domingo, outubro 04, 2009

Empresa prepara novo celular com grife Armani


A Samsung prepara o lançamento, pelo menos na Coréia, de um novo celular feito em parceria com a grife Giorgio Armani. Em 2007, as duas empresas já haviam lançado um aparelho juntas com o nome Samsung Armani.

O novo aparelho é o Samsung W820/W8200, com tela sensível ao toque de 3,1 polegadas, receptor de TV digital, câmera digital de 5 megapixels, Bluetooth, 3G e entrada para cartões de memória micro SD de até 16 GB, de acordo com informações e fotos obtidas pelo site especializado OpenMobile, da Coréia do Sul.
Como o Samsung Jét, já à venda no Brasil, a tela do W8200 usa tecnologia AMOLED, mais brilhante e que ajuda a economizar energia.
Não há informações ainda sobre o lançamento oficial do produto na Coréia.





Fonte: www.terra.com.br

'Carro robô' da Nissan testa tecnologia anticolisão



A fabricante de carros japonesa Nissan apresentou nesta quinta-feira à imprensa do país a nova série de carros robôs que possui tecnologia anticolisão. Os coloridos e simpáticos robozinhos ganharam o nome de Eporos.
Os robôs motorizados são equipados com sistemas de comunicação wireless, que permitem, por exemplo, medir a distância de um obstáculo e mudar a rota automaticamente.
A montadora já havia apresentado um carro robô com sistema parecido em setembro do ano passado, inspirado no sistema anticolisão das abelhas. Mas esta versão, que nasceu da observação de cardumes de peixes, tem uma capacidade muito maior de se desviar de barreiras dispostas num ângulo de 180 graus.
FeiraA invenção permite também que vários robozinhos possam correr lado a lado num caminho cheio de obstáculos sem esbarrar uns nos outros. Cada aparelho pode mudar a direção automaticamente quando necessário.
"Nós, do mundo motorizado, temos muito a aprender com o comportamento de um cardume de peixes em termos de liberdade e segurança que cada animal tem dentro do grupo", disse o gerente do laboratório de mobilidade da Nissan, Toshiyuki Andou.
A Nissan espera aplicar, num futuro próximo, a tecnologia em carros de passeio e, assim, evitar acidentes.
A empresa vai fazer a primeira demonstração dos carros robôs andando juntos na feira de tecnologia Ceatec Japan, que começa na semana que vem na capital japonesa.



Fonte: www.terra.com.br

Alemães criam pinguim robô com comportamento realista

Da próxima vez que você ver um pinguim no zoológico, fique atento: ele pode não ser o que aparenta. A Festo, uma empresa alemã especializada em sistemas de controle e automação industrial, desenvolveu um pinguim robô capaz de reproduzir com precisão os movimentos de seu "primo" na natureza.
O "AquaPenguin" se locomove com naturalidade através da água. De relance é fácil confundir seus movimentos com os de um pinguim de verdade, não fosse o detalhe dos olhos que brilham em azul. Não contentes com os resultados, os engenheiros resolveram dar um passo além e criaram o "AirPenguin": uma versão maior e mais leve que usa os mesmos princípios para se mover pelo ar, como um dirigível inspirado na natureza.
Os robôs são o projeto mais recente do Bionic Learning Network, um núcleo de pesquisas que, em conjunto com as várias universidades em todo o mundo e a Didactic, braço educacional da empresa, aplica o conhecimento adquirido em 84 anos de atuação no setor industrial. Inúmeros projetos do núcleo, que merecem o adjetivo "ambiciosos", recriam a forma, os movimentos e até mesmo comportamento de seres vivos.
Ambos os pinguins se movimentam de forma independente e são capazes de desenvolver padrões de comportamento coletivo. Um sistema de sensores 3D, semelhante ao sonar utilizado por golfinhos e morcegos, permite que realizem manobras até mesmo em espaços apertados, nadando ou flutuando inclusive para trás - coisa que os pinguins reais não são capazes de fazer.
No site da Festo é possível assistir a um vídeo (em alemão) que mostra os "bichinhos" em ação. Anteriormente, a Festo já havia desenvolvido arraias e águas-vivas mecânicas.
O site oficial da empresa é www.festo.com.br