sábado, setembro 12, 2009

Cientistas criam vidro que pode substituir o concreto e o aço


O vidro é usado como elemento estrutural. O piso, as paredes e até o teto são feitos do material

Para apreciar verdadeiramente a maneira pela qual o vidro pode ser usado para funções estruturais, um dos melhores caminhos é visitar o número 233 de South Wacker Drive, uma rua no centro de Chicago. Mais especificamente, o ideal seria que você subisse a uma altura de 412 metros acima do pavimento, ao 103° piso da Sears Tower.
Ao chegar lá, caminhe alguns passos até o muro oeste da construção, onde um trecho da fachada foi removido. Depois, dê apenas mais um passo, para além do beiral.
Você se verá sobre um piso de vidro, suspenso sobre a calçada 400 metros abaixo. Caso não tenha coragem de olhar diretamente para baixo, por entre os seus pés, olhe para fora ou para cima - e verá que as paredes também são de vidro, e o mesmo se aplica ao teto.
Em resumo, você terá entrado em uma caixa transparente, uma das quatro que se projetam a uma distância de 1,30 metro da estrutura principal da torre. A cabine está suspensa de uma estrutura metálica em cantilever que passa por sobre sua cabeça. As paredes de vidro estão conectadas a essas vigas e ao piso de vidro por meio de rebites de aço inoxidável. Mas aquilo que realmente estará impedindo que você faça seu último mergulho é o vidro em si.
As caixas, inauguradas na semana passada como parte de uma extensa reforma que acaba de ser conduzida no terraço de observação da torre, estão entre os mais recentes, e mais extravagantes, projetos a utilizar o vidro como elemento estrutural. Mas todas as estruturas construídas em vidro têm ao menos algum traço de ousadia, como estivessem oferecendo uma resposta desafiadora à pergunta: "Mas isso não é algo que se poderia fazer com vidro, não é mesmo?"
Na verdade se poderia, sim. Engenheiros, arquitetos e as empresas fabricantes de vidro, com a ajuda de cientistas especializados em materiais e criadores de software, vêm concebendo e instalando imensas fachadas, coberturas em arco e cubos delicados, bem como escadarias e passagens suspensas, feitos quase inteiramente de vidro.
Os fabricantes utilizam vidros cuja laminação os combina a polímeros, para produzir vigas e outros componentes tanto mais fortes quanto mais seguros - cada uma das placas de vidro usadas na Sears Tower consiste de um sanduíche com cinco camadas-, e analisam cuidadosamente cada centímetro quadrado de um projeto a fim de garantir que o desgaste estrutural esteja dentro de limites precisos. E também estão experimentando com novos materiais e métodos que poderiam, no futuro, conduzir a estruturas de vidro que prescindiriam de metais ou de outros materiais como elementos estruturais ou de segurança.
"O que estamos procurando, em última análise, é desenvolver uma estrutura que possa ser construída integralmente em vidro", disse James O'Callaghan, da Eckersley O'Callaghan Structural Design, a empresa de projeto estrutural responsável pelos projetos em vidro que talvez sejam os mais conhecidos do mundo, as escadarias que ocupam posição proeminente em cada unidade da cadeia Apple Store.

Fonte: www.terra.com.br

Estojo disfarça notebook como jornal e evita roubo



Os espanhóis por trás da marca MiteMite, autodenominada um "laboratório de objetos desnecessários", lançaram um estojo para notebooks inusitado. A capa imita um jornal dobrado, o que pode fazer o equipamento passar despercebido pelos larápios.
Com dimensões semelhantes à maioria dos portáteis disponíveis no mercado, o estojo vem nos modelos "La Vanguarda", "Herold Tribune" ou "Le Pais" ¿ os nomes são propositalmente grafados com erro, provavelmente para evitar problemas de direitos autorais.
A Geek entrou em contato com a fabricante, que revelou ter "no forno" modelos de jornais brasileiros para breve. "Estamos preparando uma versão para o jornal brasileiro O Globo", informou com exclusividade Anna Marti, da MiteMite, que preferiu fazer segredo sobre o nome a ser usado.
Mesmo sendo discutível a eficácia do poder antifurto do estojo, é inegável que a ideia é bem humorada. A "capa jornal" pode ser usada com praticamente qualquer notebook mas foi criado especificamente para as medidas e formato do Macbook Pro, da Apple.
O produto pode ser encomendado diretamente no website da marca, www.mitemite.es, por 60 euros (equivalente a cerca de R$ 160).


Ações da Motorola disparam após celular com software do Google

NOVA YORK, 11 de setembro - As ações da Motorola subiam mais de 7 por cento nesta sexta-feira em Nova York, impulsionadas pela expectativa de que o novo celular da companhia, desenvolvido com o Google, pode reacender os negócios da empresa.
A resposta inicial do mercado ao anúncio foi modesta e as ações fecharam a sessão de quinta-feira com alta de apenas 1,5 por cento.
Mas o analista da RBC Mark Sue elevou o preço-alvo para a ação, de 8 dólares para 10 dólares, e outros analistas aplaudiram algumas iniciativas da Motorola, como o acesso facilitado a redes sociais como o Facebook.
Com isso, as ações da Motorola nesta sexta-feira disparavam mais de 6 por cento, enquanto o índice Nasdaq tinha valorização de 0,13 por cento.
O telefone celular receberá o nome de Cliq nos Estados Unidos, onde será comercializado pela T-Mobile USA no quarto trimestre, e batizado Dext no resto do mundo.
Wall Street enxerga o novo celular com software Google como a última grande oportunidade da Motorola para recuperar participação de mercado perdida para rivais como o iPhone da Apple ou aqueles vendidos pela Nokia e pela Samsung.
"Nossa impressão inicial é que o Cliq não será um matador do iPhone, mas será um forte concorrente", afirmou o analista da CL King Lawrence Harris.

AMD anuncia campanha para facilitar escolha de computadores

A AMD anunciou uma iniciativa conjunta com fabricantes e varejistas para mudar a forma como as características de um computador são apresentadas ao consumidor. A idéia é, em vez de apresentar megahertz e megabytes, enquadrar as máquinas em categorias de acordo com perfis de uso, facilitando a escolha.
A iniciativa, batizada de AMD Vision, divide as máquinas em três categorias. Em vez de selinhos com o modelo do processador, da placa de vídeo, do sistema operacional e da interface de rede, como acontece hoje, as máquinas terão apenas um selo, indicando o que são capazes de fazer.
Modelos qualificados apenas como "Vision" são recomendados para tarefas simples, como navegação na web, edição de textos e reprodução de DVDs. Os modelos "Vision Premium" terão uma aceleradora 3D DirectX 10.1 integrada e são capazes de reproduzir vídeo Blu-Ray. Já os modelos "Vision Ultimate" são recomendados para codificação e edição de vídeo em alta definição.
Nas palavras da AMD, os perfis podem também ser definidos como "See" (veja), "Share" (compartilhe) e "Create" (crie). Segundo Nigel Desau, diretor mundial de marketing da AMD, "o consumidor de hoje quer saber até onde o PC pode chegar e não o que está dentro dele. ¿ A iniciativa VISION comunica a tecnologia de forma mais significativa, refletindo a maturidade do marketing da indústria de PCs".
A empresa anunciou também que pretende lançar no primeiro trimestre de 2010 uma quarta categoria, batizada de "Vision BLACK", para entusiastas e gamers que exigem o máximo em desempenho.
Embora a iniciativa pareça uma boa idéia no papel, seu sucesso não é garantido. Tentativas anteriores e similares, como a AMD Live! e Intel Viiv, para PCs multimídia, fracassaram no mercado por inúmeros fatores, entre eles a dificuldade em comunicar aos usuários o que exatamente era um PC Viiv ou Live! e confusão resultante de modelos com configurações diferentes e agrupados na mesma categoria, o que fazia os consumidores voltar à velha comparação de processador e memória para decidir a compra.

Fonte: www.terra.com.br

Twitter expande regras para permitir publicidade

O Twitter, serviço de microblog em rápido crescimento e agora à procura de maneiras de faturar, expandiu seus termos de uso de modo a permitir que anunciantes ganhem acesso aos seus mais de 45 milhões de usuários mensais.
Empresa criada dois anos atrás com apoio de fundos de venture capital e que permite que pessoas enviem número ilimitado de mensagens com um máximo de 140 caracteres, o Twitter só agora está acelerando seus esforços para monetizar, ou faturar com, o seu popular site.
Na quinta-feira, a empresa revisou seus "termos de serviço" para especificar que está autorizada a veicular publicidade. "Deixamos a porta aberta à publicidade. Como já dissemos, gostaríamos de manter nossas opções em aberto," afirmou Biz Stone no blog oficial da empresa, em http://blog.twitter.com/.
A receita publicitária é o caminho tradicional para que sites publicitários possam gerar faturamento e ainda assim se manter gratuitos para seus usuários. O crescimento explosivo das redes sociais vem atraindo interesse: o número mundial de acessos ao site do Twitter chegou a 44,5 milhões em junho, 1,5 mil por cento acima do total do mês em 2008, de acordo com a comScore.
Alguns analistas estão céticos quanto às perspectivas de sucesso da publicidade em redes sociais, argumentando que empresas relutam em justapor suas marcas a conteúdo gerado pelos consumidores, imprevisível e potencialmente ofensivo.
Stone mesmo disse que a empresa encarava com cautela a possibilidade de irritar sua base de consumidores ao bombardeá-los com anúncios.
Mas outros analistas apontam para o fato de que os usuários de redes sociais tendem a dedicar muito tempo a esses sites, e por isso eles oferecem uma plataforma atraente para que anunciantes promovam suas marcas ¿especialmente se as preferências dos usuários forem rastreadas.
O Twitter adotou termos abertos para sua nova cláusula publicitária, e enfatizou que ela estava sujeita a mudanças.
"Os serviços podem incluir anúncios, que podem ser direcionados ao conteúdo ou informação no serviço, às pesquisas realizadas por meio dele ou a outras informações," definem os termos de uso. "Os tipos e volumes de publicidade do Twitter nesses serviços estão sujeitos a mudanças."

Para a IBM, UC é uma grande oportunidade de mercado mundial



A demanda crescente por soluções em comunicação colaborativa nos últimos tempos fez com que empresas, como a IBM, apostassem na criação de produtos voltados a esse setor. Com uma estratégia de desenvolvimento de soluções, o uso de sua principal marca corporativa, o Lotus, a empresa diz estar preparada para competir com concorrentes como a Microsoft e Oracle.
Segundo o gerente de produtos da Lotus, Ricardo Rossi, apesar da crise mundial, a empresa teve uma melhora em 2008 nesse setor, em relação ao período anterior. “Estamos em um crescimento ano a ano interessante, a nossa meta para 2009 é crescer, em porcentagem, a dois dígitos”, diz. Segundo ele, a empresa não pode divulgar os números locais, apenas de forma genérica.

Assim como aponta Rossi, a IBM possui como estratégia de mercado, alto investimento para a plataforma Lotus, com a criação constante de novos players e tendo a métrica de alcançar a todos os níveis no segmento de comunicação unificada. “Estamos diversificando o portfólio, a Lotus sempre foi conhecida pelo Notes e a gente está vivendo um momento de maior ampliação e reforço da nossa marca” diz. Apostamos em todo os ambientes com soluções como o Lotus Domino, o Notes, o Sametime para UC, o ambiente colaborativo chamado Quick e a solução para rede sociais com o Lotus CoNexus”, completa.

Como exemplo, o executivo destaca que a empresa iniciou o ano com o anúncio de algumas novidades, cuja principal foi a entrada no mercado de software como serviço e um pacote, que ele considera bastante completo, de soluções, sendo o Lotus Live. “Essa plataforma concorre diretamente com o Windows Live, com o Google e alguns serviços que já está existem no mercado. Para a IMB, com o lançamento o Lótus Live usaremos como nosso carro chefe de mercado em UC”, diz.

Com a solução, o desenvolvimento dos aplicativos começaram a ser comercializados em 2008, quando a IBM colocou o primeiro componente da solução Live, o WebConference, após a aquisição da empresa WebDialogs, cuja produto foi rebatizado de Sametimes Unit e foi incorporado à família. Em seqüência, no primeiro trimestre desse ano, a empresa disponibilizou o Lotus Live Meeting e o Events. “Diria que hoje, no mercado, a Lotus está muito bem posicionada, porque temos um portfólio de colaboração que atinge todas as disciplinas desse setor”, avalia Rossi.

Ricardo Rossi vê com grande oportunidade para a empresa em relação ao mercado de comunicação unificada, principalmente no Brasil onde as empresas buscam cada vez mais reduzir os custos e integrar os serviços de telecomunicação com comunicação colaborativa. Segundo ele, hoje as corporações tem um ganho de produtividade, devido a integração do mundo de colaboração tradicional com o mundo da telefonia.

Em relação à disputa de mercado para o segmento de UC, Rossi vê como grandes concorrentes a Microsoft, com suas ferramentas para o usuário final (correio eletrônico e Instant Messenger) e a Oracle, com as soluções para o mundo Java da colaboração dos portais. “Eu ainda não enxergo a Google como forte nesse setor, tanto é que nem aparece no radar do IDC", avalia.

Para o executivo, ele aponta como perspectiva de mercado que o segundo semestre é sempre o período mais forte no mundo da tecnologia, cujos investimentos dos clientes são maiores. Já para uma análise sobre a retomada pós-crise mundial, “eu não conseguiria discernir o reaquecimento da força do segundo semestre para esse setor, que para nós e outras empresas é sempre forte. Aqui na Lotus tivemos um resultado muito bom, apesar da crise", conclui Rossi.