segunda-feira, junho 14, 2010

Site da Fifa possui recurso para deficientes


Deficientes auditivos contam com transmissções adaptadas dos jogos da Copa no site da Fifa


SÃO PAULO - Deficientes auditivos podem acompanhar a todos os 64 jogos da Copa em transmissões comentadas em linguagem de sinais por meio do site da Fifa.

A iniciativa é uma parceria da entidade com as associações de portadores de deficiência auditiva da África do Sul.

Segundo a Fifa, 70 milhões de deficientes auditivos em todo o mundo terão acesso às transmissões adaptadas no site da entidade.

O Mundial sul-africano é o primeiro da história das Copas adaptado a necessidades de portadores de deficiência visual e auditiva.

Seis dos dez estádios sul-africanos que recebem as partidas contam com lugares reservados exclusivamente a deficientes visuais.

Durante 19 dos 64 jogos da Copa, quem tem problema de visão pode acompanhar as partidas com o auxílio de fones de ouvido fornecidos pela Fifa. Voluntários foram designados para ajudar o deficiente visual nos locais das partidas.

De acordo com o presidente da Fifa, Joseph Blatter, a adaptação de estádios e transmissões é mais um passo para a popularização total do esporte. “O futebol é um esporte universal e tem de ser acessível a todos", afirmou, em comunicado.


(Com informações da Agência Brasil)




Fonte: http://info.abril.com.br/

Cápsula volta à Terra após visitar asteróide


Ilustração mostra a nave no asteróide Itokawa


SÃO PAULO – Com três anos de atraso, cápsula japonesa que deve conter as primeiras amostras retiradas de um asteróide volta à Terra.

A Hayabusa entrou hoje na atmosfera, criando uma bola de fogo no céu do deserto australiano.
A missão japonesa foi lançada em 2003 com o objetivo que colher amostrar do asteróide Itokawa. Ela passaria três meses na rocha especial de 500 metros de comprimento em 2005 e deveria ter voltado à Terra em 2007.

Uma sucessão de problemas atrasou seu retorno - um deles inclusive, no mecanismo que deveria pegar amostras do asteróide. Por isso, apesar do otimismo da JAXA, a Agência Espacial Japonesa, ainda há incertezas de que ela conseguiu realmente colher materiais do Itokawa.

Na chegada à Terra, a nave principal foi destruída, mas a cápsula contendo as amostras possui proteção especial anti-calor e um para-quedas que a permitiram pousar em segurança após ser ejetada a 200 km de altitude. As temperaturas durante a aterrissagem chegaram a 3000º C.

Antes de ser transferida para o Japão, a cápsula passa por um protocolo de esterilização, o que evitaria que quaisquer materiais dentro dela sofressem interferência de agentes terrestres.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Ondas de celulares prejudicam vida sexual?


Coelhos foram usados em pesquisa que testa efeito dos celulares no comportamento sexual masculino


SÃO PAULO – Não é de hoje que cientistas investigam o efeito das ondas eletromagnéticas de aparelhos celulares no cérebro das pessoas.

Mas um grupo de pesquisadores do Japão decidiu investigar um outro possível efeito colateral dos aparelhos: no comportamento sexual masculino.
A ideia da equipe da Escola de Medicina de Tokushima era testar se a exposição contínua ás ondas afetava de alguma forma esta região específica masculina.

É claro que arrumar cobaias humanas que aceitassem ter um celular colocado próximo aos seus testículos seria um tanto quanto difícil – então a equipe decidiu analisar os efeitos primeiro em coelhos.

Seu estudo, com o auto-explicativo nome de “Efeitos da exposição a um aparelho celular no comportamento sexual de coelhos machos adultos: um estudo observatório”, utilizou 18 animais divididos em três grupos.

Seis animais tiveram aparelhos ligados (800 MHz) próximos à sua região genital durante oito horas diárias, por um período de 12 semanas. Outros seis tiveram aparelhos desligados colocados próximos e o restante dos coelhos ficou sem telefones.

Após o período, seis fêmeas foram levadas sucessivamente às gaiolas dos machos, e o comportamento copulatório foi registrado, incluindo níveis de testosterona, dopamina e cortisol.

Os cientistas analisaram as características de cada copula, observando os momentos em que os coelhos chegavam ao ponto de “exaustão sexual”. Apesar de não notar diferença alguma nos níveis hormonais dos coelhos com aparelhos celulares, os cientistas afirmam que eles “ficavam sexualmente exauridos antes”.

A análise, publicada no específico International Journal of Impotence Research. “poderia ter algumas implicações práticas” – segundo os pesquisadores.



Fonte: http://info.abril.com.br/

Hacker fala sobre brecha no iPad


SÃO PAULO – Membro da empresa de segurança que descobriu a falha que expôs e-mails de usuários de iPad dá entrevista a site e diz que a grande culpa é da AT&T – mas que usuários da Apple irão se desiludir com a empresa.


Na semana passada, uma brecha no site da AT&T expôs os endereços de e-mail dos mais de 100 mil usuários de iPad.
Na segunda-feira, um cliente avisou a operadora, e a falha foi corrigida na terça. No entanto, na quarta, uma empresa de segurança chamada Goatse Security revelou os detalhes do bug ao blog Gawker Media.

Em entrevista ao site americano CNet, Escher Auernheimer, funcionário da Goatse, diz que a empresa escolheu não falar com a AT&T diretamente, mas que eles “não liberaram detalhes do ataque até ter certeza de que a brecha estava fechada”.

Segundo ele, o problema foi descoberto por um funcionário da Goatse ao utilizar o iPad. A situação agora está nas mãos do FBI, uma vez que a brecha expôs e-mails de autoridades governamentais e executivos de diversos setores.

“Eu acho que era necessário informar o público dessa maneira. Eu sei que algumas pessoas estão nos criticando, chamando de irresponsáveis, mas nós fizemos os melhores esforços para sermos bons garotos”, disse Auerheimer à Cnet. “Esperamos até que o buraco estivesse fechado. Não revelamos os dados, a não ser para um repórter que concordou em censurar as partes relevantes. Sentimos que era de interesse público”.

Sobre a culpa do ataque, ele até levanta a possibilidade de a Apple tomar mais cuidados de segurança, analisando melhor seus parceiros – mas é categórico “Acho que a maior parte da culpa é da AT&T”.

O hacker também alerta que os usuários da maçã, em especial, ficarão desiludidos daqui para frente com a popularização dos produtos da empresa. “Acho que os usuários da Apple têm uma expectativa irreal de proteção que será rapidamente destruída conforme eles se tornam uma ‘minoria’ bem maior”.



Fonte: http://info.abril.com.br/

Terremotos atingem Oceano Índico e Japão

SÃO PAULO – Dois tremores atingiram hoje o Oceano Índico e o Japão – mas após alertas iniciais de tsunami, autoridades acreditam que não haverá outros incidentes.


Um terremoto de 7,5 graus foi registrado próximo às ilhas indianas de Nicobar, e não há relatos de vítimas ou prejuízos. O epicentro ocorreu a uma profundidade de 34 quilômetros, 155 quilômetros a oeste da ilha de Misha.
Segundo informações da agência de notícias Reuters, o Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico, no Havaí, reviu um alerta inicial de tsunami que havia sido emitido para as regiões do Oceano Índico, como Índia, Sri Lanka, Myanmar, Tailândia e Malásia. O novo alerta afirma que tsunamis podem afetar costas num raio de 100 quilômetros do epicentro do terremoto.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) também reduziu a área de atenção apenas para a Índia. O Sri Lanka chegou a emitir um alerta local, mas ele foi removido.

Toda a região passou por fortes tremores há pouco tempo. Um terremoto de magnitude 9,15 com epicentro na costa de Sumatra disparou um tsunami que matou mais de 220 mil pessoas no Oceano Índico.

O segundo tremor registrado hoje foi no Japão. De magnitude 6.2, ele atingiu o norte do país e afetou Tóquio.

O epicentro ocorreu a 40 quilômetros de profundidade no oceano, na costa leste da principal ilha japonesa (Honshu), a cerca de 240 quilômetros de Tóquio. No entanto, não houve estragos ou mortos, e nenhum alerta de tsunami foi emitido.




Fonte: http://info.abril.com.br/