segunda-feira, janeiro 18, 2010

Dica: Pearltrees ajuda a organizar seus trabalhos na web


Quem trabalha com web, seja escrevendo artigos ou criando websites, tem um problema corriqueiro: como manter um registro de tudo que está sendo feito? Criar um site para linkar os trabalhos já feitos é uma opção, mas convenhamos, muitos de nós sequer conseguem tempo para criar e manter um "site-portfólio". É aí que entra uma alternativa interessante, chamada Pearltrees.
A intenção dos criadores do Pearltrees é permitir aos seus usuários que organizem a web, criando árvores de interesse e inserindo páginas sob elas. Estas páginas podem então ser compartilhadas com outros usuários e suas ramificações podem ser "adotadas" por colegas e amigos.
Mas, por ser um projeto de organização e compartilhamento, é também a ferramenta ideal para freelancers web que querem criar um registro de todos os seus trabalhos e projetos concluídos, principalmente por permitir divulgar em blogs e perfis de twitter suas criações, sem qualquer esforço.
Aprenda agora a criar seu 'rastro' na web com esta ferramenta.
1. Acesse o site www.pearltrees.com e se cadastre gratuitamente, clicando em Create your account. Insira seu e-mail, seu nome de usuário e sua senha e, em seguida, clique em OK.
2. Na tela seguinte, informe seu nome real, localização, site, uma curta descrição a seu respeito e defina seu idioma preferido. No momento, apenas francês e inglês estão disponíveis. Clique em upload para enviar seu avatar.
3. Na próxima tela, você pode escolher algum tópico de seu interesse, para ser sua primeira "árvore" de interesse. Clique em Next sem preencher nada para pular essa etapa.
4. Agora, se você estiver em um Firefox ou Internet Explorer, instale o complemento. Em outro navegador (como é nosso caso), é preciso clicar no link get pearl bookmarklets here e arrastar os links pearl e reveal para a barra de favoritos.
5. Clique em Next e sua interface será revelada. A bolinha principal tem seu nome de usuário, as outras bolinhas iniciais poderão ser apagadas. Apenas clique e arraste uma a uma para a lixeira (Bin).
6. Clique em New Pearltree e crie sua primeira categoria. A minha será chamada de "Textos Geek" e armazenará as reportagens que coloco por aqui. Perceba que a categoria aparecerá em dropzone. Arraste-a para perto de seu nome de usuário.
7. Crie quantas categorias forem necessárias. Comece a navegar pelos seus trabalhos. Encontrou um que vai entrar em seu portfólio? Abra a página e clique no botãozinho Pearl. Faça isso para a primeira leva de trabalhos em seu portfólio.
8. Terminou de adicionar e quer ver o resultado? Clique em Reveal. A dropzone terá novas bolinhas. Arraste para as bolinhas das categorias correspondentes. Faça isso quantas vezes quiser, até que seu trabalho esteja concentrado.
9. Clicando em Twitter sync você poderá twittar automaticamente seus trabalhos, conforme forem cadastrados.
Mas, se você quiser compartilhar de forma mais inteligente um artigo ou página, por exemplo, basta clicar sobre a bolinha correspondente e depois em Share, para que diversas opções surjam.

Fonte: www.terra.com.br

USP monta centro para receber lixo eletrônico

Universidade de São Paulo (USP) deu início neste ano ao funcionamento de um centro de descarte e reuso de resíduos de informática. Pioneiro na sua modalidade em órgão público e instituição de ensino superior, o centro pretende descartar adequadamente ou reciclar lixo eletrônico, como equipamentos obsoletos de informática e de telecomunicações.
Nos primeiros meses de operação, o centro vai priorizar o tratamento do lixo eletrônico da própria USP. No decorrer do ano, começará a receber o lixo eletrônico da comunidade. As pessoas que tiverem equipamentos eletrônicos obsoletos poderão agendar o descarte ou obter informações pelo e-mail cedir.cce@usp.br.
Os equipamentos que forem reciclados serão emprestados a instituições de inclusão digital. Esses equipamentos cumprirão vida útil estimada em dois anos e depois retornarão ao centro para o descarte final correto.

Loja de aplicativos para celular da Samsung chega ao Brasil

A Samsung anunciou hoje que a sua loja de aplicativos para celular estará disponível para usuários brasileiros a partir do final de janeiro. A Samsung Apps foi lançada em meados de setembro de 2009 na Itália, França e Reino Unido, com a promessa de chegar a mais 30 países em um curto período de tempo.
Além do Brasil, a Samsung Apps será lançada na Alemanha, em Cingapura e na China. O download dos aplicativos pode ser feito pela conexão do celular ou Wi-Fi, de acordo com a Samsung, e estão disponíveis jogos, programas para acessar redes sociais e até livros eletrônicos.
A Samsung Apps vai funcionar, no Brasil, inicialmente com os celulares Omnia II (I8000) e OmniaLITE (B7300), que rodam o sistema operacional Windows Phone, da Microsoft. Em uma primeira fase, o acesso à loja será feito direto pelo navegador do celular no endereço samsungmobile.com.
Diz a Samsung que, a partir de fevereiro, celulares vendidos na Alemanha e em Cingapura terão um atalho para a loja pré-instalado, além de integração com o PC com o software Kies, que permite baixar e instalar aplicativos direto do computador.
A fabricante coreana disse ainda que vai demonstrar aplicativos para o celular no Mobile World Congress 2010, que acontece em Barcelona de 15 a 18 de fevereiro.

Google investiga possível ajuda interna em ataque

O Google está investigando se um ou mais funcionários podem ter facilitado um ataque de que a empresa norte-americana diz ter sido vítima em meados de dezembro, afirmaram duas fontes à Reuters nesta segunda-feira. "Não comentamos rumores ou especulação. Essa investigação está sendo feita e simplesmente não podemos comentar os detalhes", disse uma porta-voz do Google.
mecanismo de busca mais popular da internet afirmou na semana passada que estaria pensando em se retirar do mercado chinês depois de reportar que foi atingido por um "sofisticado" ataque contra sua rede, o que resultou em roubo de propriedade intelectual.
As fontes, próximas à situação, disseram à Reuters que o ataque, que visava pessoas com um acesso específico a partes da rede do Google, pode ter sido facilitado por funcionários do escritório da empresa na China.
Analistas de segurança disseram à Reuters que o malware (software de invasão) usado no ataque ao Google era uma modificação de um cavalo de troia chamado Hydraq. Um cavalo de troia é um malware que, uma vez dentro do computador, permite o acesso de alguém não autorizado. A sofisticação no ataque era em saber quem atacar, não o malware em si, dizem analistas.
A mídia local, citando fontes anônimas, afirma que alguns funcionários do Google China tiveram acesso negado à rede interna depois de 13 de janeiro, enquanto algumas partes do quadro foram colocadas de férias e outras transferidas para diferentes escritórios do Google nas operações da Ásia Pacífico. O Google preferiu não comentar o assunto.

Brasil já é o 9º país com mais IPs únicos no mundo


De acordo com o relatório anual da consultoria Akamai, a velocidade média de conexão da internet no Brasil aumentou e a dos EUA caiu alguns kbps no último ano. No Brasil, ainda que 20% das conexões à internet sejam feitas com velocidade abaixo dos 256 kbps, o crescimento em IPs únicos foi de 23%, colocando o País na lista de 10 países com mais conexões. Mas qual a nossa velocidade média em relação ao mundo? Quais as nações mais rápidas? De onde saem mais ataques? Temos números e tabelas.

Fonte: www.terra.com.br