quinta-feira, agosto 05, 2010

Notebook HP Envy 14 é poderoso e elegante


O modelo 1099br tem design de primeira, chip Core i7 e vem com bateria extra

Tudo é nivelado por cima quando o papo é a série Envy, da HP. O modelo 14-1099br, com tela de 14,5 polegadas, junta o melhor que a fabricante já fez em termos de visual e uma configuração montada para ser topo de linha em todos os componentes. O resultado é o notebook médio mais redondo já testado pelo INFOLAB, até porque não conseguimos encontrar no Brasil uma combinação melhor de processador, memória e placa de vídeo. O preço elevado não é surpresa: 7.999 reais.

O acabamento do Envy é digno do nome do modelo, que significa inveja, em inglês. Lembra os MacBooks no formato e no material, mas tem personalidade própria, com textura em relevo na tampa e na área onde ficam apoiados os pulsos. Parece resistente e não possui travas plásticas frágeis para a tampa e a bateria. As dobradiças têm boa qualidade e não rangem. O problema é que o peso de 2,4 quilos, já elevado, aumenta para 3,2 quilos quando é acoplada a bateria extra, vendida no pacote.

A cobertura da tela parece de vidro, mas na verdade é de acrílico. De qualquer forma, a qualidade das imagens exibidas em 1.600 por 900 pixels não deixa a desejar. O display brilhante divide opiniões. Apesar de oferecer nitidez acima da média, reflete demais as luzes do ambiente. Não dá para falar mal do touchpad, que tem boa sensibilidade e comandos multitoque. Mas o teclado com botões separados, embora confortável, poderia ser maior, levando em consideração o tamanho da base.
Configuração de fazer inveja

O HP Envy 14-1099br tem processador Core i7 de 1,6 GHz, que vem acompanhado por memória RAM de 6 GB, na frequência de 1.333 MHz. No disco rígido, há nada menos que 640 GB de espaço para entupir de arquivos. A placa de vídeo é poderosa: uma ATI Mobility Radeon HD 5650, com 1 GB de memória dedicada. Tudo isso faz a máquina alcançar 5,9 no Índice de Experiência do Windows 7 Professional de 64 bits.

Abaixo, você confere gráficos de desempenho, na comparação do laptop com alguns modelos maiores equipados com o chip Core i5. Vale ressaltar que a performance no PCMark Vantage foi limitada por causa do software de gerenciamento de energia da HP, que não deixa o programa rodar com o clock máximo do processador. Já o teste de autonomia foi realizado sem a bateria extra de oito células. Com ela, o micro aguentou 2 horas e 18 minutos longe da tomada.

Fonte: http://info.abril.com.br/

Censo vai usar smartphone LG


O LG GM750 vendido para o Governo: telefonia e 3G bloqueados


SÃO PAULO - Grande parte da população vai se deparar com uma novidade durante as entrevistas para o Censo 2010: o uso de um dispositivo eletrônico que irá substituir as planilhas de papel
Chamados de PDA (Personal Digital Assistant), os aparelhos foram utilizados pela primeira vez na contagem da população e no Censo Agropecuário de 2007. Na ocasião, 70 mil aparelhos foram adquiridos pelo Governo.

Desta vez, 150 mil novos PDAs foram comprados por meio de um pregão digital realizado no site Comprasnet, o portal de compras do Governo.

O vencedor foi o consórcio formado pelas empresas Daruma/LG, que arrecadou 82 milhões de reais com a negociação.

Em troca, o grupo entregou os 150 smartphones modelo LG GM750 com as funções de telefonia e 3G bloqueadas, mas com GPS e Wi-Fi habilitados. Os aparelhos usam o Windows Mobile 6.5 como sistema operacional. Os outros 70 mil rodam o Windows Mobile 5.0.

A coleta das informações junto à população será 100% digital. Para garantir a sua confiabilidade, os dados serão criptografados.

“Com isso, nós esperamos aumentar a segurança das informações, reduzir o tempo das entrevistas e tornar mais fácil o envio e processo dos dados”, diz José Bevilaqua, coordenador de tecnologia do Censo 2010.

No total, 190 mil recenseadores e 30 mil coordenadores irão trabalhar no processo. O Censo 2010 começou no domingo (1) e vai até o dia 31 de outubro. O relatório final será apresentado no dia 27 de novembro.

Fonte: http://info.abril.com.br/

Tsunami no Sol atingiu a Terra esta semana


Foto em ultravioleta mostra o hemisfério norte do Sol em meio às atividades


SÃO PAULO - No dia 1º de agosto, satélites detectaram labaredas solares atingindo todo o lado da Terra voltado para o Sol.

Embora pequeno, este chamado tsunami solar indica que o astro está acordando e se preparando para chegar ao ponto máximo de seu ciclo de atividades.
As labaredas, ou Coronal Mass Ejections (CMEs), são grandes nuvens de partículas carregadas que podem conter até 10 bilhões de toneladas de plasma. Elas se expandam e se distanciam do Sol a velocidades tão altas como 1,6 milhões de km/h, o que permite realizar a viagem de 149,66 milhões de quilômetros entre o Sol e a Terra em apenas três ou quatro dias.

Quando uma CME chega à Terra, ela interage com o campo magnético do planeta, criando uma tempestade geomagnética. Como resultado, as partículas chegam aos pólos e colidem com átomos de nitrogênio e oxigênio na atmosfera, criando o belo espetáculo das auroras.

A detectada no dia 1º mostrou que quase todo o lado da Terra voltado para o Sol entrou em erupção. Apesar disso, as ejeções detectadas eram da classe C3, considerada pequena quando comparada às classes X ou M. Normalmente, as Cs têm poucas conseqüências aqui na Terra, somente causando as auroras.

Na foto em ultravioleta do Solar Dynamics Observatory, o satélite da Nasa especialmente desenvolvido para estudar o Sol, o hemisfério norte do astro aparece em meio à erupção. As diferentes cores representam temperaturas de gás variando de 99,99 milhões de graus Celsius a 199,9 milhões.

O Sol passa por ciclos de atividade de 11 anos de duração, sendo que o último pico solar ocorreu em 2001. Os tipos de erupção observados este fim de semana indicam que o astro está “acordando” e se preparando para mais uma máxima prevista para 2013.

Fonte: http://info.abril.com.br/

Google encara Facebook nos jogos sociais


SAN FRANCISCO - Foco nos jogos pode ser o caminho para que o Google ingresse na arena das redes sociais, à medida que o gigante das buscas online tenta superar uma série de iniciativas mal sucedidas que o deixaram à margem desse florescente mercado.

Ainda que o Facebook domine o mercado das redes sociais, conhecedores do setor afirmam que o Google tem posição favorável para desempenhar papel mais importante, ao atrair criadores de jogos sequiosos de veículos alternativos para seus produtos.
O Google está em busca de talentos que ajudem a propelir essa campanha nascente, e quer formar parcerias com gigantes dos jogos dispostos a explorar a grande presença da empresa na Web a fim de ingressar no segmento de jogos sociais, dizem observadores do setor.

A Electronic Arts e a Walt Disney investiram centenas de milhões de dólares para tentar ingressar no mercado, e há mais empresas à espera de oportunidades.

"Fica claro que muitas das companhias de jogos sociais adorariam ter acesso a mais que o Facebook", disse Timothy Chang, sócio diretor da Norwest Venture Partners, uma companhia de capital para empreendimentos que investiu na Playdom, produtora de jogos sociais que a Disney adquiriu por 563 milhões de dólares no mês passado.

Os jogos sociais gratuitos para os usuários são uma das atividades mais populares no Facebook. Jogos como o FarmVille, da Zynga, convidam usuários a interagir uns com os outros ao adquirir terras imaginárias, plantar safras agrícolas e expandir suas vendas. Os jogos geram receita por meio da venda de bens ou serviços virtuais.

Depois das recentes mudanças adotadas pelo Facebook, que dificultaram para as empresas de jogos fazer negócios em sua rede social de 500 milhões de membros, Chang e outros dizem que as produtoras de jogos estão cada vez mais interessadas em ouvir o que o Google tenha a oferecer.

E o líder das buscas na Web já está ampliando sua presença no setor de jogos sociais.

"Eles estão em toda parte, nas conferências que acontecem. Sabemos que estão procurando pessoas que liderem sua divisão de jogos", disse Net Jacobsson, antigo executivo do Facebook que agora dirige uma produtora de jogos sociais chamada PlayHopper.

Fonte: http://info।abril.com.br/

Memórias com resfriamento líquido são novidade da Kingston


A Kingston, conhecida por suas memórias flash, vai colocar memórias RAM de alto desempenho no mercado. A novidade fica por conta do resfriamento líquido, que vem acoplado ao hardware.
O motivo da inovação é a velocidade das memórias, que varia entre 2.000 e 2.133 MHz. Com esse clock, as peças são voltadas espcialmente para gamers ou PCs que precisam de uma resposta rápida para tarefas pesadas.

As memórias são DDR3 e virão em kits de 4 GB, com dois canais de 2 GHz ou 2,1 GHz, ou ainda em kits de 6 GB, com três canais de 2 GHz. Todas elas apresentam potência de 1,65 V.

O preço das memórias é de 157 dólares para o primeiro modelo, 205 dólares para o intermediário e 235 dólares para o mais robusto. Por enquanto, não há previsão de lançamento no Brasil.

Fonte: http://info.abril.com.br/