domingo, agosto 02, 2009

Sony Vaio W tem tela de dez polegadas sensível ao toque


Chegou ao mercado japonês agora em julho o primeiro netbook da Sony. O Vaio W tem tela de dez polegadas sensível ao toque e promete resolução acima da média dos concorrentes: 1.366 x 768 pixels, contra os tradicionais 1.024 x 600 pixels do segmento. Isso permite que o usuário tenha de rolar a página com menos frequencia.
Atom N280
O Vaio W vem com microprocessador Atom N280 de 1.66GHz da Intel, sistema operacional Windows XP, possui 1 Gigabyte de memória, disco rígido de 160GB, duas portas USB, conexão com redes sem fio nos padrões 802.11a/b/g e Bluetooth. O netbook também conta com uma câmera acima da tela e um leitor embutido para cartão de memória.
US$ 630
O netbook mede 27 centímetros de largura por 18 cm de comprimento e 2,7 cm de espessura. No Japão, o Vaio W vai custar o equivalente a 630 dólares, praticamente o mesmo valor dos modelos da Toshiba e da Fujitsu, mas superior a ofertas de fabricantes como Dell e Acer.
Pelo mundo
O novo netbook começa a ser vendido em agosto, pela loja online da Sony, nos seguintes países: Alemanha, Áustria, Espanha, Itália, Reino Unido e Rússia. Ainda não há previsão de chegada do Vaio W nos Estados Unidos ou no Brasil.

Internet via rádio e satélite enfrenta concorrência da banda larga 3G

Tecnologias são alternativas para regiões aonde o ADSL e cabo não chegam, mas conexão via celular está roubando mercado.

O Brasil tem mais de 11 milhões de conexões de banda larga - e a maioria delas é feita com as tecnologias ADSL e de cabo, segundo dados do último Barômetro Cisco, estudo semestral sobre a evolução da banda larga no País, conduzido pela IDC Brasil, consultoria especializada no mercado de tecnologia. No fim de 2008, havia 6,96 milhões de conexões ADSL e 2,61 milhões de conexões via cabo.“As soluções massificadas são as que dominam mesmo o mercado”, disse o analista de telecomunicações da IDC Brasil João Paulo Bruder, um dos autores do Barômetro Cisco. Infelizmente, essas tecnologias de acesso têm alcance limitado e não estão disponíveis em todo o território nacional.
E é nesse vácuo de oferta que as conexões de internet via rádio e satélite encontram um espaço. “Quando o usuário não tem o cabo, acaba usando a internet nesses modelos”, disse Bruder, em entrevista ao IDG Now!. “O acesso via rádio microondas é uma alternativa quando não existe cabeamento. Já o satélite funciona bem em áreas muito remotas, como a rural. São alternativas de nicho”, comentou o analista.Somadas, as duas tecnologias contam com menos de 500 mil assinantes em todo o País. A tecnologia de rádio é a que mais tem usuários: 420 mil, segundo dados da consultoria Teleco referentes ao primeiro trimestre de 2009. Já a tecnologia via satélite conta com cerca de 30 mil usuários, também de acordo com a Teleco. A Neovia, provedora de internet via rádio que atua em São Paulo e em São José dos Campos, por exemplo, aproveita para atuar nas áreas mais distantes do centro. “Você tem lugares (dentro da cidade) onde o par trançado e o cabo não estão. Aí é que está a vocação do rádio”, disse o presidente do provedor, Alexandre Costa e Silva. Já o satélite tem a vantagem de chegar aonde nenhuma outra conexão chega. “Posso oferecer o serviço em qualquer lugar do Brasil enviando a placa de rede PCI (importada da Alemanha) por Sedex e o consumidor escolhe a antena parabólica apropriada na loja de sua cidade”, afirma Horário Belfort, dono do provedor Ragio, de acesso via satélite pré-pago que atende 700 clientes, atualmente, em todo o Brasil.

Fonte: www.uol.com.br

Entenda o que são vírus, vermes e Cavalos de Tróia



Embora erradamente considerados a mesma coisa, vírus e worms (ou vermes) são entidades bastante diferentes. Para piorar, entra no caldeirão um outro tipo de praga chamada de "Cavalo de Tróia" ou, simplesmente, Trojan. Entenda o que tudo isso quer dizer.
» Vírus Conficker já infecta mais de 15 milhões de PCs
Vírus e WormsAmbas as entidades são pragas virtuais, "infectam" o computador da vítima e causam algum tipo de dano ou prejuízo. Mas as semelhanças acabam aí. Um vírus e um verme para computadores têm mais ou menos a mesma diferença que existe entre um vírus e um verme biológicos.
No reino biológico, um verme é um ser vivo completo, na maioria das vezes pluricelular e visível a olho nu. Ele tem todas as funções biológicas necessárias para sobreviver. Mesmo que seja um parasita e roube alimento do corpo do hospedeiro, ainda assim é um ser vivo completo e autônomo.
Já um vírus é um ser vivo muito simples. Tão simples que sequer pode ser chamado de unicelular ¿ ele nem é uma célula completa. Ao contrário do verme, o vírus não é autônomo. Quando uma pessoa está infectada com algum (o da gripe, por exemplo), este usa a estrutura das células humanas para se "completar". Ao contrário do verme, portanto, o vírus não existe sem as funções básicas providas pelas células animais.
No mundo digital as coisas são bem parecidas. Um verme digital é um programa completo. Tudo o que ele precisa para funcionar, todas as tarefas e funções que vai desempenhar estão programadas dentro dele.
Já um vírus, de modo geral, é apenas um trecho de código que reprograma software existente para subverter sua utilidade. Se um vírus precisa gravar um arquivo, por exemplo, basta usar as rotinas de acesso a disco que o próprio programa infectado possui.
Formas de contágioNormalmente, uma infestação por vermes do mundo real ocorre por introdução voluntária de ovos no organismo (por exemplo, por ingestão de carne suína com cisticercos). Já uma infecção por vírus, na maioria das vezes, se dá pelas vias respiratórias, por absorção do próprio vírus em suspensão na umidade do ar, e não pode ser evitada facilmente.
A situação é idêntica no mundo digital. Um worm, sendo um programa completo, é muito difícil de ser embutido em outro de forma discreta. Além disso, precisa ser executado pela vítima para funcionar.
Os vírus não precisam "ser executados" porque ele "moram" dentro de programas válidos. Há poucos dias, foi descoberto que cópias piratas do software de escritório iWork, da Apple, estavam sendo distribuídas com vírus. Ora, o vírus precisa do iWork para funcionar.
Como uma última analogia, pense num vírus como sendo uma doença contagiosa que acomete o vendedor de enciclopédias que bate à sua porta. A vítima recebe o vendedor dentro de casa e acaba pegando a doença. O vendedor é inocente e é um vendedor mesmo. Ele apenas esconde a doença dentro de si.
Já um worm é como se fosse um bandido disfarçado de vendedor de enciclopédias, com um terno falso, uma maleta falsa e um daqueles óculos com bigodes. Ele não é um vendedor real, é um impostor. Se a vítima não for ingênua, vai perceber que é um impostor e não vai recebê-lo.
Cavalos de Tróia, ou "trojans"Tecnicamente, Cavalos de Tróia (ou trojan horses, como também são conhecidos) seriam os arquivos "normais" que um vírus ou worm usaria para se esconder. O nome remete à famosa história da Guerra de Tróia, em que os gregos presentearam os troianos com um cavalo de madeira recheado de soldados, o que facilitou a invasão da cidade.
Todavia, as empresas de antivírus, para facilitar a classificação, chamam esse tipo de vírus de "trojans", mesmo que na verdade o Cavalo de Tróia seja o software que carrega o vírus em seu ventre e não o próprio vírus.
Um Cavalo de Tróia pode ser, por exemplo, um filme ou um programa pirata que, em seu interior, carrega um vírus. É necessário que, como na Tróia antiga, o usuário deixe voluntariamente o "cavalo" entrar em seu computador. O melhor meio de levar a vítima fazer isso é colocar os vírus dentro de programas pirateados.
Em nossa analogia do vendedor de enciclopédias, o "cavalo de Tróia" seria um vendedor de verdade, mas enfermo, e não apenas a doença que ele carrega.
Evitando a infecçãoEm primeiro lugar, a melhor maneira de evitar a infecção é manter-se longe de programas piratas. Isso inclui antivírus piratas, que podem eles mesmos, ironicamente, serem vetores de infecção. Um antivírus pirata (e infectado) vai funcionar muito bem para os outros vírus, mas vai esconder o que o infecta.
Qualquer programa pirata, incluindo o sistema operacional, deve ser evitado.
É necessário também instalar um bom antivírus. Mesmo os gratuitos protegem da maioria das pragas. Jamais conecte seu computador à internet ou mesmo plugue um pendrive desconhecido sem que o antivírus esteja presente. E lembre-se: embora ainda raros, já há relatos de vírus para Mac OS X e para Linux.
Instale sempre as atualizações recomendadas pelos desenvolvedores de todos os softwares que usa. Hackers, vírus e, principalmente, worms podem usar falhas dos programas para invadir o computador vulnerável.
Os worms podem ainda usar as falhas para se auto-executar, eliminando a necessidade de ludibriar o usuário para isso. É o caso do worm Conficker, cuja escalada de infecções está crescendo assustadoramente.
E, por fim, talvez o conselho mais sábio de todos, que as mães repetem aos filhos todos os dias: nunca aceite balas de estranhos, nem balas estranhas de gente conhecida.
Nunca abra nenhum arquivo desconhecido, mesmo que tenha vindo de uma pessoa conhecida. O remetente pode ter enviado uma praga disfarçada de foto ou mensagem religiosa sem o saber.
Itens que não devem jamais ser clicados ou abertos:- E-mails tipo "corrente", "mensagem de paz" e semelhantes, mesmo que tenham vindo de conhecidos- Anexos de e-mail também do tipo "corrente", "mensagem", além de programas, vídeos e imagens suspeitas- Arquivos transferidos por mensageiros instantâneos- CDs, DVDs, disquetes e pendrives de origem duvidosa ou ilegal- Programas, música e filmes piratas- Downloads por P2P ou de sites duvidos.

E-mails usam morte de Michael Jackson para espalhar vírus

A curiosidade em torno da morte de Michael Jackson se tornou um alvo fácil para hackers mal-intencionados. Especialistas alertam para o perigo de e-mails que prometem fotos e vídeos inéditos do ídolo pop, que podem contem malware e infectar o computador do usuário.
Segundo o site The Register, a empresa de segurança Sophos detectou um e-mail de spam poucas horas após a notícia da morte de Michael Jackson que supostamente oferecia mais informações sobre o ocorrido. A mensagem não contém links, mas o simples ato de responder ao e-mail dá aos hackers o controle sobre a conta do usuário, alerta a empresa.
Outros e-mails oferecem links para "vídeos inéditos" no YouTube, noticiou o Register. O usuário que clica no endereço é encaminhado para um site que instala um software malicioso em seu computador.
Especialistas recomendam que mensagens como esta sejam deletadas imediamente.

Aqui você fica sempre informado sobre os virus que rolam na rede.
"ADEILTON PRIMO TECNOLOGIA"
Fonte: www.terra.com.br

Quase metade dos PCs no Brasil não está protegida

Uma pesquisa realizada pela empresa de segurança G DATA mostrou que 47% dos internautas brasileiros navegam sem proteção ou com proteção inadequada contra vírus no PC.
Segundo a empresa de segurança, a ameaça de malware teve um aumento de cerca de 300% no ano passado, mas os usuários não tomam os cuidados necessários para proteção.
Entre os usuários do sistema operacional Windows - 96% dos entrevistados - 18% tinham algum antivírus instalado, mas desatualizado. A pesquisa também constatou que 29% dos internautas não usam nenhum tipo de solução contra vírus em seus PCs.
As conseqüências da falta de proteção são pouco claras para a maioria dos pesquisados: 73% dos que não tinham proteção antivírus disseram que usavam seus computadores para online banking.
A G DATA examinou os computadores destes usuários e concluiu que 8 a cada 11 computadores estavam infectados. Um agravante é que o malware age sem que o usuário perceba que seu computador está sendo usado para fins criminosos.
Eduardo Freire, diretor da Netofficer, que representa a GDATA no Brasil, ressalta a importância das atualizações de antivírus. "Em alguns minutos você faz uma atualização que pode lhe poupar meses de dor de cabeça. Se as pessoas tivessem consciência da importância dessa atualização, os crimes certamente seriam mais difíceis de acontecer"

Fonte: www.terra.com.br

Anatel reconhece falhas na fiscalização a operadoras que desrespeitam lei do SAC

Agência admite que mecanismos adotados não são suficientes para punir companhias que não se adequaram às normas de atendimento.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) encaminhou nota ao Ministério da Justiça em que reconhece os problemas apontados pelo ministério em relação às reclamações dos consumidores sobre as empresas de telecomunicações. O órgão reconheceu que os mecanismos adotados atualmente não são suficientes para reprimir as infrações e informou que pretende alterar seus regulamentos de fiscalização e de aplicação de sanções administrativas.A agência informou que pretende aprimorar os processos de punição para quem descumprir as normas de atendimento ao consumidor. Segundo a agência, o número de reclamações recebidas é superior ao apontado pelo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor, o que revela que “as empresas têm muitas vezes persistido no descumprimento de suas obrigações legais e regulamentares”.Na terça-feira passada, ao divulgar um balanço da mudança na regra dos call centers, o Ministério da Justiça informou que as operadoras de telefonia foram responsáveis por 57% das queixas de consumidores entre dezembro do ano passado e maio deste ano. Além disso, a Fundação Procon-SP multou 20 empresas por desrespeitarem a lei que regulamenta o atendimento dos call centers, incluindo as companhias de telefonia celular Claro e Vivo, que receberam punições de 3,19 milhões de reais cada uma.
Na nota, a Anatel informou que segue buscando resultados mais eficazes na prestação de serviços e que “não hesitará em tomar novas e mais severas iniciativas na apuração e punição de infrações aos direitos do consumidor”. Segundo a agência, todas as falhas nos serviços e no atendimento aos usuários que chegam ao seu conhecimento são devidamente investigadas e sancionadas. Segundo a agência, a União arrecadou, desde 1997, mais de R$ 380 milhões, valor resultante de multas aplicadas pela Anatel.O órgão destacou que desenvolve várias atividades para a proteção do consumidor, muitas delas em parceria com o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça. Entre as ações, a agência destacou os canais de atendimento aos usuários, a realização de audiências e sessões públicas para discutir temas relevantes e a reativação do Conselho Consultivo da Anatel.

Fonte: www.uol.com.br