segunda-feira, maio 31, 2010

Google divulga 1000 sites mais visitados


Lista do Google traz Facebook em primeiro, seguido do Yahoo e Live.com


SÃO PAULO - O Google divulgou hoje uma lista com os 1.000 sites mais visitados da web. Chamado de Ad Planner Top 1000 Sites, o relatório leva em considerações apenas visitantes únicos que usaram o serviço de buscas para chegar ao seu destino.


Como de costume, o Facebook está no topo da lista. Com 540 mil visitas únicas - um alcance global de 35% - , o Facebook atingiu, em abril, 570 bilhões de pageviews.
Na sequência, aparecem Yahoo, com 490 milhões visitas únicas, seguido do Live.com, com 370 milhões de acessos, da Wikipedia, com 310 milhões, e do portal MSN, com 280 milhões.


A relação completa pode ser acessada aqui.


Entre as redes sociais, o Twitter aparece na 18º colocação, seguido do MySpace, na 26,º e do Flickr, na 31º posição.


O primeiro site brasileiro a aparecer na lista é o UOL, na 95º colocação, com 23 milhões de acessos únicos, 4 bilhões de pageviews e um alcance global de 1,5%.


Publicada mensalmente, o relatório aponta o número de visitantes únicos, número de páginas vistas, e chegar a cada um dos sites incluídos. É uma ótima maneira de referência rápida dos sites mais populares na web.


A lista não leva em consideração sites adultos, redes de anúncios, domínios que não têm conteúdo publicamente visível ou que não carregam corretamente, e alguns sites do Google.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Google e Petrobras lançam mapa ecológico


Mapa tem informações sobre o ecossistema da região de extração Urucu


SÃO PAULO – O Google, em conjunto com a Petrobras, lançou na web um mapa sobre a biodiversidade da floresta Amazônica.

O mapa mostra uma pequena parte do ecossistema da Amazônia. Pesquisadores, cientistas e estudantes podem, com poucos cliques, conhecer detalhes de cerca de 100 espécies nativas da floresta.
Entre as espécies apresentadas no mapa estão a goiaba de anta, a caroba, o breu, o pará-pará, e animais, como a piaba e o estalador-do-norte.


Os dados do mapa usam as informações do livro Biodiversidade da Província Petrolífera de Urucu. A obra, lançada em 2008, foi produzida por pesquisadores da estatal que estudaram o ecossistema no entorno da petrolífera de Urucu, encravada no meio da selva, em conjunto com outros centros de pesquisa.


A visualização, claro, é na forma georreferenciada, no webware Google Maps e no programa Google Earth. O site inclui ainda links com gravações em vídeos e fotos sobre as expedições realizadas pelos pesquisadores no YouTube, Flickr e Picasa.


Acesse o mapa clicando aqui ou no link: http://www.petrobras.com.br/biomapas .


* Com informações da Agência Brasil




Fonte: http://info.abril.com.br/

Nokia é 1a em ranking do Greenpeace


SÃO PAULO – A Nokia manteve seu posto de primeira colocada na atualização do guia quadrimestral “Greener Electronics”, do Greenpeace.


A análise ranqueia as 18 maiores fabricantes de computadores pessoais, telefones, TVs e consoles de games de acordo com suas políticas em produtos químicos tóxicos, reciclagem e mudanças climáticas.
Desde a edição passada, a Nokia manteve o primeiro lugar e mostrou um leve aumento na pontuação, passando de 7,3 para 7,5. Ela ganhou pontos por eliminar certos agentes químicos de sua nova linha de produtos e pelas declarações de seu CEO de que apoiará a redução de 30% das emissões de gases causadores do efeito estufa em países industrializados até 2020.


A Sony Ericsson também teve boa avaliação, mantendo o 2º lugar e os 6,9 pontos graças ao seu desempenho com os agentes químicos e energia.


Devido à queda de outras empresas, a Philips sobe de 4º para 3º, a Motorola do 7º ao 4º e a Panasonic do 10º ao 6º - empatada com a Sony, que vem em 7º. A Apple se manteve em 5º. A HP vem em 8º, Sharp em 9º, Dell em 10º e Acer em 11º.


A grande queda foi da LG Electronics, que foi da 6ª para a 12ª posição por fazer falsas alegações sobre a eficiência energética de seus produtos. A Samsung também foi penalizada, caindo da 7ª para a 13ª posição. O problema foi a empresa não eliminar os retardantes BFRs de seus produtos no tempo estipulado e esconder que não conseguiria cumprir a meta.


Por um motivo semelhante, a Toshiba caiu da 3ª para a 14ª posição. Além de falhar na retirada dos produtos com BRF do mercado, a empresa também não estabeleceu uma nova data para a ação – o que o Greenpeace vê como falta de comprometimento com a ideia.


Em seguida vêm Fujitsu, em 15º, Microsoft, em 16º, e Lenovo em 17º.


A lanterninha do grupo é a Nintendo, que marca apenas 1,8 pontos e zera a contagem em critérios importantes, como o controle de lixo eletrônico.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Inpe desliga o satélite brasileiro CBERS-2B


O satélite gerou aproximadamente 74 mil imagens nos 3 anos de espaço


SÃO PAULO - O CBERS-2B, do programa de Satélites Sino-Brasileiros de Recursos Terrestres, lançado em setembro de 2007, teve suas operações encerradas.

A decisão foi do Comitê Conjunto do Programa, em reunião na semana passada no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos (SP).
O satélite gerou aproximadamente 74 mil imagens com a câmera CCD, 11 mil com a WFI e 300 mil com a HRC, apenas sobre a América do Sul. O total de órbitas percorridas chegou a 13 mil.

Segundo o Inpe, foram distribuídas gratuitamente cerca de 270 mil imagens deste satélite a usuários brasileiros e outras 60 mil a usuários de mais de 40 países. Todas as imagens geradas pelo CBERS-2B podem ser acessadas gratuitamente pela internet.

Técnicos brasileiros e chineses tentavam restabelecer a operação normal do CBERS-2B desde março, quando foram verificados problemas no satélite, o terceiro lançado pelo programa.

Em 16 de abril, os centros de controle brasileiro e chinês não conseguiram estabelecer contato com o veículo que, desde então, tem enviado sinais intermitentes indicando falta de energia. Como as chances de se restabelecer o funcionamento normal são mínimas, a Agência Chinesa de Tecnologia Espacial (Cast) e o Inpe, responsável no Brasil pelo Programa CBERS, deram como encerrada sua vida útil.

O próximo satélite do programa será o CBERS-3, que tem lançamento previsto para o segundo semestre de 2011. Primeiro da segunda geração de satélites desenvolvidos pela parceria sino-brasileira, o CBERS-3 marcará uma evolução em relação aos CBERS-1, 2 e 2B.

Assim como o CBERS-4, que deve ser lançado em 2014, o CBERS-3 será mais sofisticado e terá quatro câmeras imageadoras, enquanto os anteriores contavam com três.

O encerramento da operação do CBERS-2B reduz o número de imagens utilizadas em programas como Prodes e Deter, que monitoram o desmatamento na Amazônia. A continuidade dos programas é garantida pelo uso de imagens dos satélites americanos Terra/Modis e Landsat-5 e do indiano Resourcesat.

Mesmo operando em condições não ideais, o Inpe afirma que continuará a fornecer os dados necessários ao monitoramento do território brasileiro.


Imagens geradas pelo CBERS-2B podem ser acessadas em no endereço: www.dgi.inpe.br/CDSR .

Criado protótipo de notebook para pulso


Se você achava que os notebooks presentes no mercado portátil atualmente chegaram ao limite das novidades, saiba que não é bem assim.


Dispensando a necessidade de ter de carregar seu portátil no bolso ou até mesmo na mochila, o Nextep é um notebook que você veste no pulso.

O protótipo, desenvolvido pelo designer japonês Hiromi Kiriki a pedido da Sony, possui tela OLED sensível ao toque. A flexibilidade da tela permite que o protótipo possa ser enrolado no pulso.

Mas não pense que as novidades param por aí. Além da qualidade da imagem por conta da tela touchscreen OLED, o protótipo possui um projetor holográfico. Se você não fica satisfeito em visualizar imagens em sua tela OLED, basta projetá-las em uma superfície plana.

Sendo um protótipo, ainda não há previsão para chegar ao mercado de eletrônicos. Porém, vale ficar atento às novidades da tecnologia.




Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/