sexta-feira, abril 24, 2009

Computador é treinado para 'ler' a mente

Pesquisadores norte-americanos treinaram um computador para "ler" a mente das pessoas ao analisar imagens de seus cérebros enquanto elas pensam em palavras específicas. O objetivo é estudar como e onde o cérebro armazena informações.
A equipe captou imagens por meio de ressonância magnética, que registra a atividade do cérebro em tempo real, e enquanto isso calibrou o computador com 58 palavras diferentes. As palavras eram mostradas aos voluntários, que deveriam pensar em seus significados.
Analisando as imagens geradas a partir de cada palavra, os cientistas chegaram a 58 "imagens médias". Depois, o computador teve que relacionar imagens e palavras correspondentes - e passou no teste.
Tom Mitchell, um dos cientistas da Universidade Pittsburgh que trabalham no projeto, sugere a aplicação do método na pesquisa de transtornos de linguagem e problemas de aprendizagem, segundo a agência Reuters.
O próximo passo para os pesquisadores é estudar a atividade cerebral para frases.

Fonte: www.terra.com.br

Leitor de mente envia mensagens pelo Twitter


Um estudante americano criou um aparelho que permite mandar mensagens através de ondas cerebrais que são convertidas em letras e publicadas no Twitter em froma de texto. O equipamento é ligado a um programa de computador traduz os caracteres do texto que o internauta pretende divulgar na rede social. As informações são do site Live Science.
Tudo o que o estudante de engenharia biomédica da Universidade de Wisconsin-Madison, Adam Wilson, faz com a touca com eletrodos que ele veste em sua cabeça é pensar no que quer dizer para ver a mensagem sendo digitada eletronicamente no seu PC.
A invenção foi desenvolvida no início deste mês, quando Adam conseguiu publicar um texto de 23 caracteres sem utilizar o teclado para digitá-los e enviá-los ao Twitter. O leitor automático funciona com um sensor que "lê" letras mostradas na tela do computador, piscando-as alternadamente e passando cada uma das vogais e consoantes do alfabeto para a escolha do internauta.
Quando o usuário pensa em uma letra, as ondas cerebrais enviam um sinal para que o computador reconheça e selecione a letra desejada, formando assim a palavra da mensagem que pretende mandar. "Ei, escolha esta letra", pensa Adam, concentrando-se na letra que quer selecionar, e assim a mesangem é redigida sem qualquer toque nos teclados. Embora o processo seja lento, ele garante que funciona e é indicado para enviar mensagens curtas.

Bluetooth 3.0 poderá ser 10 vezes mais rápido

Foi confirmada na quarta-feira a criação da próxima versão da tecnologia Bluetooth com transferência de dados com velocidade até 10 vezes maior do que a atual. A idéia é que os gadgets estejam no mercado até ao início do próximo ano. As informações são da agência AP.
O consórcio que vai produzir a tecnologia, o Bluetooth Special Interest Group, informou em comunicado que ainda nesta semana fará a conversão para o padrão Bluetooth 3.0, que irá incluir uma opção para as transferências de dados mais velozes. A versão atualizada deverá utilizar o protocolo 802.11, a mesma usada para o Wi-Fi, para realizar transferências de arquivos muito mais velozes, indo de 22 a 26Mbps.
Quando o chip do Bluetooth é acionado para transferir arquivos grandes, ele depende do chip Wi-Fi do gadget para fazer a transferência efetiva. Mas quando o Wi-Fi não é necessário, o Bluetooth o desligado, conservando energia. Ele pode, então, manter uma conexão de baixa potência com o chip Bluetooth.
De acordo com o site PC World, o objetivo é que o Bluetooth 3.0 seja compatível com equipamentos e produtos mais antigos que ainda possuem a versão 2.0. Ele ainda possibilitaria a troca de arquivos musicais ou de filmes de um PC para um telefone celular ou um media player, incluindo a eralização de streaming de vídeo de uma câmera de vídeo para uma HDTV.

Fonte: www.terra.com.br

Brasil tem 8 celulares para cada 10 habitantes

De cada 10 brasileiros, oito possuem telefone celular. A teledensidade, indicador usado internacionalmente para calcular o número de telefones em serviço em cada grupo de 100 habitantes, atingiu o índice de 80,56, registrando crescimento de 0,78% em relação a fevereiro, quando era de 79,94. O Distrito Federal lidera o ranking no Brasil, com média de 1,43 telefone por morador.
Os números estão disponíveis no portal da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e demonstram o salto no consumo de aparelhos de telefonia móvel no País. Ao todo, existem no país 153.673.139 de assinantes no Serviço Móvel Pessoal (SMP), com 1.308.153 novas habilitações ¿ ou crescimento de 0,86% apenas em março de 2009. De todos os celulares brasileiros, 81,61% são pré-pagos e 18,39% pós-pagos.
Em segundo lugar no ranking, está o Rio de Janeiro, que subiu de 97,87 para 98,33 em teledensidade. Em terceiro vem o Mato Grosso do Sul, com índice de 96,34. Especificamente no mês de março, os maiores crescimentos da teledensidade foram registrados no Maranhão, Amapá, Amazonas, Alagoas e Pará.
Entre as regiões brasileiras, o Centro-Oeste é líder, com teledensidade de 97,65. Em seguida vem o Sudeste, com índice de 92,00, o Sul, com 85,10, o Nordeste, que tem 62,10, e o Norte, que soma 61,99.

Laboratório cria aparelho para intimidade a distância


Um laboratório de tecnologia digital britânico está à procura de casais que mantêm relacionamentos de longa distância para testar um protótipo de aparelho que promete comunicar a intimidade entre os dois.
O aparelho, batizado de Mutsugoto, permite ao casal desenhar com fachos de luz sobre os corpos ou camas dos parceiros a distância. O laboratório pretende encontrar três casais para testar o aparelho durante o Festival de Artes de Edimburgo, na Escócia, em agosto.
O site do laboratório Distance Lab já está recebendo inscrições de casais interessados em participar da experiência. Para poder participar, o casal deve ter um dos parceiros vivendo em Edimburgo ou nas imediações e o outro a pelo menos 250 km de distância.
AlternativaStefan Agamanolis, um dos responsáveis pelo desenvolvimento do aparelho, diz que esta é a primeira vez que ele será testado desta maneira. Segundo ele, o aparelho foi desenvolvido para comunicar a intimidade e para oferecer uma alternativa ao envio de mensagens por celular ou por e-mail.
Deitados em suas camas a centenas de quilômetros de distância uns dos outros, os parceiros usam anéis ativados pelo toque e que são captados por uma câmera instalada acima deles. Um sistema computadorizado identifica o movimento do anel quando um dos parceiros o passa sobre o próprio corpo ou sobre sua cama.
Simultaneamente, esses movimentos são transmitidos e projetados em fachos de luz sobre o corpo do parceiro. As linhas mudam de cor quando se encontram. O laboratório se especializou em desenvolver projetos tendo como tema a distância.
Entre os demais projetos em desenvolvimento, está um jogo no qual as pessoas podem lutar com outras pessoas que estão do outro lado do mundo. A imagem dos lutadores é projetada em um colchão especial capaz de registrar a intensidade da força.

Internet será mais democrática e móvel, diz criador da web

A World Wide Web nasceu há 20 anos e, embora seu crescimento tenha sido "muito rápido, seu futuro é ainda mais amplo e promissor", principalmente nas redes sociais e nos suportes móveis, afirmou nesta quarta-feira seu criador, Tim Berners-Lee, na abertura do Congresso Internacional www2009.
Em um auditório repleto de especialistas em telecomunicações, no Palácio Municipal de Congressos de Madri, o pai da rede expôs suas previsões sobre a internet em dois âmbitos: suas aplicações em telefonia celular e o desenvolvimento de redes sociais.
Em uma sociedade que atravessa uma crise global, Tim Berners-Lee disse esperar que a web 3.0 - sucessora da atual web 2.0, mãe das redes sociais - cresça por meio de uma intercomunicação mundial sem precedentes na qual as barreiras idiomáticas serão derrubadas.
Esta ruptura fará com que a sociedade da comunicação se amplie com páginas que tenham um design mais simples, além de mais protocolos de segurança e de uma maior velocidade de acesso e download de todo tipo de arquivo.
A web, que em sua origem foi uma maneira de trocar textos dentro da comunidade científica, se transformou em um espaço no qual internautas de todo o mundo fornecem e têm acesso à informação em todas as línguas e se comunicam.
Entretanto, Berners-Lee estima que, da forma como a internet se desenvolve atualmente, analisar seu futuro chega a ser um atrevimento, idéia compartilhada por um dos pais da internet e vice-presidente do Google, Vinton Cerf.
Durante entrevista conjunta concedida na abertura do www2009, que termina sexta-feira, Berners-Lee e Cerf contaram que, para eles, a web representa a oportunidade de desenvolvimento social, econômico e político para qualquer nação. A palavra "democracia" teve espaço no congresso tanto quanto as novas aplicações da web.
Quanto aos avanços técnicos, Berners-Lee explicou que o futuro é se conectar por meio do telefone celular, já que o aparelho é "muito barato nas nações em desenvolvimento" e pode funcionar como "um grande servidor" de informação e comunicação.
Diante de tal expansão de internet - descrita por Cerf como um "mundo maravilhoso para a informação" -, os dois pioneiros lembraram a necessidade de resguardar a segurança e a privacidade.
O vice-presidente do Google defendeu a implementação de medidas tais como o controle governamental para proteger o acesso aos conteúdos, "a prevenção em nível tecnológico", a punição para quem cometer crimes na rede e a proteçaõ da propriedade intelectual.
Para Berners-Lee, em uma era com "mais internet, mais velocidade e mais internautas", a informação chegará "em tempo real" a um maior espectro de população que, além disso, receberá conteúdo em suportes como telefones celulares ou em outros que ainda parecem coisa de ficção científica - um par de óculos, por exemplo.
Segundo os dois pesquisadores, este futuro de uma rede mais simples e universal é "promissor". Berners-Lee diz que a chave é "construir uma plataforma para as gerações futuras, cada vez mais aberta e comunitária", com um desenho mais simples e uma conexão "rápida e barata".

Fonte: www.terra.com.br