Sebrae e Petrobras dão oportunidade a empresários do Maranhão de operar como fornecedores da Refinaria Premium I, que está sendo construída no estado
Durante três dias desta semana – 10, 11 e 12 de novembro, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís, o Sebrae e a Petrobrás dão oportunidade a empresários e representantes locais de se inserir na cadeia de petróleo, gás e energia do Maranhão, por meio de fornecimento de bens e serviços à Refinaria Premium I, em fase de terraplenagem no município de Bacabeira (MA) – a 60 km da capital.
É a primeira Rodada de Negócios do Consórcio GSF - Galvão Construtora, Serveng e Fidens Engenharia -, responsável pela construção da refinaria e contratação direta de profissionais, serviços e bens necessários para a obra.
O evento acontece a partir das 8h, com palestras e mesas de negociação que contarão com representantes do Consórcio GSF e das empresas proponentes de bens e serviços que atuam no Estado – podendo ser micro, pequenas, médias e grandes, desde que atendam às demandas solicitadas e apresentem o melhor preço.
“E o melhor preço não é necessariamente o menor”, alertou o gerente do Consórcio GSF, Ozanan Pessoa, no encontro preparatório com os fornecedores, que aconteceu na última sexta-feira, no auditório do Sebrae, em São Luís, reunindo mais de 120 empresários e representantes. “Para o Consórcio GSF, além do preço, a qualidade será um dos itens prioritários na negociação”, ressaltou o gerente.
Visibilidade
O encontro preparatório serviu para as empresas proponentes – chamadas de flutuantes – dirimirem suas dúvidas sobre o fornecimento de bens e serviços ao Consórcio. Considerado um grande sucesso, o evento aconteceu em dois momentos – no município de Imperatriz (região sul do Estado) e na capital São Luís – e reuniu mais 200 empresas no total.
“Acredito que esse encontro foi de suma importância para nós, fornecedores locais, nos informarmos sobre as demandas atuais e futuras que esse empreendimento traz e que, certamente, vai movimentar a economia maranhense pelas oportunidades que oferece”, acredita o gerente da Sempreverde Serviços e Construção Civil Ltda, Francisco Amaral.
Para o representante da Schuf Fetterolf do Brasil, Moacir Santos, o ponto mais importante do encontro preparatório foi dar oportunidade aos representantes de empresas que estão no anonimato no Maranhão de ganharem visibilidade frente ao Consórcio GSF. “O meu produto são válvulas para o processo de refino químico, petroquímico e de alumínio. Além disso, a gente possui uma recuperadora de válvulas para a linha de petróleo, água, gás e alumínio. Somos fornecedores da Petrobrás em outros estados, mas ainda não tínhamos tido a oportunidade de entrar em contato com o Consórcio GSF como agora”, revelou.
Intercâmbio
As empresas que queiram participar da primeira Rodada de Negócios para fornecimento de bens e serviços ao Consórcio GSF, devem se cadastrar e pré-agendar horário no site www.encontrodenegociospremium1.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 20,00.
“Para quem tem um produto ou serviço competitivo no mercado e que esteja dentro da lista de demandas do Consórcio GSF, esta será uma grande chance de sentar-se à mesa, vender e negociar seu produto direto ao contratante. Na pior das hipóteses, que seria o fato de não fechar nenhum contrato, a rodada de negócios por si só servirá como um canal de divulgação, com possibilidade de parcerias e intercâmbio com outras empresas”, destaca o gerente executivo do Sebrae no Maranhão, Luis Genésio Portella.
Sebrae e Petrobrás assinaram, recentemente, convênio que vai permitir a sensibilização e mobilização de grandes empresas e/ou fornecedores para o engajamento de micro e pequenas empresas (MPEs) como sub-fornecedoras locais ao longo da cadeia de suprimentos.
O Projeto Adensamento da Cadeia Produtiva do Petróleo, Gás e Energia do Território de Influência da Refinaria Premium I é executado pela Unidade de Negócios do Sebrae em São Luís, e vai trabalhar a sustentabilidade e competitividade empresariais por maio de 21 ações, distribuídas em quatro focos estratégicos – Inteligência Competitiva, Desenvolvimento de Fornecedores e Inovação, Acesso a Mercado e Cultura da Cooperação.
A Refinaria
A Refinaria Premium I, que está sendo construída no município de Bacabeira (MA), numa área de 20km², será uma das quatro novas unidades de refino da Petrobras no Nordeste. O projeto, de R$ 711 milhões iniciais, vai aumentar a produção nacional e facilitar a distribuição regional de derivados combustíveis de alta qualidade, como óleo diesel, querosene de aviação (QAV), nafta petroquímica, gás liquefeito de petróleo (GLP), bunker (combustível para navios) e coque.
Com capacidade para processar 600 mil barris por dia, a Premium I irá refinar o equivalente a um terço de todo o petróleo nacional atualmente produzido pela Petrobras. “A Refinaria entrará em operação em duas fases - a primeira, com capacidade para 300 mil barris por dia, está prevista para setembro de 2013, e a segunda, para setembro de 2015. Ela terá faixa de dutos e terminal portuário, para receber petróleo e escoar derivados”, informa Kléber Aragão, gerente Petrobras para a Implantação da Premium I.
Estima-se que o empreendimento irá gerar, durante a fase de construção, 132 mil postos de trabalho, diretos, indiretos e por efeito renda, em todo o Brasil. No pico das obras, previsto para 2012, aproximadamente 26 mil pessoas estarão diretamente envolvidas na obra. Para a operação da refinaria, o efetivo estimado é de aproximadamente 1.500 trabalhadores. “Dos 600 trabalhadores que iremos contratar este ano, já estão na fase da limpeza da área e da terraplenagem cerca de 300”, informa o gerente do Consórcio GSF, Ozanan Pessoa.
Fonte: http://revistapegn.globo.com/