domingo, janeiro 24, 2010

Record diz que não distorceu dados online


R7 diz que os números apresentados na TV são justos: ´não é correto é comparar a audiência de canais de portais horizontais unicamente com a do canal de notícias do R7´

Em comunicado enviado à imprensa, hoje, o Grupo Record informou que não distorceu os dados de audiência de portais da internet em favor do R7.
O que motivou a polêmica, de acordo com o departamento de comunicação da rede, foi uma divergência entre as análises das estatísticas dos departamentos do R7 e dos rivais UOL, Terra e Globo.
Estes três últimos, segundo o Portal Imprensa, não concordaram com um anúncio exibido dia 17 de janeiro, no programa Domingo Espetacular, da Record, que colocava o R7 como segundo maior portal do país em páginas vistas e o quarto se levados em conta os visitantes únicos.
A nota do Portal Imprensa, que é hospedado pelo UOL, mostra uma série de dados, provindos do Ibope, que desmentem as afirmações exibidas na TV, colocando o R7 bem abaixo dos números de UOL, Terra e Globo - 34º lugar em visitantes únicos e 38º lugar em páginas vistas no mês de dezembro.
Para os concorrentes, a Record teria misturado dois critérios, comparando o total da audiência de sua marca com números de subdomínios de outros portais (a audiência parcial dos concorrentes).
O trio, por conseguinte, teria enviado uma notificação a Record, pedindo que o grupo deixe de utilizar informações distorcidas, sob pena de enfrentar embates judiciais.
Em resposta, a Record condena a atitude do site e diz que usou um critério baseado em conteúdos noticiosos: “O que a reportagem faz, ao ter acesso a dados exclusivos dos assinantes do Ibope, é seguir a lógica que condena: compara o R7 com portais horizontais como Globo.com, UOL, Terra e IG”.
“Como é de conhecimento público, o R7 é um portal vertical que ainda não contempla ferramentas como e-mail, provimento de acesso, salas abertas de chat e outros serviços oferecidos e comercializados por esses portais horizontais”.
A Record ainda diz que, ao contrário dos portais rivais, não trata serviço como se fosse informação e, por isso, acredita que os títulos anunciados na sua emissora são verdadeiros.
“A verdade é que a comparação dos dados apresentada pelo Domingo Espetacular é a justa: traçar uma régua de comparação entre conteúdos semelhantes”, comunicou.
“O que não é correto é comparar a audiência de canais de portais horizontais unicamente com a do canal de notícias do R7, como fez o Portal Imprensa”.
Procurado por INFO Online desde a manhã de hoje, o Ibope ainda não forneceu os rankings de audiência, tampouco se pronunciou sobre o caso.
UOL e Globo ainda não emitiram seus pareceres. Já o Terra diz que a diretoria da empresa está cuidando da análise do ocorrido e pretende enviar mais informações em breve; segundo o portal, um dos números contidos ali está correto, porém, a Record errou em “apanhar somente as URLs puras”.

Lusa estreia camisa com realidade aumentada


Portuguesa usa realidade aumentada na camisa


A Portuguesa de Desportos vai estrear, no Campeonato Paulista, seu terceiro uniforme na cor preta e com recurso de realidade aumentada.


A característica foi desenvolvida pela Penalty – fornecedora de material esportivo da Lusa – e pela grife Cavalera, que desenhou o terceiro uniforme da Portuguesa. O recurso faz parte de um esforço de marketing do clube paulista.


Os torcedores que comprarem a nova camisa da Lusa encontrarão um desenho em formato de L na manga da camisa. Trata-se de um marcador para realidade aumentada.


Em casa, o torcedor deve posicionar o marcador em frente a webcam de seu PC. A imagem gera um script que direciona o usuário para uma página da web com um quiz sobre a Lusa.


O quiz foi desenvolvido pela agência Fri To, especializada em mídias interativas, e terá como conteúdo perguntas sobre a história da Portuguesa. Os torcedores que fizerem mais pontos no jogo, ganham prêmios do clube.


Como a ação promocional visa o relacionamento entre o clube e o torcedor, os prêmios incluem visita aos treinos da Portuguesa, bate-papo com jogadores e até o direito de levar os amigos para jogar no Canindé contra uma equipe de veteranos da portuguesa.

Saiba o que levar para a Campus Party 2010


Não que a INFO tenha um instinto maternal e queira, de fato, organizar sua mala. Almejamos dar algumas dicas importantes a você, geek ou ativista digital de primeira viagem, que pretende acampar na Campus Party em 2010.
Saiba, antes de tudo, que você estará acompanhado de mais de seis mil pessoas em um ambiente fechado. E a jornada, acredite, será longa, barulhenta e quente: sete dias, com vinte e quatro horas de computadores ligados e vozes eufóricas ecoando por todos os cantos.

Mas assim é uma grande festa. Ano passado, no mesmo Centro Imigrantes, em São Paulo, a intensidade do evento era tanta que vimos muitos participantes se alimentarem das luzes de suas máquinas - nós e a maioria dos nutricionistas, porém, não recomendamos esta prática.

Para render nesse período de maratona tecnológica, é fundamental que o campuseiro se alimente e durma bem.

Se você vai acampar, por opção ou condição, fazemos aqui uma lista de tópicos para tornar sua estadia mais cômoda; aos que não vão usar as barracas, tudo bem, há aqui algumas dicas que podem ser aproveitadas por todos. Basta imprimir e riscar:

- Edredom ou colchonete: um ou outro para forrar o chão e tornar o concreto mais suportável enquanto repousa na barraca.

- Travesseiros de qualidade e cobertor: o primeiro para sua coluna agüentar muitas horas sentado no dia seguinte e o segundo devido aos indícios de aquecimento global polarizado na capital paulista – ou uma pane no sistema de refrigeração, vai saber.

- Cadeados: a organização fornece apenas as barracas, portanto, caso queira deixar suas coisas lá dentro, não esqueça de um cadeado.

- Trava de notebook não é exagero: para quem não quer carregar o computador portátil toda vez que sair da mesa; traduzindo – por uma ida ao banheiro mais tranqüila.

- Dispositivos de armazenamento: com uma banda de 10 Gb, dá para baixar e estocar muitas músicas, seriados, filmes, software.

- Roupas confortáveis: em casa, você não bate-papo pela internet com seus amigos de calça e camisa social, certo? Abuse dos chinelos e das bermudas.

-Sacolas de lixo: não suje sua mesa, nem sua barraca; leve sacolas para despejar toda sua sujeira não-virtual.
- Tudo para sua higiene pessoal: não precisamos detalhar, certo?

- Leve apenas os gadgets essenciais: contenha o exibicionismo na hora de levar seus eletrônicos; a fim de evitar perdas, recomendamos que leve apenas sua máquina preferida para se conectar (um netbook é suficiente) e um aparelho portátil multiuso, como um celular que tenha MP3 e câmera digital.

-Prefira objetos maiores: por razões óbvias, são mais fáceis de achar e difíceis de perder.

-Alimentos e coisas beliscáveis: por mais que tenha um refeitório e uma praça de alimentação, é sempre bom levar algo para um momento em que a fome apertar e você não quiser sair da barraca ou do computador – esta dica é de James Della Valle, nosso campuseiro mais experiente.


Mexicanos usam Twitter para escapar de bafômetros da polícia

A polícia da cidade do México informou que analisa possíveis sanções a usuários do Twitter que enviaram mensagens com a localização de bafômetros. O porta-voz da polícia, Julio Iver, disse que as mensagens são ilegais e que poderão ser feitas acusações contra os autores dos tweets por permitirem a motoristas embriagados fugir da fiscalização.
Há alguns anos autoridades usam bafômetros em diversos pontos da capital mexicana, tentando reduzir os acidentes de trânsito. As operações policiais contam com a presença de um médico e ocorrem em locais diferentes a cada dia. Os infratores são enviados a um centro de detenção temporária.
Desde dezembro, contudo, um usuário do Twitter, que já tem mais de 3,4 mil seguidores, envia mensagens sobre a localização dos pontos de fiscalização, permitindo aos motoristas evitá-los.
Pelo Código Penal mexicano, "ajudar de qualquer forma" quem desrespeita a lei a escapar das autoridades é crime que prevê multa de US$ 455 a US$ 2,27 mil e uma pena entre seis meses e cinco anos de prisão.

Confira o desempenho do PC com o What's my computer doing?


What’s my computer doing? é um programa que funciona como o Gerenciador de Tarefas do Windows, mas sem que seja preciso teclar Ctrl + Alt + Del para acessá-lo. O software apresenta em sua tela principal o status dos aplicativos que estão sendo usados. Contudo, não mostra aplicações que estão em espera na Bandeja do Sistema, por exemplo.

Em fato, o What’s my computer doing? mostra quals programas estão consumindo espaço no HD ou utilizando o Processador. Ele faz isso de maneira rápida, mostrando atualizações cronometradas em segundos. Além disso, o software tem um espaço para especificações de cada programa em funcionamento, bem como atalhos para realizar fechamentos ou acessar propriedades.

Baixe o What’s my computer doing? no Downloads INFO.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Decisão da Nokia coloca empresas de GPS contra a parede

A medida da Nokia de oferecer navegação gratuita em seus smartphones pode soar como a sentença de morte para a indústria de navegação via satélite. Nesta quinta-feira, as ações da produtora de aparelhos GPS TomTom, por exemplo, desabavam mais de 15% em Amsterdã.
A Nokia anunciou nesta quinta-feira que vai oferecer direções de navegação veicular e para pedestres em 74 países em 46 idiomas, numa tentativa de melhorar sua posição contra o Google, que começou a oferecer navegação gratuita nos celulares inteligentes Droid, da Motorola, no mercado norte-americano em 2009.
A Nokia entra na disputa com o Google para obter a maior base instalada de usuários de navegação móvel, tentando dificultar a vida da gigante das buscas na web e outras fabricantes de smartphones. A medida é vista como um ponto de mudança definitiva e deve ajudar a empresa finlandesa a não ver uma queda mais forte em sua fatia de mercado de smartphones
A medida de oferecer navegação livre em cerca de 20 milhões de smartphones deve afetar empresas no mercado global de navegação, incluindo a TomTom e Garmin. É claramente um golpe para a TomTom, que perdeu 30% de seu valor depois do anúncio do Google em outubro.
Analistas concluíram no ano passado, após a entrada do Google no ramo de navegação, que é improvável que a TomTom, Garmin e Nokia recebam de volta seus altos investimentos em tecnologia de navegação. A Nokia e a TomTom gastaram mais de US$ 12 bilhões na compra de empresas de mapeamento digital Naviteq e Tele Atlas.
A estratégia da Nokia pode gerar uma nova leva de aquisições disparadas por concorrentes como Samsung, RIM e Microsoft à medida em que consumidores passem e a ver a navegação como um atributo padrão dos smartphones.
A TomTom precisa apresentar um novo plano de negócios rapidamente uma vez que 70% de suas vendas são de PNDs (aparelhos de navegação pessoal). E os PNDs podem desaparecer no futuro, com o mercado para navegação evoluindo para item padrão em carros e gratuita em celulares.