segunda-feira, junho 07, 2010

Os 10 programas mais baixados da semana


Os programas relacionados a Copa do Mundo estão entre os mais baixados da semana


SÃO PAULO – A Planilha Bolão INFO 2010 foi o aplicativo mais baixado no Downloads INFO na última semana.

Não sem motivos. Simples de usar e fácil de configurar, ela é um ótimo recurso para quem quer montar um bolão com os amigos, seja no trabalho ou na escola.

Confira, abaixo, os outros campeões de downloads.

2 – Tabela South Africa 2010 – um aplicativo que mostra, no PC, as datas dos jogos e atualiza, automaticamente, os resultados de todas as partidas.

3 – Tabela da Copa do Mundo Placar – com dados de todos os jogos e um visual impecável, essa tabela de bolso é imprescindível para quem não quer perder nenhuma partida da Copa.

4 – Lista de Compras do Supermercado – quer economizar nas compras do mês? Use então essa planilha. Nela, você anota somente o que deve comprar e deixa de lado os supérfluos.

5 – AVG 9 Free Antivirus – poderoso programa para evitar que pragas digitais tomem conta do computador.

6 – Avast 5 Free Antivirus – esse programa não tem apenas um visual estiloso. Ele também é dono um eficiente sistema para defender o PC dos malware vindos da web.

7 – Ubuntu 10.04 – cansou dos problemas enfrentados no Windows? Esse sistema operacional, baseado no Linux, pode ser a solução dos seus problemas.

8 – Microsoft Fix It Center – software preparado para corrigir 300 problemas comuns do Windows.

9 – Windows 7 Theme Pack - pacote com 22 temas sensacionais para mudar o visual do Windows 7.

10 – Controle Diário de Despesas – anda gastando demais da conta? Talvez essa planilha te ajude a organizar os gastos e economizar uma grana.



Fonte: http://info.abril.com.br/

Peixe robô engana cardumes em testes




Peixe robô entra no mar e torna-se líder de cardumes


SÃO PAULO - A vida de muitos peixes, em breve, pode ser salva por robôs – e sem que eles se deem conta.

Um engenheiro do Instituto Politécnico da Universidade de Nova York criou uma pequena máquina em formato de peixe que, simulando o comportamento dos animais, pode guiar cardumes inteiros para afastá-los de situações de risco, como turbinas.
A ideia saiu da cabeça do engenheiro mecânico Maurizio Porfiri, descrito pela universidade como um apaixonado por animais e ficção científica e que é especializado em modelagem avançada de materiais inteligentes.

Ele analisou o comportamento de peixes em seu tanque e percebeu que eles têm uma forma bastante particular de compartilhar informações. Como os peixes tomam decisões com base no que veem e nos fluxos de água que sentem, os líderes dos cardumes procuram bater a cauda mais rapidamente para ganhar a atenção de um grupo e conduzi-lo.

Usando um pequeno tanque em forma de anel, com câmeras, a equipe de Porfiri estudou matematicamente o comportamento de peixes em ambientes unidimensionais. Com base nisso, os pesquisadores construíram um pequeno robô, silencioso e controlado remotamente, que imita a forma de um peixe e cabe na palma da mão. Por enquanto, o falso animal pode nadar por um plano, mas a ideia é que em uma próxima versão ele também seja capaz de mergulhar e emergir.
O robô usa polímeros iônicos que incham e encolhem em resposta a estímulos elétricos de uma bateria, o que faz com que ele se movimente de forma bastante semelhante aos peixes reais. Como peixes de vários tamanhos e espécies diferentes nadam juntos, eles não apenas aceitaram o colega robô, que era maior que todos eles, como também o receberam como líder.
Agora, a equipe estuda outras características dos cardumes, como a percepção do número de peixes no comportamento do grupo - segundo eles, os peixes conseguem contar intuitivamente até três ou quatro objetos ao seu redor. Além disso, eles tentam entender formação, inteligência, capacidade de raciocínio e como esses animais fazem para identificar e fugir de predadores.

Outras aplicações

O desenvolvimento do peixe-robô abriu portas para vários outros estudos, como a captação de energia em ambientes aquáticos por meio de polímeros iônicos, e a criação de "músculos" artificiais que podem operar sem bateria, alimentando-se por ondas eletromagnéticas.

O mesmo modelo matemático pode servir para levar pássaros para novos ambientes, caso seu hábitat seja destruído pelo homem, dizem os responsáveis pelo projeto. A pesquisa ainda pode servir para aplicações em veículos como submarinos, aviões e automóveis terrestres.
Agora, a equipe estuda outras características dos cardumes, como a percepção do número de peixes no comportamento do grupo - segundo eles, os peixes conseguem contar intuitivamente até três ou quatro objetos ao seu redor. Além disso, eles tentam entender formação, inteligência, capacidade de raciocínio e como esses animais fazem para identificar e fugir de predadores.



Fonte: http://info.abril.com.br/

Smartphones com chip Intel rodam até games de PC



Esta semana, a Intel demonstrou na Computex algumas funções impressionantes que os smartphones equipados com os processadores da família Moorestown podem fazer. Os aparelhos, que rodam a versão 2.1 do sistema Android, são bastante espertos e a principal crítica feita até hoje para os smarts equipados com estes processadores - a baixa autonomia da bateria - caiu por terra em algumas demonstrações. Os aparelhos rodaram, por exemplo, a versão completa do game World of Warcraft e Quake III para PC por mais de uma hora, sem parar, e com taxa de frames por segundo bastante alta. Vale lembrar que estas são atividades que exigem bastante do processador e, por isso, gastam muito mais energia. Esta é mais uma prova de que os smartphones estão cada vez mais parecidos com os nossos computadores.




Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/

Computador chinês é 2º mais rápido do mundo


Um supercomputador chinês atingiu a marca de segundo computador mais rápido do mundo, participando pela primeira vez do pódio. A máquina pode atingir velocidade de 1,27 petaflops (o que seria equivalente a efetuar mil trilhões de operações matemáticas por segundo).
Chamado de Dawning Nebulae, o computador está localizado no Centro Nacional de Supercomputação de Shenzhen, na China. Na teoria, o computador foi classificado como o mais rápido do mundo. Porém, em testes padronizados de computação, a máquina foi ultrapassada pelo Cray Jaguar, um equipamento norte-americano do Oak Ridge National Laboratory utilizada para simulação de armas nucleares.

O Jaguar, líder do ranking desde medições de velocidade em novembro do ano passado, atingiu velocidade de 1,75 petaflops por segundo.

No ranking do ano passado, os chineses estavam em 5º lugar. Os norte-americanos já lideravam a disputa de velocidades, além de possuir 282 das 500 máquinas mais rápidas do mundo apresentadas durante a Conferência Internacional de Supercomputadores.

A máquina é baseada em chips Intel e Nvidia e há possibilidades de que lute pelo título de máquina mais rápida do mundo nas próximas medições.
Mas não pense que os Estados Unidos estão deixando os chineses conquistarem o título. Os norte-americanos começaram a desenvolver uma máquina baseada no sistema exascale, capaz de atingir velocidade mil vezes mais rápida que os computadores mais rápidos da atualidade.

Para conferir a lista de supercomputadores desse semestre e saber mais dados sobre as especificações das máquinas, acesse o site do Top 500.




Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/

Acompanhe a Copa do Mundo de pertinho!

Aplicativos e sites vão deixar você atualizado o tempo todo sobre o que está acontecendo na Copa


A Copa do Mundo de Futebol começa no próximo dia 11, e é bem provável que você já esteja na expectativa da competição. E para completar esse clima, separamos diveras dicas de como acompanhar bem de perto a busca pelo Hexa por meio do seu celular, tabelas interativas e vários outros aplicativos.

Essa aplicação aqui é muito simples e com interface bem agradável. Logo de cara o programa indica a data e horário dos próximos jogos. Para visualizar as partidas de outors dias, basta procurar por este campo. Você ainda tem a opção de acompanhar de perto sua seleção preferida. Clicando em cada país é possível ver todos os confrontos numa janelinha só! E se você quiser acompanhar e interagir com os tuítes da galera que criou o aplicativo, é só clicar em Redes Sociais.

Se você não vai conseguir assistir aos jogos ao vivo e terá que ficar de frente para o computador o tempo todo, uma dica bacana é esse complemento para o navegador Firefox. Ele te mostra de forma bem organizada todos os grupos e times que compõem a Copa do Mundo, desde o primeiro jogo até a partida final. No momento da instalação é possível escolher vários campeonatos além da Copa para você acompanhar. Ao selecionar a opção “Próximo Resultado”, as partidas aparecerão randômicamente no rodapé da sua tela. Ainda é possível dar um toque personalizado, mudando as cores ou escolhendo layout, por exemplo.

A galera que tem um iPhone ou iPod Touch vai gostar desse aplicativo. Com ele é possível assistir a reportagens em vídeo sobre a Copa do Mundo da África do Sul. Além disso, também dá para acessar conteúdo das sedes, dos grupos, tabela e por aí vai. O recurso ainda exibe material histórico de outras Copas, como os jogos e lances mais marcantes. Mas, atenção, em função das baixas velocidades das nossas operadoras 3G, é melhor usar o aplicativo numa rede Wi-Fi.

E aí, ficou afim de ter acesso a todo esse conteúdo? Então entre agora nos links que deixamos logo acima e mergulhe no clima da Copa do Mundo!




Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/