domingo, junho 03, 2012

Dados comprovam descoberta de petróleo de boa qualidade em Carcará


O poço está localizado a 232 km do litoral do Estado de São Paulo, em profundidade de água de 2.027 metros

Rio de Janeiro (RJ) - Novos dados obtidos com a perfuração do poço 4-SPS-86B (4-BRSA-971-SPS), que testa o prospecto designado como Carcará, reforçam a importância desta descoberta de petróleo de boa qualidade realizada no bloco BM-S-8 em águas ultraprofundas no pré-sal da Bacia de Santos, informou hoje (31/5) a Petrobras, por meio de sua assessoria.
Segundo a nota enviada, o poço comprovou, até o momento, uma coluna contínua de 171 metros de petróleo em reservatórios de excelente qualidade. Foram retiradas novas amostragens de petróleo de cerca de 32º API de reservatórios situados até 5.910 metros que também atestam a continuidade da descoberta já comunicada ao mercado pelo consórcio em 20/03.
 O poço está localizado a 232 km do litoral do Estado de São Paulo, em profundidade de água de 2.027 metros. Atualmente o poço está sendo perfurado, ainda dentro da zona de petróleo, a 5.926 metros de profundidade, buscando determinar o limite inferior dos reservatórios e identificar a espessura total das zonas de interesse.
 O consórcio dará continuidade às atividades e investimentos necessários para a avaliação da área, conforme o Plano de Avaliação aprovado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
A Petrobras é operadora do consórcio (66%) em parceria com a Petrogal Brasil (14%), Barra Energia do Brasil Petróleo e Gás Ltda. (10%) e Queiroz Galvão Exploração e Produção S.A. (10%).
 Fonte: Redação Macaé Offshore com assessoria da Petrobras.

Bovespa se recupera e sobe com ajuda da Petrobras

Em mais um dia de muita instabilidade e aversão ao risco nos mercados internacionais, o principal índice da bolsa paulista voltou a subir nesta quinta-feira, ajudado pela recuperação da ação da Petrobras no início da tarde. Às 15h22, o Ibovespa tinha alta de 0,57%, a 54.103 pontos. Na mínima do dia até o momento, o índice chegou a cair 1,3%, a 53.089 pontos. O giro financeiro da sessão era de R$ 5,15 bilhões.
Enquanto isso, a ação preferencial da Petrobras subia 1,58% a R$ 18,64, ajudando a neutralizar a queda da preferencial da Vale e da OGX, que caíam 0,27% e 1,54%, respectivamente.
“O mercado está vivendo uma situação bastante complicada e será difícil ver um movimento consistente de compra. Vamos continuar a ter muita volatilidade”, disse o analista José Góes, da Stock Asset. “Nesse nível, a bolsa começa a ficar atrativa, mas como a sensação é de que a situação na Europa está se deteriorando, a bolsa ainda pode cair mais.”
Segundo Góes, a análise gráfica indica que a próxima parada do Ibovespa seria perto de 50 mil pontos e, caso o cenário externo piore muito, o índice poderia cair até os 48 mil pontos. Em Wall Street, o Dow Jones girava em torno da estabilidade. Já o índice das bolsas europeias fechou em queda de 0,7%.
Dados divulgados nesta manhã sugerem que a recuperação do mercado de trabalho nos Estados Unidos está estagnando, depois de um forte desempenho no início do ano. Além disso, o crescimento do país foi um pouco mais lento do que inicialmente previsto no primeiro trimestre.
Saiba mais
O mercado acompanha de perto o desempenho do Ibovespa porque este é o mais importante indicador do desempenho médio das cotações do mercado de ações brasileiro. O índice retrata o comportamento dos principais papéis negociados na bolsa. A pontuação do Ibovespa aumenta na medida em que sobe o valor das ações.

Fonte: Reuters