quinta-feira, novembro 04, 2010

Petrobras faz nova descoberta em Angola


A Petrobras fez nova descoberta no poço Cabaça Sudeste-2, no litoral de Angola. O poço está localizado a cerca de 100 quilômetros da costa, com profundidade de água de 470 metros e foi perfurado para a delimitação da recente descoberta de petróleo no Bloco 15/06.

Avaliações iniciais indicam a existência de petróleo de alta qualidade, com densidade de 34º API, com vazão de aproximadamente 7 mil barris por dia. A produtividade ficou restrita à capacidade limitada das instalações de superfície.

O bloco é operado pela Eni (35%), em parceria com Petrobras (5%), Sonangol Pesquisa e Produção (15%), SSI Fifteen Limited (20%), Total (15%), Falcon Oil Holding Angola S.A. (5%), e a Statoil Angola Block 15/06 Award S.A. (5%).

Esta é a segunda descoberta no bloco. A primeira, denominada Mpungi-1, anunciada recentemente, foi resultado da perfuração do poço Mpungi-1, localizado a 120 km da costa angolana, em profundidade de água de 1.050 metros e a uma profundidade total de 2.300 metros. Testes iniciais de produção indicaram vazão superior a 6 mil barris por dia de petróleo leve.

Exon

A subsidiária nigeriana da petrolífera Exxon Mobil anunciou na segunda-feira ter descoberto um reservatório de condensados de gás na costa sudeste da Nigéria.

O depósito de 50,3 metros condensados de gás foi descoberto no poço do bloco Pegi-1, a cerca de 75 quilômetros do Estado de Akwa Ibom, disse a empresa.

Fonte: http://portosenavios.com.br/

Revisão de estimativas no pré-sal na Bacia de Santos precisaria de novos testes e conclusão de poços, afirma Petrobras


A Petrobras destacou nesta quarta-feira que é relevante a conclusão dos poços e realização de testes de longa duração, antes de revisar para cima as estimativas de volume de petróleo em áreas do pré-sal. Na terça-feira, a petrolífera britânica BG Group - sócia da brasileira em áreas da Bacia de Santos - divulgou comunicado no qual revê para cima as estimativas de reservas de petróleo para os campos de Tupi, Iracema e Guará.

A nova estimativa é de 10,8 bilhões de barris de óleo equivalente (inclui óleo e gás), 34% sobre a estimativa média anterior de 8,1 bilhões de barris para os três campos.
A informação não foi confirmada pela Petrobras no dia e hoje a empresa divulgou uma nota oficial na qual informa julgar importante a conclusão dos poços que estão em perfuração na área do Plano de Avaliação de Tupi, antes da divulgação de informações adicionais sobre volumes recuperáveis (que podem ser extraídos) em Tupi e Iracema.

Já na área do Plano de Avaliação de Guará, a Petrobras considera importante a perfuração de novos poços de delimitação e a realização de um Teste de Longa Duração para a revisão da estimativa de volume anunciada.

A estatal reforça ainda que a nova estimativa feita pela BG não constitui uma divulgação dos Consórcios responsáveis pela operação dos blocos. De acordo com a Petrobras, as informações são de responsabilidade da BG e foram respaldadas por relatório de empresa de consultoria contratada unicamente pela BG.

Sendo assim, a Petrobras reitera as estimativas já divulgadas de 5 a 8 bilhões de barris de óleo equivalente recuperável em Tupi e Iracema (Bloco BM-S-11) e de 1,1 a 2 bilhões de barris de óleo equivalente recuperável em Guará (Bloco BM-S-9). A companhia informou à BG Group a necessidade de cumprimento das regras estabelecidas no Contrato de Operações Conjuntas (Joint Operations Agreement).

Fonte: http://oglobo.globo.com/

Produção de óleo da Petrobras no Brasil cai 3,9% em setembro


SÃO PAULO - A produção de petróleo e gás da Petrobras recuou em setembro na comparação com agosto, segundo dados divulgados pela estatal.

No Brasil foram produzidos, em média, 1,943 milhão de barris por dia de petróleo e liquefeito de gás natural (LGN) em setembro, 3,9% a menos que os 2,022 milhões de barris por dia registrados em agosto.

No exterior, a Petrobras extraiu 153,6 mil barris por dia em setembro, ante 151,6 mil barris no mês anterior.

A produção de gás natural sem liquefeito no Brasil atingiu 53,773 milhões de metros cúbicos diários, 2,6% acima dos 52,384 milhões de metros cúbicos de agosto.

A produção total, de óleo e gás, no Brasil e no exterior, foi de 2,529 milhões de barris de óleo equivalente por dia em média, 2,6% inferior aos 2,598 milhões de barris de óleo equivalente extraídos em agosto.

Fonte: http://oglobo.globo.com/