segunda-feira, fevereiro 15, 2010


Antes de mais nada, vamos combinar que, nessa época de Carnaval, a gente costuma ver bastante o slogan “use camisinha” estampado por aí, né?

Nada mais justo, então, do que nas vésperas da folia reforçar um pouco essa ideia – mas com uma pegada ecológica.


Foi lançada hoje nos Estados Unidos uma campanha para conscientizar as pessoas de que o crescimento da população está levando à extinção de outras espécies em “taxas cataclísmicas”.

Basicamente, quanto mais gente no mundo, mais poluição e menos espaço e recursos naturais para os outros animais – daí que estamos em risco de extinguir 12% dos mamíferos do planeta (e a mesma porcentagem de pássaros), 31% dos répteis, 30% dos anfíbios e 37% dos peixes.

E qual o melhor jeito de diminuir as taxas de natalidade? Bem, o melhor eu não sei, mas um deles é distribuir camisinhas por aí….

É o que o Center for Biological Diversity (Centro para diversidade Biológica) está fazendo com as Camisinhas das Espécies Ameaçadas.

São seis modelos de pacote, cada um estampado com uma espécie: urso polar, peixe (snail darter), coruja (spotted owl), besouro (American burying beetle), jaguar e sapo (oquí guajón rock frog). Há também frases “engraçadinhas” que rimam o uso da camisinha ao animal estampado, mas elas são intraduzíveis.

Pode parecer engraçado, mas acho que a ideia não é exatamente fazer as pessoas pensarem na “preservação do planeta” na hora H – afinal, se o casal está com um pacote em mãos é porque já pretendia usá-lo de qualquer forma – mas sim criar um alarde em torno do tema, fazer as pessoas pensarem no assunto depois e etc….

Mais de três mil voluntários distribuirão 100 mil camisinhas em 50 estados americanos em shows, bares, universidades… Cada pacote com duas camisinhas contém informações da espécie desenhada, números da superpopulação, dados da extinção de animais e dicas de como conter o crescimento humano.

O CBD também tem uma campanha online: irá sortear cinco pessoas para receber um suprimento de camisinhas para a vida inteira (a promoção é aberta a todos os países no site).

Ah, mas um detalhe: a “vida inteira” quer dizer duas mil camisinhas.




Fonte: http://info.abril.com.br/

BB, Santanter e Bradesco unem caixas ATM

Banco do Brasil, Bradesco e Santander calculam que terão uma economia de cerca de 20 por cento no custo das transações realizadas nos caixas eletrônicos fora das agências, com a parceria anunciada nesta quinta-feira.


"Esse era um dos itens que mais podem gerar redução de custos para os bancos", disse o vice-presidente de negócios de varejo do BB, Paulo Caffarelli.
Os três bancos anunciaram na manhã desta quinta-feira que fecharam acordo para trabalhar em uma consolidação de suas redes de caixas eletrônicos no país.


Inicialmente, a parceria vale apenas para o terminais de auto-atendimento das três bandeiras fora das agências, que somam cerca de 11 mil postos. A parceria será gerenciada por uma empresa que deve ser criada nos próximos seis meses. O acordo poderá ser estendido no futuro tanto para incluir os terminais dentro das agências como para outros serviços bancários.


Segundo o diretor-gerente do Bradesco, Cândido Leonelli, o acordo conclui negociações que estavam sendo discutidas entre os três bancos, sócios antigos na Cielo, ex-VisaNet, mas pode, mais para frente, ser estendido para outras instituições financeiras.


"Tem a possibilidade de outros participarem também", disse, sem detalhar, no entanto, se já estão sendo mantidas negociações nesse sentido.




Fonte: http://info.abril.com.br/