terça-feira, dezembro 28, 2010

PERFURAÇÃO DE POÇOS DE PETRÓLEO


A Perfuração de um poço de petróleo, ocorre após a conclusão dos trabalhos Geológicos, que serviram para detectar presença de hidrocarbonetos, (petróleo), armazenados em rochas sedimentares.

A Perfuração consiste num conjunto de operações, devidamente programadas e seguras, realizadas por uma Sonda de Perfuração, composta de sistemas mecânicos, elétricos, hidráulicos e pneumáticos, que transformam esforços num poço de petróleo.

Preparo da locação - On-shore:

Após determinar o local da perfuração do poço, uma equipe de Engenharia Civil, prepara a área e o acesso para a instalação da Sonda e seus equipamentos.
Esse espaço denominado Locação, deve ser bastante preparado e compactado para permitir uma movimentação sem problemas, de viaturas leves e pesadas, que farão os trabalhos de apoio para a realização dos serviços de perfuração.
Ex: Carretas de Tubos, Tanques de Fluídos, Guindastes,Tratores, etc.

Locações marítimas - Off-shore:

Nos trabalhos de perfurações marítimas, o local onde deve ser perfurado o poço, é determinado através dos estudos geológicos, (sísmica), trabalho desenvolvido por meio de navios dotados de equipamentos, (cilindros de ar comprimido), que dispara rajadas por períodos, provocando uma explosão, gerando ondas sonoras que batem no solo e volta. Os hidrofones, rebocados pelos navios, recebem as ondas sonoras e as decodificam, transformando em imagens. São representações das camadas do solo. Através delas, os especialistas descobrem se há petróleo incrustados entre as rochas e, se houver, onde ele se encontra. Aí se iniciam os trabalhos de perfuração.

DTM DA SONDA.

Depois da conclusão do preparo da Locação, realizamos o DTM da Sonda, ou seja, Desmontagem, Transporte e Montagem, movimentação da Sonda e seus equipamentos, para locação onde serão realizados os trabalhos de perfuração.
O DTM é uma operação muito importante e deve ser feita obedecendo rigorosamente os “Procedimentos de Execução de Movimentação de Cargas”.
Devemos ter cuidados especiais na centralização da Sonda com o poço, e na disposição dos equipamentos na locação, obedecendo ao“Lay-out”.

Fonte: Curso Téc. em Petróleo e Gás

Rochas-reservatório


Rochas-reservatório são normalmente litologias compostas por material detrítico de granulometria fração areia a seixo, representantes de antigos ambientes sedimentares de alta energia, portadores de espaço poroso onde o petróleo será armazenado e, posteriormente, será extraído. Tais rochas são geralmente os arenitos, calcarenitos e conglomerados diversos. Entretanto, qualquer rocha que contenha espaço poroso, não necessariamente intergranular, de natureza diversa causado por fraturamento ou dissolução também pode fazer às vezes de rochasreservatório.
Como exemplos temos rochas ígneas e metamórficas cristalinas fraturadas, ou mais precisamente, qualquer tipo de rocha fraturada, mármores lixiviados, entre vários outros.
As rochas-reservatório mais comuns são areias antigas, depositadas em dunas, rios, praias, deltas, planícies litorâneas sujeitas à influência de ondas/ marés/tempestades, e em mares e lagos profundos, através de correntes de turbidez. Depois dos arenitos, os reservatórios mais comuns são rochas calcárias porosas depositadas em praias e planícies carbonáticas, desenvolvidas em latitudes tropicais e livres de detritos siliciclásticos, calcários de recifes de organismos diversos, e, finalmente, calcários diversos afetados por dissolução por águas meteóricas. Os valores de porosidade mais comuns das rochas-reservatório variam de 5% - 35%, concentrando-se na faixa de 15% - 30%.
As rochas porosas não servem apenas como armazenadores finais do petróleo acumulado.
Elas servem igualmente como rotas de migração importantíssimas para os fluidos petrolíferos, atuando como carrier beds.

Fonte: http://www.scielo.br/