segunda-feira, novembro 01, 2010

P-57 será modelo para plataformas do pré-sal


A Petrobras tem 224 bilhões de dólares para investir até 2014, diz o presidente Lula.

A Petrobras batizou no dia 07 de outubro (quinta-feira), no estaleiro Brasfels, em Angra dos Reis (RJ), o navio-plataforma P-57, que irá operar no campo de Jubarte, na porção capixaba da Bacia de Campos, a 80 km da costa do Espírito Santo. Essa unidade inaugura uma nova geração de plataformas, concebidas e montadas a partir do conceito de engenharia que privilegia a simplificação de projetos e a padronização de equipamentos. Um modelo que será referência para as futuras plataformas da Petrobras, como a P-58 e P-62, e para as unidades que irão operar no pré-sal da Bacia de Santos.

A P-57 é uma plataforma do tipo FPSO (sigla em inglês que significa unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência de petróleo) e integra a segunda fase de desenvolvimento do campo de Jubarte. Ancorada a uma profundidade d´água de 1.260 metros, produzirá petróleo de 17 graus API (medida de densidade do petróleo). Ela terá capacidade para processar, diariamente, até 180 mil barris de petróleo e 2 milhões de metros cúbicos de gás. Começará a operar ainda este ano, interligada a 22 poços, sendo 15 produtores e 7 injetores de água. Será a primeira unidade dessa complexidade a operar na costa do Espírito Santo.

A nova unidade de produção entrará em operação ainda em 2010 e o pico de produção deverá ser atingido até o início de 2012. O petróleo produzido será transferido por navios aliviadores para terra. E o gás será escoado por gasoduto submarino para a Unidade de Tratamento de Gás Sul Capixaba, localizada na região de Ubu, no município de Anchieta, a cerca de 100 km de Vitória. A cerimônia de batismo, em Angra dos Reis, contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e outras autoridades do governo federal, do governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, além do presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, e dos diretores Guilherme Estrella, de Exploração e Produção; Paulo Roberto Costa, de Abastecimento; Renato Duque, de Serviços, e Graça Foster, diretora de Gás e Energia, deputado federal Edmilson Valentim (PC do B), Ariovaldo Rocha, presidente do Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval), entre outras autoridades e centenas de trabalhadores.

Gabrielli afirmou que nos próximos anos serão construídas dezenas de plataformas e de barcos de apoio. “Nosso programa é um programa de crescimento acelerado, que aponta claramente para um futuro melhor com mais emprego, mais produção de combustível, mais capacidade de gerar emprego e renda em outras atividades da economia brasileira”. O presidente da estatal ressaltou também que, a capitalização da Petrobras, apoiada pelo governo e dos outros acionistas, viabilizaram a maior capitalização do mundo. “O que nós oferecemos foi: compre as ações da Petrobras, porque nós vamos crescer, vamos gerar emprego, vamos gerar renda e vamos gerar capacidade de produção maior ainda.”

Sérgio Cabral destacou o conjunto de investimento no estado, como o Complexo Petroquímico de Itaboraí (Comperj), que vai consumir perto de 20 bilhões de dólares, e refinarias gerando valor agregado. Ele citou também o Complexo Industrial do Porto do Açu, na região norte, que apesar de ser um investimento privado, depende da Petrobras e do crescimento brasileiro para ir em frente.

Fonte: http://www.revistafator.com.br/

Ibama emite Licença de instalação para duto de etanol


A PMCC Soluções Logísticas de Etanol S.A., empresa que tem como acionistas a Petrobras e a Camargo Correa, informa que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) emitiu dia 28 de outubro (quinta-feira) a Licença de Instalação (LI) para o Sistema de Escoamento Dutoviário de Etanol, que a empresa está desenvolvendo em estreita colaboração com a Petrobras.

A licença autoriza o início das obras, sob a ótica da Legislação Ambiental Brasileira, atestando que o empreendimento é ambientalmente correto. O trecho objeto da licença de instalação vai desde o município mineiro de Uberaba até o Vale do Paraíba paulista, onde se conectará a dutos da Petrobras na direção da Grande São Paulo, Rio de Janeiro e litoral paulista.

O sistema transportará etanol das regiões produtoras no Centro-Oeste do País e Noroeste de São Paulo até os grandes centros consumidores de São Paulo e Rio de Janeiro, reduzindo os custos de cabotagem e de exportação do produto.

O projeto, no trecho licenciado, tem capacidade para transportar até 12,9 milhões de metros cúbicos de etanol por ano e estima-se que, quando a obra estiver em implementação plena, deverá gerar 2,4 mil empregos diretos e 9 mil indiretos.

Fonte: http://www.revistafator.com.br/

Petrobras comemora primeiro óleo produzido pelo FPSO Cidade de Angra dos Reis na área de Tupi


Navio-plataforma produzirá até 100 mil barris por dia, na fase comercial.

A Petrobras comemorou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a entrada em operação do navio-plataforma Cidade de Angra dos Reis, primeiro sistema definitivo de produção instalado na área de Tupi, no pré-sal da Bacia de Santos. A nova plataforma está conectada, inicialmente, ao poço RJS-660, que será testado tecnicamente até a Declaração de Comercialidade (DC) da jazida, prevista para o final de dezembro, quando estará concluída, também, a sua interligação a outros poços produtores e a área de Tupi entrará na fase de desenvolvimento da produção.

Além do presidente da República, participaram da cerimônia na Base Aérea do Galeão, o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, e vários diretores da companhia e outras autoridades como o governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral, senador Aloízio Mercadante (PT/SP), entre outros.

Lula inaugurou produção comercial do pré-sal e prevê que século 21 será do Brasil- “a extração do primeiro óleo do sistema definitivo da área do pré-sal de Tupi, na Bacia de Santos, o século 21 será “inexoravelmente o século do Brasil e da América Latina”, avalia Lula. Para ele o país não soube aproveitar oportunidades no século passado.

“Eu digo sempre que o Brasil jogou fora o século 20, nós não soubemos aproveitar corretamente o século 20. As oportunidades apareciam, a gente jogava fora, muitas vezes por descrença, por complexo de inferioridade”, frisa o presidente.

Lula afirmou que a Petrobras será sempre um indutor do crescimento do país. “A Petrobras será sempre uma espécie de guia do crescimento do Brasil. Se a Petrobras não estiver bem, o Brasil não estará tão bem. Mas se a Petrobras estiver bem, eu acho que o Brasil estará sempre muito bem”.

“ A nossa Petrobras possui os melhores engenheiros e geólogos do mundo, que vem mostrando competência e qualidade nos trabalhos em torno do pré-sal, por exemplo”, lembra Lula.

“E devemos sempre lembrar que o Rio de Janeiro tem o melhor Centro de Pesquisas (CENPES) do mundo, e foi desenvolvido pelos profissionais da Petrobras, o que significa soberania, competência, e tecnologia”, sustenta Lula.

O século 21 é do Brasil e não podemos perder a oportunidade, vamos elevar o Brasil como uma das maiores potências do mundo a partir do pré-sal”, indica o presidente Lula.

Ao desembarcar na Base Aérea do Galeão, proveniente do Campo de Tupi, o presidente fez um rápido pronunciamento e confirmou que seguirá para a Argentina, para participar do velório do ex-presidente argentino Nestor Kirchner. A viagem foi antecipada a pedido da presidente da Argentina, Cristina Kirchner, que manifestou a intenção de levar ainda hoje o corpo do marido para a cidade natal.

“É um companheiro por quem tenho um profundo respeito, porque conseguiu tirar a Argentina do buraco”, disse Lula.

Fonte: http://www.revistafator.com.br/