quinta-feira, janeiro 21, 2010

Cientistas sul-coreano criam robô empregada doméstica


Uma equipe de cientistas sul-coreanos desenvolveu um robô que faz a limpeza da casa, coloca a roupa na máquina de lavar e esquenta a comida no microondas. "Mahru-Z" tem 1,3 m de altura, pesa 55 kg e seu desenvolvimento levou dois anos.

Esta empregada doméstica de última geração tem aspecto humano, com uma cabeça rotatória, braços, pernas e seis dedos, além da visão tridimensional, para detectar as tarefas que precisa fazer, explicou Yu Bum-Jae, o chefe do centro de robótica cognitiva do Instituto de Ciência e Tecnologia, falando ao jornal Korea Times.
Tanto Mahru-Z como Marhu-M, outro robô criado antes, podem trabalhar juntos e coordenados por um servidor. Yu assegura que Mahru-Z é o robô mais avançado em termos de imitação de movimentos humanos.
Fora as tarefas domésticas, os pesquisadores acham que o robô também pode ser utilizado em condições difíceis e perigosas para os seres humanos, mas sua fabricação em série ainda não é viável.
O instituto científico gasta aproximadamente US$ 3,5 milhões de dólares anuais na pesquisa sobre robótica.




Aplicativo transforma fotos em Lego no iPhone e iPod touch


O Lego Photo, aplicativo gratuito para iPhone e iPod touch, transforma fotos em mosaicos feitos com pecinhas de Lego. O programa está disponível na App Store brasileira, e funciona em inglês.
Ao abrir o Lego Photo, o usuário escolhe entre tirar uma nova imagem ¿ opção disponível apenas para iPhone ¿ ou usar uma foto da sua galeria de imagens. Com poucos passos, a foto real se transforma em um mosaico multicolorido de peças Lego.
Para rodar, o Lego Photo precisa do software 3.0 do iPhone ou iPod touch. Segundo a Lego, a versão 1.1, mais recente, salva as imagens em melhor resolução.



Fonte: www.terra.com.br

Campus Party mostra o futuro e inclusão digital

A partir do dia 26, os visitantes da Campus Party poderão vivenciar o futuro no presente e participar de ações concretas de inclusão digital. É a a oportunidade dada aos campuseiros e a milhares de visitantes na área denominada Expo e Lazer, com entrada gratuita.
Na área Campus Futuro, o público irá conhecer os avanços tecnológicos de diversos países, projetos e criações que prometem revolucionar o futuro. As principais atrações são o Robot Probo, uma bichinho imaginário capaz de entender gestos e expressões faciais, utilizado em hospitais para entreter crianças em tratamento; o SoundWalk, no qual a interação com o espaço físico de uma sala especial produz música; o Emotiv Epoc, software de neuroengenharia capaz de interagir pensamentos com computadores; o Flick Flock, software de interação artística; o WiiSpray, que traz grafite sem limites; e o HeadBang Hero, game onde o que vale é chacoalhar a cabeça.
Além das novidades tecnológicas, a Expo e Lazer terá a área de Inclusão Digital, cuja principal atração é o Batismo Digital, iniciativa do Instituto Campus Party. Trata-se de uma área com centenas de computadores e monitores especialmente treinados para motivar e despertar nas pessoas o interesse pela sociedade em rede. As inscrições podem ser feitas no local, conforme número de vagas disponíveis.

Saiba o que fazer para ligar seu PC na televisão


Ligar a televisão em seu computador pode ter uma porção de vantagens. Bem, como nem todos costumam utilizar monitores com tamanhos maiores do que uma televisão, ver o que se passa no computador através da TV é uma excelente ideia.

Que tal jogar o seu game favorito de PC em sua enorme televisão (sim, é possível tirar essa exclusividade dos videogames)? Ou então, ver um filme que só está em seu computador de maneira muito mais aconchegante, como em seu sofá?







Fonte: www.terra.com.br

Bill Gates entra na onda do Twitter

Bill Gates está no Twitter desde ontem à noite. Entretanto, o fundador da Microsoft (e agora executivo aposentado da companhia) até o momento não falou sobre tecnologia em sua página no microblog.
Gates está colecionando seguidores em alta velocidade. Por volta das 21h, eram 35 mil seguidores. Uma hora depois, 60 mil. Na manhã desta quarta-feira, já são mais de 160 mil e crescendo, além de aparecer em mais de 4,8 mil listas de usuários.
Sua página, como a de outros "famosos" no Twitter, é uma conta verificada como autêntica ¿ ou seja, é Bill Gates mesmo. Entretanto, Gates só segue 40 pessoas no Twitter.
Nos poucos textos de 140 caracteres que publicou, Gates mandou um "Olá mundo", reenviou mensagens do apresentador Ryan Seacrest e da revista Time sobre o Haiti e trocou uma mensagem com o ator Ashton Kuchner (@aplusk), que tem mais de 4 milhões de seguidores.
Como link oficial do seu perfil, @billgates envia os leitores ao site da Bill & Melinda Gates Foundation.



Fonte: www.terra.com.br

Microsoft lançará reparo para Explorer após ataque ao Google

A Microsoft anunciou que irá lançar um reparo para uma falha em uma versão antiga de seu navegador Internet Explorer que permitiu o recente ataque contra a rede do Google na China.
O reparo, que deve sair nesta quinta-feira, "lida com a falha relativa ao recente ataque contra o Google e um pequeno grupo de empresas", segundo o diretor de programas de segurança da Microsoft, Jerry Bryant. Depois de instalado, "consumidores estarão protegidos contra os ataques conhecidos, que foram amplamente divulgados".
O Google disse na semana passada que foi alvo de sofisticados ataques na China, junto com mais de 20 outras companhias. A Microsoft reconheceu que os hackers teriam se aproveitado de uma falha no navegador Internet Explorer 6 para montar os ataques.
A Microsoft afirmou que continua vendo a ocorrência de alguns ataques, mas os únicos que ocorrem com sucesso são contra a versão 6 do Internet Explorer. A mais recente versão do software é o Internet Explorer 8.