terça-feira, novembro 08, 2011

Duas novas sondas para o pré-sal


Duas novas sondas de perfuração a serem locadas na Bacia de Santos foram batizadas na última sexta-feira (4/11), na Coreia do Sul. Parte de um lote de 12 sondas afretadas pela Petrobras, as unidades ODN I e ODN II são preparadas para águas ultraprofundas e vão entrar em operação no início de 2012. “Estamos comprometidos com o aumento da produção de petróleo no Brasil e esses dois navios são importantes para alcançarmos nossos objetivos”, afirmou o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo.

Também participaram da cerimônia realizada no estaleiro DSME (Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering) o diretor de Exploração e Produção (E&P), Guilherme Estrella, o gerente executivo de Projetos de Desenvolvimento da Produção do E&P, Tuerte Rolim, e o presidente da Odebrecht Óleo e Gás, Roberto Ramos.

As sondas são parte relevante na execução das ações que vão garantir o crescimento da produção de petróleo e gás natural prevista na estratégia da companhia para atingir 4,9 milhões de barris de petróleo por dia em 2020. O presidente Gabrielli enfatizou que a indústria de petróleo e gás continua demandando novas embarcações. Há oportunidades para construtores em áreas como o Golfo do México, Oeste da África e no Ártico. Mas o Brasil será o maior demandante. “Precisamos de 65 sondas como essas, 94 FPSOs e 568 barcos de apoio entre outros equipamento até 2020. A maior parte será construída no Brasil”, afirmou Gabrielli.

Fonte: AGENCIA PETROBRAS

Amazônia terá 130 poços exploratórios de petróleo e gás natural até 2015


MANAUS- A indústria petroquímica nunca registrou tão boas expectativas para uso dos bens naturais da Amazônia. Investidores nacionais e estrangeiros voltam os olhos para as riquezas minerais da bacia amazônica. Caso as perspectivas se consolidem, a região pode encontrar uma uma nova alternativa econômica, além do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM).

As oportunidades de investimentos chamam a atenção de empresas como a HRT O&G Exploração e Produção de Petróleo, que já anunciou aumento na produção de petróleo e gás até 2015. A empresa vai perfurar cerca de 130 poços na região.

A companhia anunciou em abril deste ano, a exploração do primeiro poço na região da bacia do rio Solimões. A data simboliza uma campanha para a produção na busca da consolidação da região amazônica como um grande produtor de óleo e gás natural. O grupo já começou as atividades de exploração de outros três poços, sendo dois na região dos municípios de Tefé e Carauari, a 516 e 785 quilômetros de Manaus.

O diretor da HRT, Márcio Mello, espera que, até 2015, a produção do grupo no Estado alcance 50 mil barris de petróleo por dia.

As estimativas de lucros promissores para a Economia do Estado, também se reverte na contratação de mão-de-obra, a ser empregada na exploração dos recursos minerais. Segundo Márcio Mello, o grupo iniciou as operações no Amazonas há menos de um ano, e, atualmente, gera mais de quatro mil empregos diretos e indiretos. A meta é alcançar seis mil postos de trabalho até o final de 2011.

Explorar a Amazônia também significa encarar desafios. Para chegar aos campos de exploração, as equipes de técnicos enfrentam condições climáticas adversas e longas distâncias, nada porém que desanime os investidores, certos de que na região há vastos recursos a serem explorados.

Atividade exploratória

As atividades de exploração começam com a análise da água e do solo da região onde estão localizados os focos de gás. Em uma operação no município de Tapauá (a 448 quilômetros da capital), os técnicos levam cerca de três a quatro dias de viagem para chegar a uma área de exploração em potencial, um igarapé nas proximidades do rio. O trabalho consiste no reconhecimento de áreas onde há borbulhamento do rio.”Vamos poder vivenciar todas as etapas de uma aventura científica, de uma aventura nunca antes feita no Brasil. Esperamos que os resultados sejam extremamente promissores e trazendo o desenvolvimento que a gente quer, que é encontrar áreas com perspectivas de potencial de óleo e gás, que por ventura vão trazer um grande progresso”, alegou Mello.

As equipes analisam se o gás é de origem biogênica (proveniente de bactérias) ou termôgenica, onde é produto de um vazamento de possíveis ou potenciais depósitos de petróleo. O procedimento de identificação revela a existência de hidrocarbonetos – petróleo e gás – ou de gases radioativos como o hélio e argônio. Outro levantamento identifica se o gás encontrado é de origem de poligases específicos ou produtos de atividade biológica, através da fusão de bactérias e matéria orgânica depositada junto aos sedimentos. A perfuração de solos na região leva aproximadamente duas horas e também é feita em áreas secas próximas ao rio.

Em setembro deste ano, a HRT O&G Exploração e Produção de Petróleo anunciou à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a descoberta de indícios de petróleo em um poço perfurado na Bacia do Solimões, a 7,5 quilômetros da cidade de Carauarí. O poço 1-HRT-3-AM, localizado no bloco SOL-T-168, alcançou profundidade de 2.680 metros, atingindo o embasamento cristalino.

A companhia HRT possui 55% de participação em 21 blocos exploratórios na Bacia Sedimentar do Solimões, ocupando uma área de cerca de 48,5 mil quilômetros quadrados. A meta da empresa é produzir óleo na região até o final de 2011

Fonte: Portal Amazônia, com informações do Amazon Sat