quarta-feira, dezembro 30, 2009

Netbook do Google com Chrome OS pode vir com multitoque e SSD


Vazaram as especificações do netbook do Google com Chrome OS, e tem muita, muita coisa boa.

De acordo com o IBTimes, o netbook do Google terá a plataforma Nvidia Tegra com um processador ARM. Se os boatos se confirmarem, ele também terá uma tela multitoque de 10,1 polegadas com resolução 1280x720 - ou seja, capaz de reproduzir vídeos em alta definição - além de disco SSD de 64GB, 2GB de RAM, webcam e todo tipo de conectividade: portas USB, porta Ethernet, Wi-Fi, 3G integrado, Bluetooth e, opcionalmente, GPS. E, como era de se esperar, o netbook vai rodar Chrome OS e virá com a suíte de aplicativos web do Google.

Os boatos também indicam que o netbook estará disponível no fim de 2010 pelo preço subsidiado de menos de 300 dólares, o que é impressionante dado o hardware prometido. Ele seria vendido diretamente pelo site do Google, e eles podem se unir a uma operadora móvel nos EUA para vendê-lo com um plano 3G.

Ainda sigo ansioso pelo lançamento do Chrome OS, só não sei pra que 64GB de armazenamento se tudo vai ficar "na nuvem". E, claro, as configurações impressionam agora, mas será que será o caso quando o netbook for lançado, daqui a quase um ano? É esperar pra ver.


GM mostra que seu elétrico Volt anda sobre trechos alagados


Chevrolet Volt, da GM: a montadora diz que trechos alagados não são problemas para ele
Semana passada, enquanto os moradores de São Paulo lutavam contra as enchentes, um pensamento veio à cabeça deste que escreve: “e se, por um azar do destino, houvesse uma oferta de carros elétricos em nosso país, estaríamos vendo agora uma pane geral nos sistemas?”.
Passei o pensamento catastrófico adiante. E confessarei em nome de colegas de redação: muitos desistiram do sonho de, um dia, comprar o próprio veículo ecológico de rouco manso. Pelo menos no tempo em que continuarem a viver na antiga Terra da Garoa.

Se, hoje, até mesmo as autoridades da Terra do Dilúvio justificam os desastres urbanos pela intensidade dos fenômenos naturais, ora, a nós, mortais, só resta a reza e o bom zelo por nossas máquinas à álcool, à diesel ou à gasolina. Assim pensamos. Mas horas depois, lá dos Estados Unidos, a General Motors trovejou um vídeo e nos enviou uma dose de esperança.

Em mais um capítulo da novela Chevy Volt, a montadora mostrou que seu carro, a ser lançado em 2011, não tem o sistema elétrico comprometido ao trafegar por ruas alagadas.

"Máquina do suicídio" ajuda a remover dados de redes sociais



Um novo site promete apagar quase todos os dados criados pelos internautas nas principais redes sociais. Como diz o nome do serviço, a Web 2.0 Suicide Machine remove todos os rastros deixados no Facebook, Twitter, LinkedIn e MySpace.
A "Máquina do Suicídio da Web 2.0" promete eliminar dados pessoais, fotos, comentários e outras informações dos sites compatíveis em menor tempo do que uma remoção manual, e cita o exemplo de tempo médio de 52 minutos para apagar informações no Facebook para um usuário com 1.000 amigos. Na "mão", esse mesmo processo levaria mais de 9 horas e 35 minutos.

O site, gratuito, diz ter ajudado os usuários a deixar de ter mais de 35.535 amigos nas redes. Na prática, a Web 2.0 Suicide Machine não encerra a conta nessas redes sociais, mas consegue apagar a maioria das informações presentes nos perfis do usuário, algo que não pode ser cancelado ou desfeito após o início do procedimento. O endereço do site é www.suicidemachine.org.




Fonte: www.terra.com.br

Rotas aéreas da América viram obras de arte na web


O artista plástico Aaron Koblin se especializou em criar imagens coloridas usando uma matéria-prima incomum: as rotas dos aviões que sobrevoam a América do Norte e partes dos Oceanos Atlântico e Pacífico.
Koblin, funcionário do Google, usa dados fornecidos pela Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos para conceber as obras, reunidas em seu site pessoal.

Elas mostram a rota de voos na região durante um período de 24h, diferenciando tipo de aeronave, fabricante e altitude percorrida.

As cores mais fortes indicam voos a altas altitudes, e as mais tênues revelam pousos e decolagens. O trabalho dá uma ideia de como é concorrido o céu da América do Norte, onde, diariamente, apenas as empresas aéreas americanas operam cerca de 27 mil voos.





Fonte: www.terra.com.br

Lente de contato controla diabetes


No Canadá, pesquisador desenvolve uma lente de contato que monitora continuamente o nível de açúcar no corpo.


O material das lentes alerta sobre as variações nos níveis de glicose mudando de cor, o que substitui a necessidade de retirar amostras de sangue frequentemente ao longo do dia.
Essa tecnologia não invasiva foi desenvolvida pelo professor Jin Zhang da Universidade de Western Ontario. Ela usou nanopartículas que reagem com as moléculas de glicose encontradas nas lágrimas, causando uma reação química que altera a cor da lente.


Esta semana, o projeto recebeu mais US$216,342 da Canada Foundation for Innovation (CFI) para continuar as pesquisas. Essa mesma tecnologia poderia ser usada em diversas áreas, incluindo empacotamento de alimentos. Filmes com nanopartículas sensíveis poderiam avisariam sobre a entrada de oxigênio, dióxido de carbono e umidade nas embalagens, evitando a ingestão de alimentos


Google pode apresentar seu telefone celular no dia 5

A Google anunciou nesta terça-feira um evento para o dia 5 de janeiro relacionado com o sistema operacional para celulares Android e durante o qual, segundo alguns blogs especializados, poderia apresentar o Nexus One, o telefone celular criado pela companhia.
O convite enviado hoje pela Google à imprensa informa que haverá uma entrevista coletiva sobre o Android na sede da companhia no dia 5, mas não há mais detalhes. A imprensa americana dá quase como certo que o evento servirá para apresentar oficialmente o Nexus One, cuja existência ainda não foi confirmada, mas que já seria usado por muitos funcionários da Google.

Produzido em cooperação com a firma taiuanesa HTC, o Nexus One será distribuído diretamente pela Google e, segundo algumas fontes, também pela operadora T-Mobile. O primeiro telefone celular com a plataforma Android chegou ao mercado há aproximadamente um ano e desde então apareceram diferentes modelos, entre os que o mais popular é, talvez, o Droid, da Motorola.

A Google investiu muito tempo e dinheiro durante 2009 para completar com sucesso sua incursão na área da telefonia celular e promover os telefones de seus parceiros com o Android. Agora, caso os rumores se confirmem, eles terão um novo concorrente com o Nexus One.