terça-feira, janeiro 15, 2013

Sete usos surpreendentes para o petróleo

O petróleo é mais, muito mais do que a matéria prima dos combustíveis de automóveis. Na realidade dependemos pesadamente dos compostos provenientes do petróleo, que se transformam nos mais variados produtos de consumo.
ACOMPANHE NOSSOS ARTIGOS
Confira essa lista com sete usos surpreendentes da substância:
Batom
Por muitos anos os cosméticos foram feitos apenas de produtos naturais mas, hoje, um dos principais ingredientes de maquiagens é o petróleo. Ele é a matéria-prima de componentes como o propileno glicol e os corantes. O petróleo é o responsável pela fixação e pelas cores vibrantes das maquiagens atuais.
Painéis solares
A energia solar é limpa e faz com que as pessoas não usem mais combustíveis fósseis, certo? Nem tanto. Os painéis utilizados para capturar a luz solar são feitos de resina e plástico – produtos baseados em petróleo. As indústrias que produzem esses painéis estão pesquisando bioresinas para substituir os plásticos.
Poliéster
Para muitas donas de casa, roupas que não ficam amassadas e não precisam ser passadas são de grande ajuda. Mas isso só acontece por causa do petróleo. A substância é usada para formar fibras de tecido em sua camisa sintética. A parte boa é que o poliéster pode ser reciclado. A parte ruim é que ele está bem fora de moda.
Chiclete
Do que você pensava que ele era feito? Se você gosta da duração e da textura de sua goma de mascar então agradeça ao petróleo. As primeiras gomas de mascar derivavam de um látex conhecido como “chicle”, mas as atuais são feitas de polímeros – por isso os chicletes demoram para se decompor quando você os cospe na rua. Eles não são biodegradáveis.
Giz de cera
Eles não são realmente feitos de cera. Grande choque, certo? Pelo menos não de cera natural. Eles são formados de parafina, a mesma substância que os surfistas usam em suas pranchas e que produtores de maçãs passam nas frutas para dar brilho a elas. Até mesmo o brilho do chocolate que você come por der do petróleo.
Aspirina
Sua companheira pós-ressaca também é feita de petróleo. Pessoas as tomam para curar dores de cabeça, febre e para se prevenir de ataques cardíacos e derrames – e o remédio se mostrou ser um dos mais confiáveis. O famoso ácido acetisalícílico é um produto natural, mas outros componentes da aspirina, como o benzeno, é derivado do petróleo.
Meia-calça
Elas possuem nylon lembra? Milhões de mulheres as usam todos os dias e mal sabem que estão se vestindo com petróleo. O nylon é um termo-plástico desenvolvido em 1935 por um químico chamado Wallace Carothers. Hoje o nylon está presente até nos paraquedas
 

Prefeitura de Macaé e Sebrae estudam parceria para beneficiar trabalhadores

Parceria entre a prefeitura de Macaé e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) proporcionará treinamento para garantir a qualidade no atendimento aos milhares de trabalhadores que procuram o governo municipal por meio da secretaria de Trabalho e Renda (Semtre) o ano inteiro em busca de uma vida melhor, com emprego e dignidade.
O assunto foi discutido em reunião, na quinta-feira (10/01), entre representantes do município e o gerente regional do Sebrae (Norte Fluminense), Gilberto Soares. Pelo projeto que está sendo traçado em conjunto, o Sebrae promoverá consultoria e workshops para treinar os funcionários da Semtre.
Outra medida será atuar paralelamente à economia solidária, que proporciona desenvolvimento de grupos de produtores locais na geração de renda. Isso se dará por meio da criação de calendário de feiras de economia solidária, com capacitação de diversos produtores, entre eles, artesãos, garçons, costureiras e outros.
O acordo também prevê o empreendedorismo em comunidades para que a prefeitura e o Sebrae promovam o fomento e fortalecimento dos pequenos negociantes, visando o desenvolvimento institucional e socioeconômico sustentáveis nas comunidades macaenses.
 
Fonte: Comunicação Social - Macaé