sábado, julho 17, 2010

Marina pede cuidado com petróleo no pré-sal


SÃO PAULO – A candidata à Presidência da República Marina Silva (PV) mostrou ontem preocupação com a exploração do pré-sal no Brasil.

Em visita à São Paulo, Marina disse que o país precisa ter “cuidado redobrado” com a forma com que essa riqueza será explorada.
“Em primeiro lugar, os cuidados que estão tomados pela Europa, e principalmente pela Noruega, devem ensinar e estar presentes também no Brasil para a exploração do pré-sal. O que aconteceu no Golfo do México é um ensinamento para todos nós. Tivemos mais um fracasso na tentativa de conter o vazamento. Significa que, mesmo os americanos, que estão no topo da tecnologia, não conseguiram a resposta para a exploração de petróleo em águas profundas”, disse a candidata.
Segundo Marina, apesar de preocupante, ela acredita que o Brasil poderá fazer essa exploração, de forma segura, desde que busque a tecnologia adequada.
A candidata também voltou a comentar hoje sobre a quebra de privacidade dos dados fiscais do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge. Ontem (14), o secretário da Receita Federal, Otacílio Cartaxo, disse em depoimento na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, que vários auditores da Receita teriam acessado dados fiscais de Eduardo Jorge Caldas, entre os anos de 2005 e 2009.
Para Marina, desde que seja legal, o nome da pessoa que teve acesso a esses dados fiscais deveria ser divulgado. Além disso, ela deveria ser punida. “Num processo investigatório, e se isso é legal, deve ser dado transparência. A pessoa que fez o vazamento com certeza deve ser punida. É importante que seja feita a investigação de forma severa, que haja punição para quem cometeu o erro e que a gente possa estar protegido desse tipo de direcionamento de informação, de invasão da vida das pessoas de forma ilegal”.

Fonte: http://info.abril.com.br/

Motorola Flipout, um Android contorcionista


Smartphone quadradinho e com teclado QWERTY faz a alegria dos tuiteiros

O descolado Motorola Flipout é como aquele cara esquisitão, porém gente boa, que todo mundo já conheceu no colégio. Ele chega causando desconfiança, mas aos poucos vai quebrando preconceitos. As “anomalias” do smartphone com Android são o formato de cubo e o teclado giratório – que se abre após um rodopio de 90 graus em torno de si mesmo. A tela achatada também é de se estranhar. No entanto, o aparelho tem visual agradável para redes sociais e bom desempenho. Desbloqueado, ele custa 999 reais.

A primeira impressão de desconforto passada pelo teclado pequeno não se confirma após alguns minutos de uso. Os botões são estreitos, mas facilitam a digitação por causa da leve curvatura. Com as pontas dos dedos, você consegue pressionar rapidamente as teclas corretas, sem se atrapalhar. Dois detalhes positivos são a linha superior com números e os direcionais no canto inferior esquerdo. Caso não queira abrir o teclado físico, o usuário pode trabalhar com o virtual, minúsculo e chatinho de usar.

Com resolução de 320 por 240 pixels, a tela de 2,8 polegadas do smartphone está longe de ser convencional. Ela tem boa sensibilidade, é multitoque e não compromete durante a navegação pelos ícones e atalhos do Android. No entanto, é muito pequena para quem tem pretensões de usar bastante a internet. No browser, fica até difícil de ler os textos em seu tamanho natural ou mesmo clicar nos links sem aplicar bastante zoom. Seria melhor que o navegador ajustasse o conteúdo ao tamanho da tela de forma automática.
Ligadão no Twitter
O Motorola Flipout é o primeiro smartphone testado pelo INFOLAB com sistema Android 2.1 e Motoblur 1.5, a interface da fabricante voltada aos tuiteiros de plantão. Um dos destaques do aparelho é a facilidade com que você consegue acessar redes sociais, com widgets redimensionáveis para visualização e atualização de seus perfis por uma das sete telas iniciais (no Android original, sem o Motoblur, existem apenas três).

Para configurar todas as suas contas de Twitter, Facebook, MySpace, LastFM e demais redes suportadas, basta digitar logins e senhas numa página de cadastro que vai guiando o usuário. As atualizações podem ficar dentro de uma ou várias caixas espalhadas pelas telas de entrada. Elas vêm com ferramentas básicas, como botões de RT e “Curtir”.

Se, por um lado, esses quadrinhos de acesso rápido deixam sua vida online ágil, por outro mostra informações que não acabam mais e acabam confundindo. Se você não for um usuário feroz dessas ferramentas, é melhor esquecer a interface personalizada e utilizar programas de gerenciamento comuns do Android, como Seesmic e HootSuite. Assim, sobra mais espaço na home para colocar atalhos e aplicativos diversos.


Fonte: http://info.abril.com.br/

Apple aprova Firefox Home para iPhone


Complemento permite aos usuários sincronizar Safari Mobile com o seu Firefox

SÃO PAULO - Quinze dias. Esse foi o período que a Mozilla aguardou para ter o Firefox Home aprovado e disponibilizado na Apple Store. Agora, a versão móvel do programa pode ser baixada e instalada por donos de iPhone.
Esta foi a primeira vez que a Apple aceitou oferecer um aplicativo ofertado pela Mozilla.
Porém, o app não é um navegador propriamente, mas um complemento que permite aos seus usuários acessar seus sites favoritos, histórico, abas abertas, entre outros, gravados no Firefox tradicional, por meio do Safári Mobile.
A navegação é feita por meio de uma barra de ferramentas, disposta na base da tela. Para realizar a sincronização entre o Firefox e o Firefox Home, o usuário precisa instalar o plug-in Sync em sua máquina.
A Mozilla tem trabalhado em uma versão móvel completa do Firefox, chamada de Fennec, e já disponível em fase beta para donos de Android.

Fonte: http://info.abril.com.br/

Kinect está em exibição em São Paulo


SÃO PAULO - Uma única unidade do Kinect está em exibição no Pavilhão Imigrantes, na zona sul de São Paulo.

O Kinect é um aguardado acessório para Xbox desenvolvido pela Microsoft capaz de reconhecer os movimentos do corpo dos jogadores e usá-los para comandar jogos. Antes chamado de Projeto Natal, o acessório é o dispositivo mais avançado apresentado pelo mercado de games para interação em jogos com o corpo.
O primeiro Kinect a chegar ao Brasil foi trazido por um executivo da Hudson, empresa que desenvolve games para a plataforma da Microsoft e está em exibição no Festival do Japão desde hoje até domingo, em São Paulo.
Quem for ao evento (ingresso custam R$ 7) pode candidatar-se para brincar com o dispositivo. No momento, apenas jogos de esporte criados pela Hudson estão em exibição, entre eles tênis, patinação e arco e flecha.
Oficialmente, a Microsoft planeja iniciar as vendas do dispositivo em novembro no mercado americano por US$ 200. Não há previsão de venda do produto no Brasil. O Kinect pode ser acoplado a qualquer console Xbox.
Como funciona o Kinect - O Kinect, conforme apresentação da Microsoft, permite que jogadores controlem personagens dos games apenas com movimentos corporais, sem usar joysticks. Considerado um aparelho revolucionário, é a grande aposta da empresa para uma recuperação nas vendas do Xbox.
O desenvolvimento do acessório foi anunciado na feira de videogames E3 de 2009, sob o codinome de "Project Natal". A apresentação oficial do Kinect ocorreu no mesmo evento, neste ano, no final de maio.
Kinect é uma junção da palavra inglesa “connect” (“conectado”, em inglês) e a grega “kinesis” (que significa “movimento por estímulo”). Antes, o nome “Projeto Natal” homenageava a cidade brasileira homônima do Rio Grande do Norte, por idéia do criador do projeto, o brasileiro Alex Kipman.
O codinome, no entanto, não era considerado tão próximo aos hábitos de fala dos americanos.
Com a divulgação de algumas fotos e vídeos do projeto, a Microsoft também deixou escapar detalhes de recursos. Os menus do console, por exemplo, devem ganhar uma manipulação feita com movimentos da mão. Outra novidade é a presença de um videochat.
Quanto aos títulos de jogos, o Kinect vem com um pacote esportivo que remete ao Wii da Nintendo. Chamado de “Kinect Sports”, o game vem com modalidades de futebol, vôlei e outros esportes que podem ser jogados online, pela rede Live.
Há ainda o “Kinect Adventures”, em que os jogadores enfrentam algumas adversidades para completar provas, como descer o rio em uma balsa; e o “Dance Central”, que traz a interação por dança. Disney e Lucas Arts também devem anunciar títulos para o Kinect.

Fonte: http://info.abril.com.br/

NASA encontra planeta-cometa


Ilustração mostra o planeta com sua cauda orbitando uma estrela a 153 anos-luz

SÃO PAULO – Usando o telescópio Espacial Hubble, astrônomos confirmaram a existência de um objeto que poderia ser chamado de “planeta cometa”.
O gigante gasoso, batizado oficialmente de HD 209458b, está orbitando tão próximo de uma estrela que sua atmosfera superaquecida escapa para o espaço.
O instrumento Cosmic Origins Spectrograph (COS) (Espectrógrafo de Origem Cósmica) do Hubble sugere que os poderosos ventos estelares estão soprando o material do planeta e moldando seu formato como o de um cometa.
Desde 2003, os cientistas teorizam que esta massa perdida estaria formando uma cauda, e eles até chegaram a calcular sua aparência, porém foi somente com os dados do COS que a NASA conseguiu realmente medir o que acontecia no HD 209458b.
Localizado a 153 anos-luz da Terra, o planeta pesa pouco menos do que Júpiter e orbita sua estrela 100 vezes mais perto do que a distância entre Júpiter e o Sol. O HD 209458b dá a volta completa em sua estrela em apenas 3,5 dias. Para efeito de comparação, Mercúrio, o planeta mais rápido do nosso sistema solar, dá a volta no Sol a cada 88 dias.
O COS também detectou carbono e silício saindo da atmosfera aquecida a mais de 1093º C. Os gases saindo do planeta viajam a mais de 35 mil quilômetros por hora.
Apesar dos números, acredita-se que ainda levará um trilhão de anos para que o planeta desapareça, evaporando devindo ao calor da estrela.

Fonte: http://info.abril.com.br/