segunda-feira, março 15, 2010

Fone Sennheiser HD 180 não pesa na cabeça


Com 192 gramas, o modelo é confortável e tem boa qualidade de som


O fone de ouvido HD 180, da Sennheiser, é uma boa opção para se divertir com músicas, jogos e filmes sem incomodar outras pessoas com sua barulheira. Por fora, o fone é leve e confortável, pesando apenas 192 gramas. À venda por 185 reais, ele pode até ser usado em mesas de som, graças à presença de um adaptador para entrada P10.

A qualidade de som do HD 180 é boa, mas sentimos falta de graves um pouco mais convincentes, durante os testes do INFOLAB. Quando colocamos o volume no talo, o som distorceu um pouco. O isolamento acústico desse fone é bom e não deixa nada vazar. Mas, com o volume baixo, é possível ouvir os ruídos do ambiente.

Esse fone de ouvido do tipo concha trabalha com conector P2 banhado a ouro e vem com um adaptador para entradas P10. Seu cabo, com extensão de três metros, é resistente. Com suporte para a cabeça acolchoado, o fone se encaixa bem na cabeça e não incomoda, mesmo durante longo tempo de uso.


Telões de LED e TV 3D marcam a Fórmula Indy


Fórmula Indy volta ao Brasil depois de dez anos, em São Paulo: espectadores poderão acompanhar corrida em oito painéis de LED no circuito


A Fórmula Indy retorna este fim de semana ao Brasil depois de dez anos e, desta vez, traz um amontoado de tecnologias também fora dos carros aos espectadores.

Para acompanhar os carros que ultrapassam a barreira dos 300 quilômetros por hora, há em torno do Circuito do Anhembi, em São Paulo, dez painéis de LED de alta resolução instalados.
De acordo com a equipe técnica, as telas têm capacidade para reproduzir 4,4 trilhões de cores, mas com a vantagem de consumir bem menos energia do que deveria: algo equivalente a três residências populares em horário de pico.

Os sete maiores painéis, localizados dentro do sambódromo, na área das arquibancadas e pódio, possuem 24 metros quadrados de altura e podem ser vistos até de um ângulo de visão de aproximadamente 150º.

Os outros três estão instalados na altura dos boxes com tamanhos que vão dos 10 a 15 metros quadrados. Todos suportam calor, sol e estão preparados para a chuva.

Outra novidade é que o evento automobilístico está sendo transmitido em alta definição e em 3D para toda a cidade de São Paulo, ao vivo, pela NET e Rede Bandeirantes de Televisão.

A demonstração com televisores de tecnologia HD3D estará disponível no Posto 6, hoje, até às 16h30.





Fonte: http://info.abril.com.br/

Software adivinha pensamento em universidade


Programa criado na University College, de Londres, conseguiu adivinhar o que voluntários estavam pensando pela simples análise de suas ondas cerebrais.


O sistema, que ainda é um teste, previu com grande precisão os pensamentos em uma situação controlada: acertou qual de três filmes exibidos estava “na cabeça” das pessoas.
A pesquisa publicada na Current Biology foi liderada pela professora Eleanor Maguire e é uma extensão de trabalhos anteriores sobre memória espacial. Dessa vez, ao invés de abordar a memória simples, de localização do indivíduo, a equipe estudou as lembranças cotidianas, que envolvem uma serie de informações extras.


Para ver como as memórias são gravadas, os pesquisadores mostraram a 10 voluntários três filmes curtos de apenas sete segundos cada e pediram que eles memorizassem o que viram. As tramas eram bem simples, com muitas características em comum, e mostravam uma mulher realizando tarefas do dia-a-dia: colocando uma carta no correio, jogando um copo no lixo e pegando uma bicicleta.


Os voluntários tiveram que se lembrar dos filmes, um de cada vez, enquanto passavam dentro de um scanner fMRI – ou ressonância magnética funcional. Esse equipamento grava a atividade cerebral medindo as mudanças de fluxo sanguíneo no cérebro.


O algoritmo criado na universidade se encarregou de estudar os padrões e identificou em 45% das vezes qual filme cada voluntário tinha em mente - uma porcentagem muito maior do que alcançada pelo simples "chute". Os resultados dão pistas sobre a formação da nossa memória, sugerindo que ela é gravada em padrão regular.


O foco do estudo foi o lóbulo médio temporal, em especial o hipocampo, região que, isolada, permitiu as análises mais precisa do programa.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Revelações sobre as linhas de Nazca


Equipe de arqueólogos trabalha para inserir os geoglífos em um contexto social: confira entrevista sobre os misteriosos desenhos que se estendem por quilômetros no Peru


Do chão, nada se vê. Mas sobrevoando o deserto peruano é possível enxergar com clareza enormes desenhos que se estendem por quilômetros.

Macacos, baleias assassinas, condores, pelicanos, flores, árvores e formas geométricas: são os mais de 1.500 geoglífos que formam as famosas Linhas de Nazca.
Desenhadas por uma civilização que habitou a região entre 200 AC e 600 DC, elas foram preservadas pelo clima árido e acabaram declaradas patrimônio da Unesco em 1994,

No entanto, muitos mistérios ainda rondam esses desenhos – e cientistas e leigos de todo o mundo elaboraram diferentes teorias. Seriam caminhos sagrados ou serviam como calendários? Talvez tivessem finalidades astronômicas ou agrícolas, indicando a existência de canais subterrâneos. Seriam elas uma oferenda aos deuses ou pistas de pouso para naves extraterrestres?

Foi em busca de respostas que a Dra. Christina Conlee, arqueóloga da Universidade Estadual do Texas, partiu em 2002 rumo a La Tiza, local de escavação da cultura Nazca. O objetivo era ir além das linhas e compreender a cultura do povo para inserir os geoglífos em um contexto social. Além das surpreendentes imagens feitas com a ajuda de helicópteros, a equipe fez descobertas reveladoras.

Durante as escavações, foi encontrado algo inédito: o esqueleto de um jovem enterrado com sinais evidentes de decapitação. Embora a decapitação seja um símbolo comum nos jarros Nazca, nunca um corpo havia sido achado. O que ele significa? Teria alguma relação com as linhas?

O trabalho da equipe de 16 cientistas foi acompanhado pelo canal NatGeo, que exibe neste domingo (14), às 22h, um documentário sobre as descobertas chamado “Desvendando as Linhas de Nazca”.Veja abaixo uma entrevista com a Dra. Conlee, na qual ela fala um pouco sobre o que é revelado na gravação.

O que é este corpo decapitado?

Esse corpo foi achado em 2004. Ele está sem cabeça e foi uma grande surpresa e rendeu patrocínio da National para continuar a pesquisa. Na cultura Nasça, achamos centenas de cabeças troféus, cabeças mumificadas, mas essa foi a primeira vez que encontramos um corpo.

Qual a importância dele?

- Este homem ajuda a esclarecer um debate antigo sobre as cabeças troféus, se eram tiradas na guerra ou eram para sacrifícios. Com a descoberta, agora sabemos que eram troféus, oferendas aos Deuses. Há uma linha de Nazca de uma baleia com uma cabeça com troféus. Mas não sabemos exatamente como elasse liga.
O que significam as linhas?

Há diferentes linhas: imagens de animais, formas geométricas. Sempre acreditei que elas estavam relacionada à rituais de alguma forma, mas o que ficou claro é que elas t~ema er com a água. Achamos que os animais estão relacionados de alguma forma à fertilidade e à água, e as linhas eram grandes templos a céu aberto. Não achamos que sejam, por exemplo, parte de um calendário.

Porque a certeza de serem templos?

Em muitas linhas, especialmente nos trapézios, há pequenas plataformas, e há comida nas linhas, potes quebrados. O que o expectador pode esperar: está juntando muitas ideias de pesquisa, formar uma imagem das linhas, dos rituais. Como a slinhas são só uma parte disso.. há rituais em outroslugares. Juntando peças desse grande quebra-cabeças.

Quantas pessoas foram necessárias para construir as linhas e quanto tempo levou?

Não sabemos quanto tempo levou para fazer todas. Algumas são pequenas, e um grupo de 20 pessoas poderia ter feito em um dia. Outras, demandaram mais de 100 pessoas e até semanas.

O que a Sra tem a dizer sobre as especulações de OVNI´s relacionados às linhas?

Esta é a primeira pergunta que as pessoas fazem. Não há evidencia de OVNI´s. Há evidência clara de que os Nazca fizeram essa linha.

Muitas pessoas ficam impressionadas com a precisão dos desenhos. Como é possível formas assim, tão perfeitas?

O importante é ressaltar que foram realmente pessoas que as desenharam. Usando gravetos com linhas e barbantes amarrados, elas conseguiam antes criar esboços para fazer os animais e linhas. Além disso, as linhas, apesar de melhores vistas do céu, são visíveis de morros em toda a região.

O que falta descobrir?

Bem, sabemos que eram realizados sacrifícios, mas não sabemos onde eram feitos – se nas linhas ou outro lugar. Uma equipe ainda vai gravar mais linhas e eu continuarei minhas escavações. Apesar de sabermos muito mais sobre Nazca do que há 20 anos, é uma investigação que ainda está em curso.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Descoberta mãe de todas as células cutâneas


A pele tem três diferentes populações de células - folículos capilares, glândulas sebáceas umidificadoras e o tecido intermediário, conhecido como epiderme interfolicular.


Os cientistas encontraram a "mãe", ou seja, a origem de todas as células cutâneas, e dizem que isso pode melhorar dramaticamente os tratamentos para vítimas de ferimentos e queimaduras.
Hans Clevers e uma equipe de cientistas holandeses e suecos realizaram um estudo em ratos e descobriram que a célula-tronco que dá origem a todas as células diferentes da pele na verdade reside nos folículos capilares, segundo relato deles na revista Science.
"Esta é a mãe de todas as células-tronco na pele - ela produz todas as outras células-tronco", disse Clevers, da Real Academia Holandesa de Artes e Ciências, de Utrecht.

"As mesmas células-tronco existem em humanos, podemos vê-las, e as promessas são de que essas células provavelmente serão muito melhores do que qualquer coisa que já tivemos até hoje para fabricar uma nova pele."

A pele tem três diferentes populações de células - folículos capilares, glândulas sebáceas umidificadoras e o tecido intermediário, conhecido como epiderme interfolicular. As células-tronco são uma espécie de "manual de instruções" a partir das quais todas as demais células se desenvolvem.

Os cientistas antes imaginavam que as células-tronco de cada uma das três populações celulares da pele eram capazes de produzir o seu próprio tipo de célula, mas só agora foi encontrada uma "célula-mãe", capaz de produzir os três tipos.
A equipe de Clevers descobriu que células-tronco que vivem nos folículos capilares e têm altos níveis de um gene chamado Lgr6 são a origem das células-tronco epidérmicas.
Em testes em ratos com ferimentos, eles descobriam que as células Lgr6 em torno das feridas provocava o crescimento e a reparação da pele.

Os cientistas já conseguem cultivar pele em laboratório usando o tecido de células cutâneas existentes, no caso de pacientes com queimaduras graves, mas a nova pele costuma ser ressecada e sem pelos, o que lhe dá aspecto estranho.
Clevers disse que os pesquisadores ainda precisam aprender a isolar as células Lgr6 na pele humana, o que pode levar dois a três anos. Ele acredita que a pele resultante desse processo terá uma aparência muito mais natural.




Fonte: http://info.abril.com.br/