quarta-feira, janeiro 26, 2011

Petrobras: fundeada nova plataforma de apoio logístico


Encontra-se fundeada na Baía de Guanabara (RJ), a plataforma de serviço UMS Cidade de Arraial do Cabo, que dará apoio logístico às unidades de produção que operam na Bacia de Campos. Este tipo de plataforma, denominada Unidade de Manutenção e Segurança (UMS), tem como principal tarefa o prolongamento da vida útil de plataformas de produção.

Equipada com tecnologias de última geração, a nova unidade dispõe de um moderno sistema de posicionamento dinâmico, que permite a conexão a qualquer tipo de plataforma – fixa ou flutuante. Com comprimento de 109 m e largura de 36 m, pode ser comparada a um estaleiro móvel que, além de oficinas mecânicas e elétricas, abriga áreas de pintura, caldeiraria e alojamentos com refeitório capaz de acomodar até 350 profissionais a bordo. A UMS Cidade de Arraial do Cabo dará suporte, inicialmente, à plataforma PCH-1, localizada no campo de Cherne. A previsão é que a unidade entre em operação no fim de fevereiro próximo.

Com essa nova plataforma, a Petrobras dá continuidade e reforça as campanhas de manutenção iniciadas em 2006, quando a companhia colocou em operação a UMS Cidade de Armação dos Búzios, que já prestou serviço nas plataformas de Garoupa e Pampo e opera, atualmente, junto à plataforma de Enchova.

A empresa pretende ampliar, ainda este ano, sua estrutura de apoio logístico, com a incorporação de outras unidades similares. As novas plataformas do tipo UMS fazem parte da estratégia de expansão da área de Exploração e Produção da Petrobras e estão em conformidade com as novas exigências normativas do setor de petróleo e gás.

Dados técnicos da UMS Cidade de Arraial do Cabo: Plataforma semissubmersível, com comprimento total sw 109 m w largura total de 36 m.

Fonte: http://www.clickmacae.com.br/

Petrobras prevê novos investimentos na Repar


Responsável por 12% da produção nacional de derivados de petróleo, a Refinaria Presidente Getúlio Vargas - Repar, unidade do Sistema Petrobras localizada na cidade de Araucária (PR), comemorou 32 anos de atividades no final de maio. A unidade processa 32 milhões de litros de petróleo por dia e seus produtos abastecem os estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, além da região sul do estado de São Paulo. Cerca de 15% completam o abastecimento de outras regiões ou são exportados.

A Refinaria é a maior contribuinte de ICMS para o estado do Paraná, sendo responsável por 21% da arrecadação. Em 2008, a Repar recolheu sozinha mais de R$ 2,1 bilhões aos cofres públicos. Na véspera de seu aniversário, a Repar foi homenageada pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) como empresa destaque do ano.

Investimentos

A Petrobras deverá investir cerca de US$ 6 bilhões no processo de modernização da Repar, que implicará no aumento da qualidade dos produtos e na capacidade da refinaria. Está prevista a construção de 19 novas unidades que vão produzir coque de petróleo, gasolina e diesel, gás de cozinha, propeno e hexano, além de aumentar em 10% a capacidade de produção da refinaria.

Os novos empreendimentos vão garantir ainda um sensível ganho ambiental, com a redução do teor de enxofre do diesel para 50 ppm e, conseqüentemente a melhoria da qualidade do ar.
A Petrobras vai aprimorar o aproveitamento do petróleo nacional pesado, reduzir importações e possibilitar a exportação para mercados que têm leis ambientais mais severas.

Fonte: http://www.clickmacae.com.br/

Licenciamento Ambiental - Licenças, Exigências e Autorizações

O processo de licenciamento ambiental das atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural engloba as seguintes licenças exigências e autorizações:

- Licença prévia de perfuração – LPper: Para sua concessão é exigida a elaboração do Relatório de Controle Ambiental – RCA e após a aprovação do RCA, é autorizada a atividade de perfuração;

- Licença prévia de produção para pesquisa – LPpro: Para sua concessão é exigida a elaboração do Estudo de Viabilidade Ambiental – EVA e, após a aprovação do EVA é autorizada a atividade de produção para pesquisa da viabilidade econômica da jazida;

- Licença de instalação – LI: Para sua concessão é exigida a elaboração do Estudo de Impacto Ambiental e respectivo Relatório de Impacto Ambiental e após a aprovação do Estudo de Impacto Ambiental – EIA com a respectiva realização de Audiência Pública é autorizada a instalação de novos empreendimentos de produção e escoamento ou, para sua concessão é exigida a elaboração do Relatório de Avaliação Ambiental – RAA e após a aprovação do RAA são autorizadas novas instalações de produção e escoamento onde já se encontra implantada a atividade;

- Licença de operação – LO para atividade de exploração e produção marítima: Para sua concessão é exigida a elaboração do Projeto de Controle Ambiental – PCA e após a aprovação do PCA é autorizado o início da operação de produção.

- Licença de Operação – LO para atividade sísmica: Para sua concessão é exigida a elaboração do Estudo Ambiental – EA e após a aprovação do EA é autorizada a atividade de levantamento de dados sísmicos marítimos.

O órgão ambiental fixará as condicionantes das licenças supracitadas. As licenças são compostas por dois grupos de condicionantes: (i) as condicionantes gerais, que compreendem o conjunto de exigências legais relacionadas ao licenciamento ambiental, e (ii) as condicionantes específicas, que compreendem um conjunto de restrições e exigências técnicas associadas, particularmente, à atividade que está sendo licenciada.

A validade da licença ambiental está condicionada ao cumprimento das condicionantes discriminadas na mesma, que deverão ser atendidas dentro dos respectivos prazos estabelecidos, e nos demais anexos constantes do processo que, embora não estejam transcritos no corpo da licença, são partes integrantes da mesma.

Cabe salientar que a língua portuguesa é o idioma oficial da República Federativa do Brasil, Art. 13 da Constituição, sendo assim, todos os documentos referentes ao processo devem ser redigidos na língua portuguesa.

Fonte: http://www.clickmacae.com.br/