A Petrobras iniciou na semana passada, com o aval do Ibama, os Testes de Longa Duração (TLD) da área de Guará, no pré-sal da Bacia de Santos. Os testes se estenderão por um período estimado de cinco meses e produção esperada de 14 mil barris de óleo por dia. Entre eles, está previsto o TLD de Guará, pelo FPSO Dynamic Producer, e o de Tupi Nordeste (BM-S-11), pelo FPSO Cidade de São Vicente. A Licença de Instalação (LI), terá vigência até 13 de dezembro de 2012 e sua validade está condicionada ao cumprimento das condicionantes estabelecidas pelo órgão ambiental dentro dos respectivos prazos estabelecidos.
A área de Guará está localizada no bloco BM-S-9, a cerca de 300 quilômetros da costa do Estado de São Paulo. A companhia é operadora da área e atua em consórcio junto com o BG Group e Repsol. Após a realização do teste, Guará receberá um projeto piloto, com poços interligados à plataforma Cidade de São Paulo. A produção, estimada em 120 mil barris de óleo e cinco milhões de metros cúbicos de gás por dia deve ter início no começo de 2013. Os volumes recuperáveis de óleo e gás na área de Guará estão estimados entre 1,1 bilhão e 2 bilhões de barris de óleo equivalente, de boa qualidade, com cerca de 30 graus API.
Em nota, a assessoria da estatal, afirmou que o TLD de Guará possibilitará que a empresa e seus parceiros conheçam mais profundamente a área e seu comportamento, auxiliando no desenvolvimento de um projeto definitivo para a região e contribuindo para o desenvolvimento do pólo pré-sal da Bacia de Santos. A companhia também reafirma a viabilidade econômica dessas descobertas ao nível de preços entre US$ 35 e US$ 40 por barril, levando-se em consideração as variáveis do Plano de Negócios 2010-2014.
Recorde na produção
A Petrobras iniciou 2011 comemorando recorde de produção de petróleo no ano passado, apesar de o resultado ficar abaixo do valor estimado inicialmente pela estatal, que deveria superar os 2 milhões de barris por dia. Segundo dados da estatal, a companhia encerrou 2010 com um patamar de produção de 2,003 milhões de barris por dia. O recorde anterior era de 1,970 milhão de barris por dia, no ano de 2009.
A Petrobras atribuiu o crescimento da produção à entrada em operação, ao longo do mês de dezembro, de cinco novos poços na Bacia de Campos. Eles permitiram acrescentar mais de 100 mil barris por dia à produção da Petrobras no Brasil. A companhia destacou o nível de eficiência operacional atingido pelas unidades estacionárias de produção. Dos cinco poços da Bacia de Campos que contribuíram para o aumento da produção, dois estão nos campos de Cachalote e Baleia Franca, interligados ao FPSO-Capixaba.
Fonte: http://www.nicomexnoticias.com.br/