domingo, setembro 13, 2009

Widgets brasileiros são destaque no novo Nokia N97


O N97, aguardado modelo de smartphone da Nokia lançado oficialmente no Brasil nesta quarta-feira, tem uma contribuição brasileira em sua criação. Quatro widgets instalados no aparelho foram criados por desenvolvedores brasileiros, entre eles o widget do Terra, que permite aos usuários acessarem o conteúdo do portal diretamente da tela inicial do aparelho.

Os desenvolvedores do Forum Nokia e do Instituto Nokia de Tecnologia (INdT), órgão independente que trabalha com soluções em comunicação móvel, criaram também os widgets do BuscaPé, Climatempo e Gol.
Os widgets estão entre as principais inovações do modelo. Estes miniaplicativos rodam em segundo plano e oferecem acesso a diversas funções, conectadas à web ou não, como redes sociais, previsão do tempo e últimas notícias. Os widgets podem, inclusive, "conversar" com o GPS e a bússola digital integrados no aparelho, detectando a posição geográfica e oferecendo conteúdos de interesse local para o usuário. O serviço Nokia Mapas, que vem com uma licença de navegação orientada por voz para o Brasil de três meses, tem acesso a mapas de mais de 200 países e 15 milhões de pontos de interesse em todo o mundo.
A música também é outro ponto de destaque do novo modelo. A edição brasileira do Nokia N97 virá com uma licença de 12 meses do serviço Comes With Music, permitindo download ilimitado de um catálogo de mais de 5 milhões de músicas. O usuário pode baixar as faixas pelo aparelho ou por um computador cadastrado, assim como pode transferir as músicas do PC para o telefone ou vice-versa.
O áudio do Nokia N97 ainda pode ser enviado para outros dispositivos através da tecnologia Bluetooth A2DP estéreo, como o viva-voz do carro ou outros acessórios musicais compatíveis.
Outras das inovações do aparelho são o teclado QWERTY integrado a uma tela sensível ao toque personalizada. O modelo vem com 32 GB de armazenamento interno, velocidade de conexão 3G ou Wi-Fi e câmera de 5 megapixels. O N97 já está em pré-venda pelo preço sugerido de R$ 2.399 direto na loja online da Nokia, ainda sem informação sobre subsídios de preços oferecidos pelas operadoras.

Mapeamento online de crimes ajuda polícia dos EUA


Um número cada vez maior de departamentos de polícia dos Estados Unidos está utilizando softwares de mapeamento na internet para registrar dados dos boletins de ocorrência, identificar tendências criminosas e enviar a informação para o público por meio de mapas online e alertas por e-mail.

Segundo reportagem do jornal americano USA Today, o site CrimeReports.com, que oferece um dos principais softwares para este tipo de mapeamento, registrou um aumento significativo nos últimos meses no número de departamentos policiais registrados para utilizarem o serviço.
"Quanto mais as pessoas entenderem o que está acontecente no seu bairro, mais elas podem ajudar", afirmou o chefe do departamento de polícia da cidade de East Palo Alto, na Califórnia, Ron Davis, que começou a utilizar o software há seis meses.
O CrimeReports, que teve a polícia metropolitana de Washington como primeira cliente em junho de 2007, divulgou que atualmente cerca de 500 departamentos e 50 agências policiais acessam mensalmente o site, cobrindo cerca de 25% da população norte-americana.
Um dos fundadores do site, Greg Whisenant, explicou que programas de computadores analisam os registros de ocorrências online em busca de caracterísitcas comuns para criar os mapas e gráficos disponibilizados gratuitamente ao público.
O site cobra entre US$ 100 e US$ 200 por mês dos departamentos policiais que usam o serviço. Um software é instalado diretamente nas delegacias, enviando os dados dos boletins de ocorrência digitalizados automaticamente para o site, que é atualizado diariamente.
A polícia de Palo Alto, por exemplo, segundo informações da analista de segurança Doris Cohen, fornece informações básicas para a comunidade através do site, que envia automaticamente e-mails de alerta regulares para mais de 250 pessoas, enquanto muitas outras visitam diretamente o site.
Além do Crime Reports, outros sites similares oferecem quase o mesmo serviço, como o SpotCrime.com, que seleciona dados de crimes em relatórios públicos para criar seus mapas, em parceria com sites de jornais e televisões. O serviço inclui mais de 200 cidades norte-americanas e está em mais de 71 sites de notícias.


Google planeja novo espelho para energia solar mais barata


O Google está decepcionado com a falta de ideias avançadas nas quais seja possível investir, no setor de tecnologia ecológica, mas a empresa está trabalhando para desenvolver tecnologia de espelhos própria que poderia reduzir o custo de construção de usinas de energia solar em 25% ou mais.
"Estamos estudando materiais muito incomuns para espelhos, tanto para a superfície reflexiva quanto para o substrato sobre o qual o espelho é montado," disse Bill Weihl, líder dos projetos de energia ecológica do Google, na Reuters Global Climate and Alternative Energy Summit, em San Francisco, na quarta-feira.
O Google, conhecido por seu serviço de buscas na internet, no final de 2007 anunciou que nos anos vindouros investiria em empresas e pesquisaria por conta própria no ramo de produção de energia renovável e a preço acessível.
Os engenheiros da empresa estão concentrados na tecnologia térmica solar, pela qual a energia do sol é utilizada para aquecer uma substância que gera vapor capaz de acionar uma turbina. Os espelhos concentram os raios do sol na substância a aquecer.
Weihl disse que o Google estava reduzindo o custo de produção dos heliostatos, os campos de espelhos que precisam acompanhar o movimento do sol, a pelo menos a metade, "mas idealmente a um terço ou um quarto."
"Tipicamente o que vemos é de US$ 2,50 a US$ 4 (por watt) em custos de capital," disse Weihl. "Com isso, uma instalação de 250 watts custaria entre US$ 600 milhões e US$ 1 bilhão. É muito dinheiro."
Isso equivaleria a preços de entre 12 e 18 centavos de dólar por quilowatt/hora. O Google espera desenvolver tecnologia viável que possa ser exibida aos demais departamentos da empresa dentro de dois meses, disse Weihl. Os testes precisarão ser acelerados para demonstrar o impacto de décadas de uso sobre os espelhos em condições desérticas.
"Ainda não chegamos lá," ele disse. "Mas tenho esperança de desenvolver espelhos mais baratos que os usados pelas companhias envolvidas nesse mercado."

Brasil quer ser referência mundial em software livre

O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) quer transformar o Brasil em um centro internacional de referência em software livre, dentro de um ambiente de redes de colaboração. Para isso, é preciso avaliar fatores como a qualidade do produto e o processo de desenvolvimento, destacou nesta quinta-feira Jarbas Lopes Cardoso, coordenador de projetos de cooperação do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, do MCT.
A expectativa é colocar à disposição da sociedade, em outubro próximo, em uma comunidade que vai se chamar 5CQualiBR, os primeiros resultados do projeto, que incluem modelos de testes, avaliação de produtos e processos. Ele explicou que dentro de um ambiente restrito de empresas já há coisas que são consolidadas internacionalmente. No Brasil, as questões nesse ambiente empresarial são resolvidas em um nível muito bom, disse Cardoso. As empresas têm seus próprios métodos de gestão, destacou.
Mas, na hora em que você passa para um ambiente de colaboração, onde as pessoas estão distribuídas via rede e, na maioria das vezes, trabalhando de boa vontade, fica difícil administrar tudo isso com regras tradicionais de gestão de projetos. "O CTI Renato Archer está preocupado com isso", disse Cardoso.
Segundo ele, há indagações que ainda buscam respostas. Entre elas, ele mencionou como "qualificar uma contribuição vinda de uma rede de cooperação, como aquilo foi criado, como a gente pode confiar nas respostas e na rapidez dessas respostas".
O CTI do MCT está estudando casos de sucesso, como o software público brasileiro, para poder replicar. O objetivo é fortalecer a indústria nesse novo ambiente de colaboração livre para gerar novos negócios e, consequentemente, riqueza social. No momento, o CTI está verificando o acesso à comunidade que será criada (5CQualiBR). "Como tem uma demanda potencial para isso, a gente não quer que a infraestrutura não dê conta do acesso", explicou Cardoso.
Alguns testes preliminares estão sendo feitos com o objetivo de expandir o projeto, que está aberto à contribuição da indústria e da comunidade que participa e vive da tecnologia da informação, afirmou o coordenador do CTI Renato Archer.
Cardoso participou hoje do Encontro de Negócios em Software Livre, no Rio Info 2009 7º Encontro Nacional de Tecnologia e Negócios, promovido pelo Sindicato das Empresas de Informática do Estado do Rio de Janeiro (Seprorj).

Sensor portátil identifica sinais de câncer de pulmão


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Sensor portátil identifica sinais de câncer de pulmão
10 de setembro de 2009 • 19h38 • atualizado às 19h38
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A respiração de pacientes de câncer de pulmão difere da de pessoas saudáveis por conter maiores concentrações de parafinas e outros compostos orgânicos voláteis. Pesquisadores sabiam disso há anos e tentaram desenvolver sistemas de análise de respiração capazes de identificar a doença, como alternativa às tomografias computadorizadas.
Os sistemas tendiam a ser dispendiosos e a requerer equipamentos e técnicas complicados para concentrar os compostos no nível detectável. Gang Peng, do Instituto de Tecnologia de Israel, em Haifa, e seus colegas agora desenvolveram o que dizem ser um sensor portátil barato e capaz de distinguir rapidamente entre a respiração de pacientes de câncer pulmonar e pessoas saudáveis.
O sensor, descrito em estudo para a Nature Nanotechnology, utiliza minúsculas partículas de ouro, com cinco bilionésimos de metro de diâmetro, coroadas por compostos orgânicos selecionados por sua capacidade de reagir com quatro compostos voláteis encontrados em concentrações elevadas na respiração de pacientes de câncer do pulmão.
Quando as partículas são depositadas sobre uma fina película entre eletrodos gêmeos, agem como resistor elétrico. Os pesquisadores estão desenvolvendo o sistema, e dizem que abordagem semelhante pode funcionar também para o diagnóstico de outras doenças.

Celulares: Consumidor insatisfeito pode romper contrato sem pagar multa, diz Ministério da Justiça


Mantendo a linha de ação sobre as teles, disparada no fim de julho com ações contra a Oi e a Claro, o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça divulgou nesta quarta-feira, 02/09, uma nota técnica que pode ajudar os clientes da telefonia móvel em suas desavenças com as operadoras. No nota, inclusive encaminhada à Anatel, o DPDC sustenta que a má qualidade do serviço permite os clientes do Serviço Móvel Pessoal rescindirem contratos sem multa, mesmo em caso de fidelização.
"Quando o prestador do serviço descumpre as normas do contrato, o consumidor pode romper o vínculo sem o pagamento de multa, mesmo com a fidelização ainda valendo. Pouca gente sabe disso", afirma o diretor do DPDC, Ricardo Morishita. Para o DPDC, cabe às operadoras provarem que o serviço manteve a qualidade.
Baseado no Código de Defesa do Consumidor e no Regulamento do SMP, o parecer diz que qualquer inadequação no produto ou na prestação do serviço considera-se um desrespeito aos direitos do consumidor, caracterizando a figura do vício do produto ou do serviço. E assim pode ser enquadrado um serviço “que não atende ao padrão de qualidade que o consumidor razoavelmente confia adquirir”. O objetivo do DPDC é orientar os Procons e reforçar a municação dos consumidores nas disputas com as operadoras.
A nota técnica entende que o exercício da liberdade de escolha dos consumidores é dificultado quando eles se obrigam a um determinado prazo de permanência junto à fornecedora, ou seja, a fidelização. Para o DPDC, “a fidelização é opcional e deve fazer objeto de instrumento paralelo e distinto do Termo de Adesão a Plano de Serviço”.
Diz ainda a nota técnica que, “conforme o Regulamento [do SMP], a má qualidade na prestação do serviço por si só já legitima o consumidor a desistir do benefício oferecido pela fornecedora e liberar-se do contrato antes do decurso do prazo de permanência sem qualquer ônus ou penalidade”.
Com base nessa avaliação, o DPDC sustenta três entendimentos, repassados à Anatel e ao Sistema Nacional de Defesa do Consumidor – ou seja, a todos os Procons do país.
1) caracterizam vício no serviço móvel pessoal o descumprimento, pela fornecedora, de qualquer obrigação prevista em lei, regulamento ou contrato, ou a frustração das legítimas expectativas do consumidor quanto à qualidade da prestação;
2) em caso de vício no serviço móvel pessoal, o consumidor tem o direito de rescindir o contrato sem prejuízo da responsabilidade civil da fornecedora e independentemente de qualquer penalidade, mesmo quando submetido a prazo de permanência mínimo (“fidelização”);
3) em caso de vício no serviço móvel pessoal, é ônus da prestadora comprovar a improcedência da inadequação alegada pelo consumidor.
* Com informações do Ministério da Justiça