quinta-feira, junho 02, 2011

O Lar em Alto Mar




Embora a indústria do petróleo tenha mais de quarenta anos, pode-se dizer que ela nunca esteve em melhor forma, tão rejuvenescida. Embaladas pelo pré-sal, as universidades públicas e privadas mudaram seus conceitos, apostando na formação de mão de obra específica e aumentando o volume de pesquisas na área. Os estudos sobre o tema são, inclusive, responsáveis por um substancial crescimento da produção acadêmica nacional.


Recentemente, o país subiu da 19ª para a 13ª posição na publicação de trabalhos científicos — à frente de Holanda, Suíça e Israel. Em paralelo, o parque tecnológico da Ilha do Fundão, que fica próximo da Coppe e também do Cenpes, o Centro de Pesquisas da Petrobras, está recebendo uma enxurrada de investimentos. Entre as empresas que já anunciaram a instalação de polos por lá estão a americana General Electric e a francesa Schlumberger. Todo esse movimento deve trazer cerca de 3 bilhões de reais em investimentos e mais 4 500 empregos de altíssimo nível nos próximos dois anos. Resume o secretário municipal de Desenvolvimento, Felipe Goes: “Se minha filha estivesse prestando vestibular, não hesitaria em aconselhá-la a seguir essa carreira”. Para quem está disposto a sujar as mãos e trabalhar duro, é sem dúvida um excelente caminho.


Fonte: Veja Rio

Senai-RJ abre processo seletivo para cursos técnicos


Além da capacitação oferecida nas unidades móveis, o Senai oferece cursos técnicos em suas unidades. Para participar, porém, é preciso passar por um processo seletivo. As inscrições podem ser feitas de 1 de junho a 1 de julho, das 9h às 20h, numa das unidades do Senai-RJ. A taxa é de R$ 10. Para consultar os endereços, basta ligar para o telefone 0800 0231 231.

A previsão é que as aulas comecem em agosto. São 1.500 vagas em cursos técnicos de alimentos, de automação, de comunicação visual, de eletromecânica, de eletrônica, de eletrotécnica, de informática, de mecânica, de manutenção automotiva, de petróleo e gás e de segurança do trabalho.

Para participar do processo, é preciso estar cursando o 2 grau do ensino médio. As provas acontecem no dia 16 de julho, das 9h às 12h, e terão questões de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências da Natureza. As mensalidades têm o valor médio de R$ 330.

O edital está no site www.firjan.org.br.

Terça sem dúvidas

O Senai-RJ promove, no dia 7 de junho, mais uma edição do “Terça Sem Dúvidas do Senai”, seminário gratuito de orientação profissional. A programação de cada unidade e a ficha de inscrição estão no www.firjan.org.br/semduvidas.

Fonte: http://extra.globo.com/