na rede social Facebook - e seu criador espera que o perfil ajude a fazer diminuir a resistência das pessoas em interagir com um robô.

O humanoide foi batizado como Ibn Sina em homenagem ao célebre cientista persa autor do famoso Cânone de Avicena (ou Cânone da Medicina), um recompilação de todos os conhecimentos médicos existentes no século XI.

Os criadores do robô já preparam sua comercialização. Eles propõem que Ibn Sina seja utilizado como recepcionista em empresas ou estabelecimentos comerciais, como já ocorre em alguma companhias do Japão.



Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/

Lançado HD externo com filme "This is it" de Michael Jackson


A Samsung anunciou hoje que vai lançar uma versão do seu disco rígido externo S2 Portable com uma cópia do filme Michael Jacksons This is It. O lançamento ocorre em sincronia com a chegada do filme em DVD e Blu-ray ao mercado europeu.

O produto começa a ser vendido em 22 de fevereiro e já está disponível em pré-venda nas lojas online. O S2 Portable é um HD externo da Samsung com capacidade de armazenamento de 500 GB, conectividade USB e recursos como backup automático e proteção de informações com senha e criptografia.

Segundo a Samsung, outros mercados devem receber o disco externo com o filme sobre Michael Jackson. No Reino Unido, o S2 Portable especial será vendido por 70 libras (algo em torno de R$ 200).





Fonte: http://tecnologia.terra.com.br