quinta-feira, abril 12, 2012

Indústria do petróleo está de olho em engenheiros químicos


São Paulo – O aquecimento da indústria de petróleo e gás puxa demanda por profissionais formados em engenharia química. E faltam profissionais que tenham uma visão global do negócio como um todo.

“Desde a perfuração dos poços de petróleo até o trabalho nas refinarias, as funções dos engenheiros químicos se dividem em elaborar fluídos para estabilizar as condições da perfuração, criar meios para tratar o petróleo durante a produção e acompanhar todos os procedimentos de refinamento do produto final”, enumera Denise Retamal, diretora-executiva da RHIO’S Recursos Humanos, especializada em recrutamento para o setor de óleo e gás.

Por atuar em todos as etapas de produção, o engenheiro químico que atua no setor precisa ter conhecimentos em administração e logística, além de geologia. “Ele deve entender o comportamento da matéria prima para desenvolver novas metodologias de extração e produção”, diz a especialista.

Inglês fluente e domínio de ferramentas de programação também são novas exigências do setor. “Ele precisa entender de linguagem de programação para ajudar no desenvolvimento de softwares específicos para a área”, afirma Denise.

Fonte: Exame por (Talita Abrantes

Vazamento em Roncador não era petróleo, diz Petrobras


Estatal divulgou nota recente explicando que fluido vazado é usado na operação de perfuração de poços

Rio de Janeiro (RJ) – A Petrobras divulgou recentemente em nota que as análises das amostras do vazamento no campo de Roncador confirmaram não se tratar de petróleo proveniente de qualquer reservatório produtor desse campo ou de qualquer outro petróleo produzido na Bacia de Campos.

De acordo com o estudo preliminar, as gotículas coletadas têm características semelhantes a um tipo de fluido usado na operação de perfuração de poços, que tem como constituinte básico a n-parafina.

Ainda segundo a estatal, não há perfurações recentes nas proximidades dessa área do campo de Roncador e também não há registro de manchas de fluido na superfície do mar, como anteriormente o Portal Macaé Offshore divulgou.

Sobre possíveis rachaduras entre os poços, a Petrobras declarou que a qualidade da cimentação dos poços no campo foi verificada, indicando que existe integridade e isolamento efetivo entre os poços, bem como as formações no seu entorno.

A estatal informou ainda que não sabe a origem do fluido, mas sua equipe técnica está fazendo as análises necessárias.

Da Redação Macaé Offshore

Fonte: http://www.macaeoffshore.com.br/