terça-feira, fevereiro 07, 2012

Petrobras recebe propostas para integrar plataformas


A Petrobras vai receber amanhã as propostas para a montagem dos módulos e a integração das oito plataformas de produção, armazenagem e transferência (FPSOs) que serão instaladas no pré-sal e montadas no Brasil com alto índice de nacionalização. O custo estimado pelo mercado no ano passado para o total da encomenda varia entre US$ 5 bilhões e US$ 7 bilhões. A compra é de cerca de 80 módulos mais a respectiva integração.

Os oito cascos já estão sendo construídos em Rio Grande, no Rio Grande do Sul, no dique seco da Ecovix, braço da Engevix Engenharia para construção oceânica. O custo de construção dessas unidades é de US$ 3,46 bilhões, segundo informou ao mercado a Galp Energia, uma das sócias da Petrobras, que tem ainda a BG e a Repsol como sócias nas áreas onde as plataformas serão instaladas.

Para construir as oito plataformas, a Petrobras dividiu a licitação em partes. Primeiro licitou os cascos, já contratados, e depois colocou em licitação quatro pacotes de módulos e três integradores. É para as duas últimas partes que as propostas serão entregues amanhã.

Os módulos poderão ser integrados em um canteiro de obras, e não é necessário um estaleiro. Os participantes da licitação, que serão conhecidos amanhã, deverão comprovar o direito do uso da área onde serão construídos os módulos, assim como apresentar as devidas licenças ambientais para o local. Uma fonte qualificada da Petrobras explicou que o vencedor não será conhecido no mesmo dia.

A estatal se reserva o direito de negociar uma nova redução entre os vencedores dos pacotes de módulos e integração que apresentarem o menor preço entre os participantes. Isso porque a companhia não divulga qual o orçamento que dispõe para cada uma das unidades. A entrega das propostas estava marcada para janeiro e foi adiada por 15 dias a pedido dos próprios participantes.

Depois de construídas as plataformas serão instaladas nos campos encontrados nos blocos BM-S-11 e BM-S-9 (Lula, Lula Nordeste, Cernambi, Guará e Carioca são alguns deles). Cada plataforma terá capacidade para processar diariamente 150 mil barris de petróleo e 6 milhões de metros cúbicos de gás. Depois de instaladas e quando estiverem operando com capacidade máximas, em meados dessa década, elas vão adicionar cerca de 900 mil barris à produção nacional de petróleo.

A FPSOs são chamadas de “replicantes” na Petrobras porque tiveram seus projetos simplificados e equipamentos padronizados pela área de engenharia. Elas receberam os números P-66 a P-73, e os cascos têm prazos variados para construção. No caso da P-66, a primeira delas, o prazo é de três anos a partir do contrato, assinado em novembro de 2010. A última cinco anos e sete meses depois da assinatura do contrato.

Fonte: Valor Econômico Por (Cláudia Schüffner Do Rio)

Renda no RJ sobe mais e se aproxima da de SP


A diferença entre o rendimento médio real dos trabalhadores da região metropolitana de São Paulo ante o resto do País está menor. De 2003 a 2011, o salário dos paulistas teve alta de 13,8% e foi o que menos cresceu entre as seis regiões metropolitanas pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com os números do instituto, a alta do rendimento de São Paulo foi quase nove pontos porcentuais inferior à verificada no total do País. Desde 2003, quando foi implementada a nova metodologia da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), o rendimento médio que mais cresceu foi o da região metropolitana do Rio de Janeiro (33,8%), seguida por Belo Horizonte (32,1%) e Salvador (30,9%).

'É possível dizer que as demais regiões estão convergindo para onde está São Paulo', diz Regina Madalozzo, professora de economia do Insper - Instituto de Ensino e Pesquisa.

A pulverização do salário no País também tem sido influenciada pelo aumento do salário mínimo, que cresceu de R$ 240 para R$ 545 entre 2003 e 2011, e pelos programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, do governo federal. Esses dois fatores costumam ter mais influência em regiões economicamente ainda menos desenvolvidas, como Recife e Salvador.

'No curto prazo, os programas de transferência de renda são positivos para diminuir as desigualdades regionais' diz o economista José Márcio Camargo, professor da PUC-Rio. Ele ressalta, entretanto, que é preciso que os governos pensem em políticas de longo prazo para melhorar de forma permanente o rendimento dos trabalhadores das regiões menos favorecidas, como o Norte e o Nordeste do Brasil.

Disputa

A redução entre os rendimentos das regiões deve criar uma disputa entre Rio e São Paulo pelo posto de 'dono' do maior rendimento nos próximos anos. No ano passado, a diferença foi de apenas 0,6% ou R$ 10,87 a favor de São Paulo; em 2003, era de R$ 234,99. 'Durante a década de 90, a gente observou um crescimento econômico muito baixo no Rio de Janeiro. Então, deve estar havendo uma recuperação dessa década bastante fraca', afirma Rafael Bacciotti, economista da Tendências Consultoria.

A recente recuperação econômica do Estado tem sido puxada sobretudo pelos projetos das empresas ligadas ao setor de petróleo e gás e pela demanda de investimento criada com a Copa do Mundo, de 2014, e Jogos Olímpicos, em 2016.

Petróleo

'O Rio tem grandes reservas de petróleo, empresas petrolíferas estão se instalando lá. Isso faz com que o mercado de trabalho aumente', avalia Camargo. Na opinião dele, o setor de serviços também tem atraído investimentos por meio do turismo e pelo o que chama de a 'renovação da cidade'.

'Houve uma política de reordenação urbana bem-sucedida, a questão da segurança melhorou nesse período e ajudou na recuperação do Rio.'

Esse aquecimento econômico causado por diversos fatores, segundo Regina Madalozzo, fez com que a demanda pelo trabalho crescesse mais rapidamente no Rio do que em outras regiões do País, o que levou 'os salários a subirem mais rapidamente'.

De acordo com o IBGE, na indústria, por exemplo, a renda cresceu 23,8% entre 2003 e 2011 no País, enquanto no Rio o aumento foi de 43,3%. 'É saudável que a economia do País esteja diminuindo as diferenças, até porque a infraestrutura existente não comportaria mais que todo mundo visse trabalhar em São Paulo', diz Regina.

Fonte: http://estadao.br.msn.com/