quarta-feira, janeiro 06, 2010

Barata inspira criação de robô corredor


Estabilidade das baratas ao correr atrai engenheiros

Baratas são a nova inspiração para os engenheiros da Oregon State University, nos EUA, que pretendem criar robôs capazes de correr sobre qualquer terreno.
As últimas descobertas da equipe foram publicadas em um artigo no jornal “Bioinspiração e Biomimética”, que mostra como os animais usam as pernas para gerenciar a energia e como isso é importante para a estabilidade de corrida no projeto.
“Humanos podem correr, mas nossa capacidade não é nada se comparada ao que os insetos e outros animais podem fazer”, afirma John Schmitt, professor da escola de mecânica da universidade. “Baratas são incríveis. Elas podem correr, se mover facilmente sobre terreno acidentado e ainda reagir a perturbações de uma maneira mais rápida do que um impulso nervo pode viajar”, disse.
Ele afirma que a barata age por reflexo muscular direto, sem a necessidade de pensar. Esse é o efeito que os engenheiros querem reproduzir em suas criações. Outro ponto importante do estudo é a preocupação com o consumo de energia e capacidade de processamento dos robôs atuais, que os tornam ineficientes.
Se o projeto for um sucesso, Schmitt acredita que os novos robôs corredores poderão atuar em tarefas difíceis, como operações militares e exploração espacial, por exemplo.
Outra vantagem destacada é a possibilidade de aplicar a tecnologia à medicina, na área prostética, para aumentar a eficiência de membros artificiais.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Na mão: o novo iMac de 21,5″ (e o Magic Mouse!)


Com exclusividade, o novo desktop tudo-em-um da Apple chegou ao INFOLAB, para deixar todos os queixos caídos. O motivo é óbvio: a nova tela do iMac é de babar. E ele ainda trouxe seu novo amigo, o Magic Mouse.


Começando por fora, as 21,5 polegadas de tela da máquina estão muito bem distribuídas. Agora no formato 16:9, a tela tem uma proporção ótima e resolução full HD de 1920 por 1080 pixels. Ao ligar a tela, é fácil perceber que o display tem algo de diferente. A imagem é extremamente colorida e viva, muito melhor que a de seu antecessor. A causa disso é a retroiluminação de LEDs, que fazem a diferença.
O resultado dessa tela impressionante é a facilidade para assistir filmes em alta definição e curtir cada detalhezinho. Para provar isso, rodamos o trailer em 1080p do filme Avatar, jogamos o bom som do aparelho no máximo e chamamos a atenção de todos. É impossível não olhar para a tela durante a exibição.
Ainda por fora, o coadjuvante de respeito do pacote é o novíssimo Magic Mouse. Enterrando (finalmente!) o Mighty Mouse, o novo periférico da Apple é um belo mouse multitoque sem fio. Utilizando a mesma tecnologia do touchpad do MacBook Pro, ele faz algumas boas peripécias com simples comandos com dedos. Exemplificando, movendo os dois dedos para a esquerda você volta para a página anterior no browser. É preciso um tempo para acostumar, mas depois disso é só alegria.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Máquina traduz pensamentos em fala


Eletrodos captam sinais do cérebro e transmitem por rádio FM a um laptop, que produz os sons


Pesquisadores da Universidade de Boston, nos Estados Unidos, criaram um sistema capaz de se conectar aos neurônios sem usar fios e reproduzir o que o indivíduo estiver pensando.
O Neuralynx funciona por meio de eletrodos colocados no cérebro, que atuam juntamente com amplificadores de sinal e transmissores instalados debaixo do couro cabeludo. O conjunto transmite as informações para um notebook, usando ondas de rádio FM.
De acordo com a universidade, já houve um teste bem-sucedido com um homem de 26 anos, vítima de uma lesão cerebral há dez anos. O acidente deixou seu corpo inteiro paralisado, com exceção dos olhos, impedindo-o de falar.
Com o sistema ligado, um programa instalado no laptop reconheceu o sinal analógico vindo diretamente do cérebro do rapaz e o transformou em informações digitais. Depois, interpretou os dados como comandos de voz e os enviou a um sintetizador.
Segundo o responsável pelo projeto, Frank Guenther, da Universidade de Boston, todo esse processo demorou 50 milissegundos, tempo comparável ao que o cérebro de uma pessoa leva para realizar o mesmo trabalho por meio de nervos, cordas vocais e boca.
No estágio atual, a máquina é capaz de reproduzir apenas vogais. O próximo passo, de acordo com o pesquisador, é aumentar o número de neurônios registrados e implementar um sintetizador que produza consoantes.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Marte possuiu lagos gigantes


Formações em Marte indicam que o planeta já foi quente e úmido

Novo estudo de imagens de satélite sugere que Marte já foi quente o bastante para possuir lagos há três bilhões de anos.
Cientistas do Imperial College London e da University College London (UCL) sugerem que, nessa época, o planeta possuía lagos feitos de gelo derretido por toda a extensão de seu equador, cada um com cerca de 20 km de largura.
Até agora, acreditava-se que essa época era fria e árida demais para sustentar água na superfície. Pesquisas anteriores sugeriam que Marte possuía uma história quente e úmida entre 4 bilhões e 3,8 bilhões de anos. Mas, depois disso, o planeta teria perdido grande parte de sua atmosfera e se tornado frio e seco.
Com as imagens da nave Mars Reconnaissance Orbiter, da NASA, a equipe liderada pelo Dr Nicholas Warner analisou a área de Ares Vallis, um desfiladeiro de dois mil quilômetros no equador marciano.
Por muito tempo, cientistas não conseguiam entender a formação dessas depressões; a explicação mais plausível seria um processo de sublimação (quando o gelo passa diretamente do estado sólido para o gasoso, sem antes virar líquido). No novo estudo, no entanto, os pesquisadores encontraram uma série de pequenos canais que ligavam uma depressão à outra – o que só poderia ter sido causado por água corrente.
Eles acreditam que pode ter havido um aumento de atividade vulcânica, impactos de meteoros ou mudanças na órbita de Marte há três bilhões de anos, o que teria aquecido a atmosfera. Além de derreter o gelo, o calor teria criado gases que engrossaram a atmosfera, mantendo o planeta quente o bastante para manter água liquida.
Uma vez determinada a causa das formações, faltava datar o evento. Os pesquisadores determinaram a idade dos lagos pela contagem de crateras de impacto, um método desenvolvido pela NASA para descobrir a idade das formações geológicas da Lua. Quanto mais crateras ao redor de uma formação, mais antiga é a região. Os cientistas contaram mais de 35 mil crateras na região em torno dos lagos, e determinaram que eles se formaram a cerca de três bilhões de anos.
Os pesquisadores acreditam que o estudo pode ter implicações para a astrobiologia na busca por evidências de vida em Marte.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Smartphones serão estrelas da CES 2010

Com a chegada das companhias de tecnologia a Las Vegas para a exposição anual dos eletrônicos na Consumer Electronics Show, em janeiro, os investidores estão apostando em outro bom ano para o setor.
O clima na CES 2010 deve ser mais positivo que o do começo de 2009, quando a economia estava em profunda recessão e os mercados financeiros haviam sofrido um abalo devido à crise de crédito.
As ações de tecnologia se recuperaram, posteriormente, e o índice composto Nasdaq fechou 2009 com mais de 40 por cento de alta, e perto de sua mais alta cotação em 15 meses.
Os analistas dizem que os gastos empresariais mais fortes com informática, a explosão de atividades relacionadas a celulares inteligentes e computação móvel e uma onda de consolidação devem estimular ainda mais o setor de 2010.
Brian Marshall, analista da Broadpoint AmTech, previu uma ascensão de quase 15 por cento no Nasdaq, apontando que algumas das boas notícias já haviam sido incorporadas aos preços das ações.
"Vai ser difícil encontrar áreas que não se sairão bem neste ano", disse Marshall.
O ponto alto da lista para muitos dos analistas são as grandes empresas do setor, tais como Google, Apple, Cisco Systems e Intel.
Mas com a recuperação econômica lentamente ganhando raízes e as empresas começando a atualizar seus sistemas de informática uma vez mais, os analistas dizem que 2010 oferecerá gama mais ampla de oportunidades aos investidores em tecnologia.
O Windows 7, o mais recente sistema operacional da Microsoft, deve ajudar a estimular a venda de computadores pessoais, e o grupo de pesquisa de mercado IDC prevê crescimento anual de dois dígitos nas vendas de computadores até 2013.
Os líderes entre os fabricantes de computadores, como Hewlett-Packard, Acer e Dell, podem ser uma forma dos investidores aproveitarem essa tendência, dizem os analistas.
Muitos deles também gostam da EMC, gigante da armazenagem de dados, como veículo para aproveitar a alta prevista nos investimentos em tecnologia. O mesmo vale para a VMware, sua subsidiária de software.
As fabricantes de chips também entram no ano novo em uma onda de sentimento positivo. Apesar do salto de 70 por cento no índice Philadelphia Semiconductor em 2009, muitos acreditam que o setor pode estar posicionado para mais ganhos este ano.
A empresa de pesquisa Gartner espera que a receita mundial com vendas de semicondutores em 2010 cresça 13 por cento, recuperando o nível de 2008, lideradas pelas vendas de PCs.
Enquanto isso, a empresa avalia que as vendas de celulares inteligentes (smartphones) cresça de 179 milhões de unidades em 2009 para 525 milhões em 2012.

Google tem nova coleção Java


O Google lançou uma nova biblioteca de coleção Java com novidades e suporte para as versões 5 e superiores da linguagem.


Segundo a empresa, a Google Collections Library 1.0 é uma extensão da Java Collection Framework, que contém diversas classes e interfaces.
Entre as novidades estão o Multimap, que permite a associação de diversos valores a uma única chave, e a Multiset, que habilita a duplicação de itens.


A nova Collections Library faz parte do projeto Guava, que reúne todas as bibliotecas Java utilizadas internamente pelo Google.


O download pode ser feito na página de códigos disponibilizada pela empresa, junto com informações, recursos e guias de utilização.



Fonte: http://info.abril.com.br/