sexta-feira, maio 21, 2010

Google TV chega ainda em 2010



A busca e a internet chegam aos televisores: o Google TV chegará no segundo semestre deste ano em linha da Sony e set-up boxes


SÃO PAULO – O Google apresentou hoje na conferência anual de desenvolvedores (I/O), em São Francisco, nos Estados Unidos, como será o tão aguardado serviço que levará a web até a televisão: o Google TV.

A tecnologia visa trazer uma programação televisiva criada pelo próprio usuário, que conseguirá, por meio de controles remotos (smartphones com Android, dispositivos específicos e até comandos de voz), buscar por conteúdos disponíveis pela internet usando uma barra de pesquisa rápida inserida na tela.
De acordo com os executivos da companhia, os primeiros exemplares de Google TV chegarão ao mercado americano entre setembro e novembro deste ano, embutidos nos televisores da Sony. Ao mesmo tempo, também serão vendidos set-up boxes desenvolvidos pela Logitech, que podem aplicar a tecnologia em qualquer outra TV por HDMI.

Para rodar de modo satisfatório nos televisores, o Google informa que houve uma adaptação específica de processadores realizada pela Intel, que entra como outra parceira no projeto. Segundo a empresa, o serviço possui melhor rendimento com conexões acima de 3MB/s.

A razão de existir do Google TV, dizem os desenvolvedores, é trazer uma experiência completa de internet para as telas grandes, seja para assistir a vídeos no YouTube, buscar por episódios de seriados ou ainda usar aplicativos de web baixados pelo Android Market para ver a previsão do tempo ou gerenciar o Twitter, por exemplo.

Em essência, o Google TV é dividido em três componentes: Android (a partir da versão 2.1), o browser Chrome e Flash 10.1; juntos, esses recursos conseguem levar “o entretenimento da internet para sua sala de estar, quando o espectador quiser”, segundo os desenvolvedores. Em uma das demonstrações, por exemplo, os criadores da tecnologia buscaram pelo seriado "House" e encontraram conteúdos disponíveis por streaming pelas emissoras de TV e em sites de vídeos da internet.
Para os grandes produtores de conteúdo televisivo, o Google prepara um flexível plano de distribuição de conteúdo, procurando trazer vantagens comerciais para os grupos de mídia. Em meio a isso, os usuários também poderão gravar o conteúdo por meio do sistema digital DVR.

A expectativa das empresas envolvidas é grande. Durante a apresentação, por diversas vezes os desenvolvedores e executivos de Google, Sony e Intel disseram que a experiência com a tecnologia é "única", pois junta o melhor dos dois mundos, internet e TV, e faz com que o espectador perca menos tempo procurando conteúdo para passar mais tempo assistindo-o.

Segundo as descrições passadas pelos próprios envolvidos no projeto, o mercado de telespectadores é composto por 4 bilhões de pessoas, com publicidade equivalente a US$ 70 bilhões anuais.

As empresas ainda não revelam informações sobre o preço final dos hardware, que serão vendidos exclusivamente pela BestBuy. Uma vez comprada a estrutura, o serviço é gratuito.

Vic Gundotra, vice-presidente de engenharia do Google, afirmou que a tecnologia passará a ser comercializada internacionalmente a partir de 2011.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Corinthians ganha chip de celular


SÃO PAULO – Acalmem-se, corinthianos, não é mais uma daquelas piadas cheias de estereótipos de internet: o Sport Club Corinthians Paulista realmente anunciou hoje o lançamento do “Chip do Timão”, que funcionará na rede da operadora Claro.

O serviço é capaz de levar informações, notícias e estatísticas do clube paulista, além de um acompanhamento em tempo real das partidas, dependendo do valor pacote.
Ao todo, são três opções disponíveis: a mais completa custará R$ 3 por semana, mais impostos; e a mais barata terá o valor de R$ 0,10 por mensagem recebida. Para usufruir, basta o torcedor assinar uma linha e um plano pré ou pós-pago de preço da operadora parceira.

Os chips estarão disponíveis a partir do dia 11 de julho nas lojas “Poderoso Timão” e “Shop Timão”. Até lá, o único meio de obter o produto é por meio das promoções que o clube fará até a Copa do Mundo 2010.

Segundo a assessoria do Corinthians, até o início da Copa, haverá a distribuição de mais mil chips para cada gol da equipe na série A do Campeonato Brasileiro. A expectativa é gerar em dois meses cerca de 100 mil assinantes para o produto.

Recentemente, a Claro fez outra parceria tecnológica com o Corinthians, levando o perfil de Ronaldo, centroavante da equipe, para o Twitter.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Eletrobrás abre mais de 200 vagas em TI


Inicialmente as oportunidades destinam-se a Brasília e Rio de Janeiro, mas, conforme as necessidades do órgão, os aprovados poderão ser lotados em unidades de qualquer cidade do país.


A remuneração inicial oferecida é de R$ 3.975,10. Os convocados cumprirão jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Inscrições

Os interessados em participar da seleção pública poderão efetuar inscrição a partir da próxima terça-feira, dia 25 no site da Cesgranrio, organizadora do concurso. O prazo segue até 20 de junho. A taxa é de R$ 75.

Candidatos inscritos no CadÚnico, do governo federal e que forem membros de família de baixa renda podem solicitar isenção do pagamento do valor, de 25 a 27 deste mês, no site da Cesgranrio.

Outras informações

Os candidatos inscritos serão submetidos a provas objetiva e discursiva, a serem aplicadas em 27 de julho. O prazo de validade para preenchimento das vagas é de um ano, prorrogável por igual período, a contar da data de publicação do edital de homologação do resultado final.

Eventuais dúvidas sobre o concurso podem ser esclarecidas por meio do telefone 0800 7010 2028. O atendimento é de segunda a sexta, das 9h às 17h.

O edital do concurso pode ser acessado no site da Cesgranrio.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Foursquare ganha 15 mil usuários por dia


Denis Crowley, fundador do Foursquare, diz que aprendeu com a venda de sua primeira startup


SÃO PAULO - Após atingir a marca de um milhão de usuários, o site de geolocalização Foursquare tem somado 15 mil novos usuários ao dia. A informação foi dada pelo seu fundador, Dennis Crowley, no evento Insider´s Startup Business 2010, que aconteceu esta manhã, em Nova York. As informações são do blog Mashable.

Em entrevista ao fundador do evento, Henrique Blodgett, Crowley comentou sobre a rápida ascensão da ferramenta e sobre o recente acordo com a rede de cafés Starbucks _de acordo com a promoção, os “prefeitos” das lojas Starbucks na rede social teriam desconto de um dólar em seus pedidos.
Em relação aos rumores de venda da ferramenta, Crowley disse “que ainda não chegou o momento ideal”. Ele disse que vendeu o Dodgeball muito cedo e que o momento é diferente agora com o Foursquare.

O Dodgeball foi o primeiro serviço social móvel de geolocalização dos Estados Unidos e funcionou como um embrião para o Foursquare. Em 2005, o site foi vendido ao Google e fechado no ano passado.

“Naquela época, levantar dinheiro para um projeto como esse era uma tarefa muito difícil, o que forçava uma venda prematura. Agora, estamos analisando com calma tanto ofertas de compra como para novas parcerias”, disse Crowley. Ele não revelou os valores envolvidos na negociação com a Starbucks.

Inicialmente, Crowley esperava conquistar, em seu primeiro ano, cerca de 30 mil usuários para o Foursquare. Agora, com mais de um milhão, ele não descarta chegar aos 10 milhões em breve. Porém, diz que ainda é cedo para dizer se o site tem potencial para chegar a ser um novo Facebook ou Twitter.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Brasil prevê mais energia limpa em 10 anos

BRASÍLIA - O Plano Decenal de Expansão da Energia 2010/2019, que traz as metas de expansão da demanda e da oferta de recursos energéticos nos próximos 10 anos, vai buscar a continuidade da implantação de fontes de energias renováveis no país.


Segundo o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, a intenção do governo é realizar apenas leilões de energias renováveis entre 2014 e 2019, ou seja, hidrelétricas, eólicas, solar e termelétricas movidas a biomassa.
"Essa é a nossa meta. Achamos que é possível fazer isso sem encarecer o preço da energia para o consumidor, porque as hidrelétricas estão saindo a um preço bastante atrativo e a energia eólica, que era algo muito caro, já está em um patamar mais competitivo", avalia Tolmasquim.

Mas, segundo ele, se os empreendimentos de geração de energia renovável sofrerem atrasos por falta de licenciamentos ambientais, será preciso recorrer à geração de térmicas, para que não falte energia no país.

Tolmasquim diz que é possível garantir a segurança energética do país só com energias renováveis. "A nossa preocupação é de manter o alto grau de renovabilidade da nossa matriz, uma das mais renováveis do mundo." Enquanto noBrasil cerca de 48% da matriz energética é composta de fontes renováveis, a média mundial é de menos de 13% e em países desenvolvidos é menos de 7%, compara o presidente da EPE.

O PDE afirma que os investimentos no setor energético brasileiro serão de R$ 951 bilhões até 2019, entre projetos nas áreas de energia elétrica, petróleo, gás natural e biocombustíveis.

Na próxima quinta-feira, o ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, apresentará o PDE aos agentes do setor energético e às entidades da sociedade. O plano ainda segue em consulta pública e está disponível na página do ministério.




Fonte: http://info.abril.com.br/