domingo, novembro 06, 2011

Petrobras já prepara sonda


Primeiro poço em águas profundas no Estado deve ter perfuração iniciada ainda em 2011

A sonda NS-27, que irá perfurar o primeiro poço cearense em águas profundas em busca de petróleo e gás natural, já se encontra no Brasil e está sendo preparada para realizar as perfurações, de acordo com informações da Petrobras.

A estatal também confirmou que a primeira das quatro ações previstas para o equipamento “deverá iniciar suas atividades ainda em 2011″, e anunciou um período de quatro a seis meses de duração para cada uma delas. Todas estas etapas foram orçadas em R$ 200 milhões.

Já os resultados colhidos com os trabalhos para buscar o óleo em novas áreas na costa cearense não têm data estimada para serem conhecidos, nem divulgados, pois “dependem de uma série de fatores e da avaliação dos dados obtidos durante a perfuração”, segundo afirmou a companhia petrolífera.

A única certeza a respeito do assunto, dada pela Petrobras, é de que os dados serão “imediatamente comunicados à Agência Nacional do Petróleo (ANP), respeitando os prazos legais”.

Localização

A área onde a estatal petrolífera fará a perfuração está em sua maior parte localizada no litoral do vizinho estado do Rio Grande do Norte.

O poço cearense, chamado de Arara azul, por sua vez, será o primeiro a ser perfurado, de acordo com a empresa.

Ele está posicionado no bloco denominado BM-POT-16, a 68 quilômetros de Icapuí, no litoral cearense, e fica a uma lâmina d´água (medida de profundidade) de 1.400 metros.

A medição o classifica como profundo, pois possui mais de 300 metros e menos de 1.500 metros. Os que têm profundidade abaixo da primeira medição são considerados rasos; com os acima da segunda medida, identificados como ultraprofundos.

Atraso no cronograma

Inicialmente, as atividades nesta região deveriam estar acontecendo desde agosto deste ano, segundo o cronograma do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que é responsável pelo licenciamento ambiental do procedimento.

No entanto, a Petrobras admite instabilidade na agenda para as próximas perfurações. Os outros três poços que serão explorados pela estatal só devem ser alvo de perfurações ao longo do próximo ano.

Licitações

Adquiridos na terceira rodada de licitações da Agência Nacional do Petróleo (ANP), ocorridas ainda em 2001, todos os próximos poços estão localizados na Bacia do Ceará, nas concessões chamadas BM-CE-1 e BM-CE-2. Ambos estão a 100 quilômetros de Fortaleza e a 80 quilômetros de Paracuru, onde a Petrobras já possui uma plataforma de perfuração.

No intuito de definir a área onde os poços seriam perfurados, a empresa realizou estudos com análises de dados geológicos e geofísicos na bacia, concluídos no primeiro trimestre deste ano, e que indicaram a presença de petróleo líquido, além de não descartarem a possibilidade de presença de jazidas de gás natural.

O prazo de concessão concedido no pleito à estatal foi de oito anos, mas teve prorrogação até o ano de 2013.

Atualmente, a Petrobras possui no mar cearense os campos de Curimã, Atum, Espada e Xaréu, todos classificados como rasos e localizados também na Bacia do Ceará, em parte no litoral de Paracuru.

Investimento

200 Milhões de reais será o custo das quatro etapas previstas para serem realizadas com o equipamento na perfuração. Cada fase terá de quatro a seis meses, segundo a Petrobras

Fonte: Diario do Nordeste (Armando de Oliveira Lima)

Petrobras descobre acumulação de gás na Bacia do ES


São Paulo – A Petrobras anunciou hoje a descoberta de uma nova acumulação de gás no pós-sal da Bacia do Espírito Santo, na Concessão BM-ES-21 (Bloco ES-M-414), localizada a 135 quilômetros da cidade de Vitória, no Estado do Espírito Santo.

Segundo comunicado enviado ao mercado, a descoberta ocorreu durante a perfuração do poço 1-BRSA-983-ESS, informalmente denominado Malombe. Esse poço foi perfurado a 13 quilômetros a sudeste do Campo de Peroá em lâmina d’água de 980 metros. A descoberta foi confirmada a partir da resposta do detector de gás e da perfilagem realizada em reservatórios localizados em profundidade de aproximadamente 2600 metros.

A Petrobras é a operadora do consórcio para a exploração da concessão (88,1%) em parceria com empresa RepsolSinopec (11,9%). O consórcio dará continuidade às atividades no bloco, e pretende submeter à Agência Nacional de Petróleo, Biocombustíveis e Gás Natural (ANP) uma proposta de Plano de Avaliação com a finalidade de delimitar a acumulação descoberta, bem como estimar volumes e produtividade dos reservatórios.

Fonte: Veja (Por AE)

Petrobras descobre petróleo no Golfo do México



A Petrobras distribuiu nota no fim da noite de quinta-feira para comunicar uma nova descoberta de petróleo na extremidade sudoeste da área de concessão Walker Ridge, localizada em águas profundas na porção norte-americana do Golfo do México. A descoberta confirma o potencial do Terciário Inferior nesta área.

A Petrobras descobriu uma reserva de petróleo, batizada de Logan, a cerca de 400 quilômetros a sudoeste de Nova Orleans

A descoberta de Logan encontra-se a cerca de 400 quilômetros (250 milhas) ao sudoeste de Nova Orleans, em uma lâmina d’água de aproximadamente 2.364 metros (7.750 pés). A descoberta foi feita através da perfuração do poço no bloco WR 969. Novas atividades exploratórias definirão os volumes recuperáveis e a comercialidade de Logan.

A Statoil é a operadora do consórcio, com participação de 35%. A Petrobras América Inc., uma subsidiária da Petrobras com sede em Houston, Texas, detém 35%, enquanto a Ecopetrol America e a OOGC detêm participações de 20% e 10%, respectivamente.

A Petrobras no Golfo do México

Ocupando uma posição de liderança global em operações em águas profundas, a Petrobras tira proveito da experiência e da tecnologia que desenvolveu em suas operações marítimas no Brasil. No Golfo do México, a Companhia é a operadora dos campos de Cascade (100%) e Chinook (66,7%) e detém participação nas descobertas de Saint Malo (25%), Stones (25%) e Tiber (20%), todas contendo importantes reservas de petróleo no Terciário Inferior.

Além disso, a Petrobras tem participação nas recentes descobertas de Hadrian South (23,3%), Hadrian North (25%) e Lucius (9.6%), todas com importantes reservas de petróleo e no Mio-Plioceno. A Petrobras detém outras áreas de concessão exploratória nesta região, que serão testadas posteriormente e expandirão as operações da Companhia no Golfo do México.

Fonte:Correio do Brasil