quarta-feira, maio 04, 2011

Governo dará bolsas e financiamento para ampliar ensino técnico


Expectativa é que 8 milhões de estudantes e trabalhadores possam ter formação profissional em quatro anos

Estudantes do ensino médio de escolas públicas e trabalhadores serão beneficiados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), lançado nesta quinta-feira pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, e pela presidenta Dilma Roussef. Para ampliar a educação técnica no País, serão criados 3,5 milhões de bolsas, no estilo do Prouni, e um Financiamento Estudantil (Fies) técnico. As vagas serão oferecidas na rede pública (federal e estaduais), em escolas privadas e pelo Sistema S – conjunto de entidades como o Senac, Sesc, Senai, SESI – e a intenção é que 8 milhões de brasileiros possam ter formação profissional em quatro anos.

Serão ministrados dois tipos de cursos, os técnicos – mínimo de 800 horas –, e os de
formação inicial e continuada (FIC) – mínimo de 160h. Os estudantes selecionados para as bolsas em escolas públicas ou do Sistema S terão que frequenta-los no turno contrário ao das aulas de ensino médio. A escolha dos beneficiários será feita nos Estados. O ministro acredita que a ação vai ajudar na qualificação do ensino médio. "Será um “choque de qualidade no ensino médio e na inserção soberana do trabalhador no mercado de trabalho”, disse. A presidenta Dilma completou: "Ele (o Pronatec) fará pelo ensino médio o que o Prouni fez e vem fazendo pela educação superior".

Também poderão ser contemplados com cursos trabalhadores que estejam recebendo o seguro-desemprego pela segunda vez e beneficiários de programas de inclusão produtiva, como o Bolsa Família.

Financiamento para estudantes e empresas

Quem não for contemplado com uma bolsa, poderá optar por um financiamento para fazer formação técnica em uma das 2.435 escolas privadas credenciadas pelo MEC ou 580 do Sistema S. Os alunos terão 18 meses de carência para começar a pagar em 6 vezes o tempo do curso, mais 12 meses. Os critérios de seleção do Fies técnico serão os mesmos do financiamento estudantil para curso superior.

O Pronatec permite ainda que as empresas adquiram crédito para custear cursos para seus funcionários pela mesma taxa de juros, de 3,4% ao ano. A novidade foi bem recebida pelo setor industrial, que já costuma investir de 3% a 4% do faturamento em formação de pessoas, mas agora poderá contar com recursos do governo.

Ampliação da rede técnica


Leia também


"O grande entrave para o ensino técnico se chama corpo docente"
"Só não estuda quem não quer", diz Dilma
Para atender a demanda gerada pelo Pronatec o governo federal pretende atuar em várias frentes. Além de ampliar a própria rede de educação profissional e tecnológica, fará convênios com Estados para reformar 500 escolas e construir 129 novas em quatro anos.

Um maior número de vagas no Sistema S será garantido por acordo já existente para oferecer matrículas gratuitas a alunos do ensino público, que será ampliado. Pelo pacto firmado no governo anterior, as entidades do sistema devem aplicar dois terços de seus recursos advindos do imposto sobre a folha de pagamentos do trabalhador na oferta de cursos gratuitos. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) também vai financiar um aumento da infraestrutura das escolas do Senai, Sesi, Senac e Sesc.

Segundo Robson Andrade, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), os focos de expansão do Senai vão ser as regiões com maior demanda por capacitação: Centro-este, Norte e Nordeste. “Queremos chegar até 2014 a uma capacidade de formação de 4 milhões de pessoas por ano”, adiantou. Os setores de formação onde será feito maior investimento são construção civil, móveis, petróleo e gás, siderurgia e moda.

Outra ação prevista pelo Ministério da Educação para fortalecer o ensino técnico é o programa de expansão de escolas técnicas. Oitenta já estão em construção e, segundo o ministro, devem ser inauguradas até o começo de 2012. Mais 120 unidades serão criadas nos outros dois anos. Com isso, a rede federal deverá contar com quase 600 escolas administradas pelos 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia, e atenderá mais a 600 mil estudantes.

O ensino a distância será ampliado com a criação de vagas na Escola Técnica Aberta do Brasil (E-Tec), que instalou 259 polos em 19 estados até 2010, atendendo a cerca de 29 mil estudantes. Para 2011, estão prometidas mais de 47 mil vagas; 77 mil em 2012; mais de 197 mil em 2013 e cerca de 263 mil em 2014.

O projeto de lei que cria o Pronatec será agora encaminhado ao Congresso Nacional, onde tramitará em regime de urgência.

O projeto de lei que cria o Pronatec será agora encaminhado ao Congresso Nacional, onde tramitará em regime de urgência.

Benefícios do Pronatec Favorecidos


Bolsa Formação Estudante Para estudantes do ensino médio de escolas públicas que queiram cursar um curso técnico no contraturno do horário de aulas
Bolsa Formação do Trabalhador Para trabalhadores que estão desempregados e são reincidentes no seguro-desemprego
Bolsa Formação Trabalhador (Inclusão produtiva) Para capacitar pessoas atendidas por programas de inclusão produtiva do Ministério do Desenvolvimento Social, como o Bolsa- família
Fies Técnico Linha de crédito para alunos do ensino médio ou pessoas com este nível de formação
Fies Empresa Linha de crédito para custear a formação de trabalhadores de nível médio em cursos técnicos. Empresas poderão deduzir do imposto de renda o investimento na capacitação de seus funcionários
Fonte: MEC

Bolsas para intercâmbio

Durante o anúncio do Pronatec, a presidenta voltou a falar sobre a criação de bolsas de estudo no exterior. Além das 75 mil já prometidas, Dilma afirmou que está pedindo apoio a empresas privadas para enviar mais 25 mil jovens para estudar no exterior, permitindo que 100 mil brasileiros ampliem sua formação e seus horizontes até o fim de 2014. Todos os países que se desenvolveram tiveram uma política de formação de jovens no exterior", afirmou

Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/

Estado do Rio comemora o 1º de maio com recorde de empregos


RIO - Durante décadas, com o esvaziamento econômico do Rio de Janeiro, se inserir no competitivo mercado de trabalho era um desafio. Hoje, o recorde na criação de vagas de trabalho com carteira assinada, o aumento das oportunidades de emprego e o crescimentos de mais de 30% da remuneração média dos cariocas comprovam que o Estado vive sua melhor fase. No 1° de maio, Dia do Trabalho, os trabalhadores fluminense não terão apenas um motivo para comemorar, mas os 23.883 empregos formais registrados nos três primeiros meses deste ano.

De acordo com o secretário de Trabalho e Renda, Sergio Zveiter, as políticas públicas de emprego, trabalho e geração de renda do Estado são exemplos de sucesso para todo o país e resultados da estabilidade econômica e das parcerias com o governo federal e instituições públicas e privadas. Para Zveiter, a realização de grandes eventos como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 e empreendimentos como o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) irão ajudar a manter o saldo positivo e a garantir mais postos de trabalho.

- Atualmente, a Região Metropolitana do Rio registrou taxa de desemprego de 5,6%, menor do que a média nacional, de 6,7%. Este é um número que devemos comemorar e nos obriga a trabalhar ainda mais em prol da população. Nosso objetivo é sempre mais. Vamos concentrar nossos esforços na qualificação do trabalhador - afirmou o secretário, que planeja modificar a estratégia de capacitação profissional, direcionando os cidadãos às atividades econômicas vocacionais como Turismo, Petróleo e Gás, Serviços e Construção Civil.



Caravana do Trabalho será lançada no domingo.

Para celebrar as conquistas dos últimos anos, a Secretaria de Trabalho e Renda lançará no Dia do Trabalho, no próximo domingo, na Quinta da Boa Vista, mais um projeto de captação de mão de obra: o “Caravana do Trabalho”, que oferecerá serviços de emissão da 1ª e 2ª vias da carteira de trabalho, entrada no seguro-desemprego e balcão de empregos. Equipes da secretaria vão percorrer diversos pontos do Estado do Rio para tirar dúvidas sobre o mercado de trabalho.

O feriado de 1° de maio será marcado por uma intensa programação social e cultural, que acontece a partir das 9h, também em São Cristovão, no Piscinão de São Gonçalo e no Complexo do Alemão, Zona Norte do Rio. Na Quinta da Boa Vista, a sambista Beth Carvalho comanda pela terceira vez o “Show do Trabalhador”, às 18h, ao lado de Nelson Sargento, Monarco e Dudu Nobre. Organizado também pelo Ministério do Trabalho e pela Prefeitura do Rio, o evento deve atrair 100 mil pessoas. O Dia do Trabalho no Brasil.

Fonte: http://www.jb.com.br/

Sócia da OGX na bacia do Espírito Santo vai lançar ações



Perenco, subsidiária de um grupo franco-britânico, quer recursos para crescer

A Perenco Petróleo e Gás do Brasil Participações vai fazer uma oferta inicial de ações na Bovespa. A operação entrou em análise ontem na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

A empresa brasileira, criada em 2008, é uma subsidiária indireta integral da companhia franco-britânica Parenco e é o veículo exclusivo pelo qual o grupo participará de atividades exploração e produção no Brasil. O conglomerado, diz a empresa no prospecto da oferta, tem portfólio diversificado de mais de 160 ativos de exploração e produção localizados em 16 países, nos cinco continentes.

O Grupo Perenco atua no setor de exploração e produção de petróleo há mais de 25 anos e, em 2010, produziu em média 253.000 barris equivalente de petróleo brutos. Em 31 de dezembro de 2010, as reservas líquidas eram da ordem de 931 milhões de barris.

No Brasil, a Perenco opera metade de cinco blocos, em parceira com a OGX, de Eike Batista. São regiões de águas profundas, localizadas na bacia do Espírito Santo, com uma área total de 3.623,08 km2 (895.279 acres). A área agregada dos cinco blocos exploratórios é equivalente em tamanho a aproximadamente 155 blocos de águas profundas do Golfo do México e 20 blocos de águas rasas no Brasil.

Após análises, a empresa diz acreditar que seus blocos exploratórios possuam potencial suficiente para desenvolver negócios já no curto prazo, oferecendo uma gama de prospectos em fase de avaliação adiantada (pronto para perfuração), que são vizinhos e geologicamente análogos aos campos onde já existe produção, tais como o campo de petróleo leve de Golfinho, operado pela Petrobras.

Com a oferta, a companhia pretende continuar investindo em programas de exploração, com a perfuração de dois poços exploratórios de águas profundas neste ano, e buscando oportunidades de crescimento por meio de participação em futuras rodadas licitatórias da ANP e consórcios

Fonte: http://economia.ig.com.br/