quinta-feira, abril 01, 2010

Scrapy II, o celular mensageiro da Samsung


Quer gastar menos minutos falando ao celular? Então faça um plano de torpedos ilimitados e compre um Samsung Scrapy II. Esse aparelho tem um teclado bacana para escrever textos, mas é tão estranho para digitar números que nem dá vontade de discar. Em suma, a fabricante mexeu em time que estava ganhando e piorou o Scrapy, um aparelho muito elogiado em sua primeira versão (inclusive por nós). Voltado ao público adolescente, ele dispensa Wi-Fi e 3G, por isso deveria custar menos que os 499 reais cobrados por um modelo desbloqueado.

Assim como seu antecessor, o celular possui teclado QWERTY deslizante de três linhas. Basta abri-lo para ver a caixa de torpedos, que aparece na tela automaticamente. Embora ele seja razoavelmente apertado, a experiência de digitar é interessante, pois as teclas são confortáveis. O mecanismo do slider também funciona muito bem, fechando e abrindo de forma suave. Ele não passa a impressão de que vai quebrar ou ficar molenga em algum momento.

Menor que o primeiro Scrapy, esse modelo ficou inegavelmente mais bonito, mas perdeu bastante em produtividade. Isso porque ele não tem mais o teclado numérico independente abaixo da tela. Agora ele fica na lateral, numa única fileira. Essa nova posição dificulta bastante a digitação na hora de fazer uma chamada. O controle de volume e o botão de acesso direto à câmera ficam nas laterais. A entrada microUSB é protegida por uma tampa rígida e fácil de abrir.
Entre as interfaces desenhadas para celulares básicos, a da Samsung costuma ser uma das mais bonitas e intuitivas. No caso do Scrapy II, não é diferente. Na tela de 2 polegadas aparecem 12 ícones de acesso às principais funções do aparelho, todas representadas por desenhos fáceis de compreender. Fora isso, o modelo conta com um bom player de música, que aceita os formatos MP3, AAC e WMA. Também roda vídeos em MP4, H.263 e 3GP. Ele tem 40 MB de memória interna e aceita cartões microSD de até 1 GB.

Esse modelo ainda traz rádio FM com RDS e reconhece o nome do cantor, da música e do álbum que estiverem tocando no ambiente, usando o TrackID. A câmera do Scrapy II tem apenas 2 megapixels e zoom digital de duas vezes. Ou seja, serve para quebrar o galho no dia-a-dia, e somente em locais iluminados.




Fonte: http://info.abril.com.br/

NASA flagra os restos de uma estrela


SÃO PAULO – Usando dados combinados de dois instrumentos poderosos, a NASA capta os restos finais de uma estrela.


Após a supernova, a poeira remanescente engole uma família de estrelas próxima ao evento.
Nesta imagem da G54.1+0.3, os dados em raios-X do Chandra aparecem em azul e os dados do Spitzer (ondas mais curtas) em verde. A fonte branca perto do centro da imagem é uma densa estrela de nêutron, girando rapidamente – tudo o que restou da estrela original restos de uma explosão.


Seu giro forma um vento de partículas energizadas (captadas pelo Chandra) que se expandem à sua volta iluminando o material ejetado na supernova. Este ambiente único permite aos astrônomos observar a poeira condensada da explosão que, não fosse pelas condições, seria fria demais para emitir infravermelho.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Asus anuncia tablets com Windows e SO do Google


Ninguém quer ficar sem tablets, muito menos a Asus. Conhecida pela variedade de seus produtos, a fabricante anunciou que está preparando suas versões dos aparelhos que têm chamado a maior atenção agora. Ela entra para concorrer com iPad, HP Slate, Dell Slate.


Entusiasmado com a portabilidade dos netbooks da Asus, o executivo Jonney Shih contou para a revista americana Forbes que também vê um espaço para lançar tablets leves no mercado. E a palavra vai no plural pois dois deles chegarão “nos próximos meses”, cada um com um sistema operacional. Um deles terá Windows e o outro Android ou Chrome OS (sendo que se o Chrome for escolhido, só deve chegar no fim do ano, junto com o lançamento do sistema operacional).

A aposta de Shih é que a aproximação com o Google e com a Microsoft será um diferencial para o tablet da Asus. Assim, ele seria um sistema mais flexível, e não um clone do iPad, nos estreitos moldes da Apple. Mas, assim como o iPad, o foco do tablet com o sistema operacional do Google seria o conteúdo, disse.

De qualquer forma, o HP Slate já terá Windows, e o tablet que o Google vem prometendo terá o Chrome OS. Então fica meio difícil para a Asus contar apenas com esse diferencial. Mas se seus tablets seguirem a fórmula de sucesso dos netbooks da marca, aí sim temos notícias boas pela frente.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Corinthians lança projeto e fica mais verde


Ronaldo: em 2010 o craque, por enquanto, só contribuiu com 200 árvores (ou dois gols) para o plantio

SÃO PAULO – O Corinthians está ficando esverdeado - mas a nação alvinegra não precisa se preocupar: o verde, cor do arquirival Palmeiras, entrou no Parque São Jorge por uma boa causa.


Na semana passado, o time lançou o projeto “Jogando pelo meio ambiente”, que promete plantar 100 árvores por gol feito.
A iniciativa é uma parceria do clube com o banco Cruzeiro do Sul, que irá ceder as mudas para o governo estadual de São Paulo.

“O governo ainda estuda as áreas que irão receber o plantio, só estamos esperando uma confirmação”, explica Luiz Flávio Guimarães, sócio da agência Nova Estratégia, que elaborou o projeto para o clube.

Além de 100 árvores por gol, o time promete outra centena por partida disputada. A doação, uma comemoração ao centenário do Corinthians, também envolve conscientização da torcida sobre responsabilidade socioambiental.

As ações promocionais em estádios, que tiveram início no dia 28, na partida disputada contra o São Paulo, se limitam à distribuição de informativos, porém a ideia é estendê-las às torcidas organizadas. “Pretendemos entrar em contato com elas e fazer um trabalho de educação ambiental. No futuro, estudamos até projetos de incentivar a carona e as caravanas como forma de diminuir a emissão de poluentes na ida ao estádio”, diz Guimarães.

Além das mudas relativas à contagem de gols e jogos, o banco Cruzeiro do Sul também irá doar plantas o suficiente para neutralizar as emissões de carbono do time relacionadas aos gastos com energia nos estádios e deslocamento até os jogos. “A energia consumida nos jogos do Corinthians e as emissões do transporte do time principal, seja de avião, de ônibus, está sendo calculado em um inventário”, diz Guimarães.

Essa carboneutralização das emissões de CO2 no ano de 2010 é feita pelo Instituto Ecoar e obedece a uma conta simples: a de que cada arvore seqüestra, em média, 180 kg de CO2 em 30 anos. Entre as cem espécies selecionadas de plantas nativas da mata Atlântica estão jatobá, cedro, ipê roxo, ipê amarelo e peroba.

As mudas relativas às 21 partidas e 32 gols marcados pelo Corinthians até agora serão somadas às dos próximos jogos para serem plantadas em etapas – a primeira deve ser em maio e a segunda em setembro. Pelas contas, o clube já tem hoje 5300 árvores para plantar.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Quanto tempo você passa em frente à TV?

RIO DE JANEIRO – Embora cerca de 20% dos brasileiros não pratiquem nenhum tipo de atividade física, pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada hoje, revela que 57,2% da população passa pelo menos uma hora por dia em frente da televisão.
Realizada com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), com referência no ano de 2008, o estudo pesquisou quais as atividades realizadas no período de lazer, segundo critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS).
O IBGE constatou que 10,2% dos brasileiros, ou 14,9 milhões de pessoas, são considerados ativos no lazer, mas que a prática está relacionada com o rendimento das famílias. Faziam algum tipo de exercício 20,2% dos trabalhadores que recebiam até um salário mínimo e, entre os que recebiam mais de cinco salários mínimos, o percentual foi superior a 50%.
Além da prática de esportes, foram levados em conta como atividade física no lazer o deslocamento de bicicleta ou a pé para o trabalho – adotado por 30,6 milhões de pessoas (16%) – e a faxina, realizada por 72,8 milhões (49,7%). A faxina é um tipo de serviço mais comum entre as mulheres, cujo percentual é de 72,1%, contra 25,4% dos homens com mais de 14 anos.
O levantamento também investigou a prática de atividades consideradas sedentárias, com as quais o brasileiro também gasta seu tempo livre, como assistir televisão, jogar video game e usar o computador. A conclusão é de 42,9% dos brasileiros passam mais de três horas em frente à TV e 29,6%, mais de três horas nos outros aparelhos, por dia.
A pesquisa chama atenção para o fato de 58,2% das crianças de até 9 anos e 58,8% dos jovens entre 10 e 17 anos passarem mais de três horas assistindo televisão, sendo essas as faixas de idade com maior percentual de realização dessa atividade.
De acordo com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, os dados são preocupantes. "De um lado, mudanças no padrão alimentar das famílias; de outro, o sedentarismo, que pode levar ao aumento de peso, sobrepeso e a obesidade, são fatores fundamentais para o desenvolvimento de doenças crônicas", afirmou, durante lançamento da pesquisa, no Rio.