domingo, setembro 08, 2013

Petróleo: Cônsul Geral dos EUA discute investimentos em Macaé

Em sua primeira visita oficial a Macaé, o Cônsul Geral dos EUA destacou o interesse das empresas americanas em expandir sua atuação na cidade, que é considerada referência na área de petróleo e gás
 
Macaé (RJ) - O fortalecimento dos investimentos americanos em Macaé e a importância das parcerias entre o setor público e o privado para o desenvolvimento da cidade foram os destaques do encontro do Prefeito Dr. Aluízio com o Cônsul Geral dos Estados Unidos, John Creamer, ontem (04). A reunião foi acompanhada pelo Cônsul para assuntos econômicos, Matt Strokes, e pelo Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Fernando César Barbosa.
Em sua primeira visita oficial a Macaé, o Cônsul Geral dos EUA destacou o interesse das empresas americanas em expandir sua atuação na cidade, que é considerada referência na área de petróleo e gás.
“Nosso consulado no Rio de Janeiro é responsável por todo o Estado do Rio e temos um interesse muito especial por Macaé, sobretudo por causa da presença de tantas empresas americanas na área de petróleo. Muitas dessas empresas têm interesse em aumentar suas instalações e atividades na cidade”, afirmou.
Segundo Creamer, o consulado americano estuda a realização de parcerias com o poder público municipal para o desenvolvimento de projetos que visem à qualificação dos trabalhadores macaenses.
“Essa foi uma grande oportunidade para trocarmos ideias e experiências para promover o desenvolvimento de Macaé como cidade e também sobre programas para responder às necessidades dos moradores da cidade. Foi um encontro muito interessante em que aprendi muito sobre Macaé, vamos pensar na cidade como futura parceira e trabalhar para assegurar o sucesso da cidade e das empresas aqui instaladas.”
Durante o encontro, o Prefeito ressaltou a importância da indústria do petróleo para a economia da cidade e os projetos em andamento para melhorar a infraestrutura do município, como os investimentos em saneamento básico e nas estradas Norte-Sul e Santa Tereza.
Para Dr. Aluízio, para alcançar um crescimento sustentável e que alie o desenvolvimento econômico ao social é preciso uma aliança entre o poder público e as empresas privadas na busca de soluções duradouras e que tenham enfoque no bem-estar da população.
“Todo caminho para aproximar o governo do setor privado é válido, pois é com a solidificação dessa interface que podemos buscar soluções que realmente tragam um impacto positivo para os moradores. A indústria tem uma grande importância na cidade, pois é uma grande geradora de renda e de empregos. Faremos o que estiver ao nosso alcance para que as empresas sintam-se bem-vindas na cidade e estamos abertos ao diálogo para que elas nos ajudem a fazer de Macaé uma cidade cada vez mais forte e melhor para a população.”
Da Redação

ANP aprova plano da QGEP de desenvolvimento do campo de Oliva

A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou o plano de desenvolvimento do campo de Oliva, da Bacia de Santos, da Queiroz Galvão Exploração e Produção (QGEP), informou nesta terça-feira a companhia.
 
A empresa pretende perfurar um poço para adquirir dados de reservatório em 2016. O teste subsequente tentará provar a estimativa de reserva de petróleo, segundo comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
 
Quando a produção for iniciada, a QGEP quer operar cinco poços no campo, com mais três servindo para a injeção. Toda a campanha exploratória no local será interligada com o campo de Atlanta, também em Santos.
 
Segundo o projeto aprovado pela ANP em 21 de agosto, o primeiro óleo a ser extraído do empreendimento está previsto para 2021. A QGEP é operadora do campo, com participação de 30%.
 
Fonte: Valor online

Petrobrás descobre indício de petróleo no Rio Grande do Norte

A Petrobrás notificou a Agência Nacional do Petróleo (ANP) sobre a descoberta de indícios de petróleo no campo Canto do Amaro, no Rio Grande do Norte.
 
O poço 3BRSA1193RN fica em terra no município de Mossoró, mas a estatal ainda não anunciou se a descoberta é comercial.
 
A área produz petróleo desde 1986, sendo considerada madura, e é um dos maiores campos do Brasil em terra. Desde 2007 a estatal vem investindo recursos na revitalização do campo, com US$ 774 milhões aplicados no projeto desde então, e a partir de 2009 conseguiu reverter o processo de declínio da produção.
 
Com reservas provadas de 107,5 milhões de barris, o campo Canto do Amaro produziu 22 mil barris por dia em junho deste ano, sendo que a estatal estima em 70% do total como fruto das novas operações. A previsão da empresa é aumentar ainda o fator de recuperação do óleo em 4,9% na região, com a perfuração e completação de 199 poços e recompletação de 1.183 poços.
 
Fonte: Petronoticias