sexta-feira, setembro 30, 2011

O Resgate Aeromédico em Offshore


A evacuação aeromédica (EVAM) ou muitas vezes denominado como MEDEVAC ou MEDIVAC (Medical evacuation), é uma importante ferramenta para os profissionais de enfermagem no atendimento das emergências no âmbito offshore. Permitindo o transporte rápido de feridos em estado grave, particularmente causados por trauma, do local do acidente em alto mar para a unidade de saúde onshore, o hospital.

Desde o final da segunda Guerra Mundial o exército americano foi o pioneiro em aplicar este tipo de transporte em larga escala para salvamento. Eles estabeleceram semi-hospitais de campanha permanente instalados atrás da linha de frente, o que permitiu aos soldados feridos em batalhas receberem tratamento médico apenas em um curto vôo de helicóptero.

Porém, esta técnica teve a sua criação inspirado pelo seviço médico australiano: Royal Flying Doctor Service, que foi criado em 1928 a fim de trazer médicos para os pacientes e os pacientes para os hospitais do interior. Mas este primordial meio de transporte se potencializou quando foi explorado pelos militares com os helicópteros.

A Atuação do Resgate Aeromédico em Offshore no Brasil

No Brasil, na área de exploração do petróleo a responsável por este tipo de serviço é o Resgate Aeromédico da Petrobras. Que possui 22 anos de grande experiencias. Tendo a importante missão de resgatar profissionais embarcados em plataformas ou navios que necessitem de cuidados médicos de emergência. Ultrapassando mais de dois mil resgate bem-sucedidos.
endo como objetivo o atendimento em menor tempo possível buscando evitar os agravos à saúde dos trabalhadores offshore, tanto os que ocorrem de forma natural quanto os acidentais, visando a cura ou diminuir ao máximo as possibilidades de seqüelas.

Atualmente o Resgate Aeromédico da Petrobras dispõe de 3 aeronaves, sendo 2 delas em primeiro caso direcionadas para Bacia de Campos e 1 para Bacia de Santos, área do pré-sal. A sua base e centro de operações fica instalado no aeroporto de Macaé. Tendo também uma equipe de prontidão no aeroporto de Jacarepagua podendo ser acionada caso necessário. Otimizando assim o tempo de atendimento na área do pré-sal devido a sua longa distãncia.
Estas aeronaves possuem profissionais de enfermagem e médicos qualificados e treinado em módulo avançado para o atendimento em emergência. Sendo avaliados constantemente pelos seus desempenhos, principalmente no exércicio prático.

A equipe de resgate esta de prontidão 24 horas. Podendo ser acionada pelo ramal de emergência disponível a todas embarcações. É coordenada por um médico plantonista que atua na recepção dos chamados de auxílio: analisando, classificando, acompanhamento e intervindo pessoalmente na assistência ao paciente na sua chegada ao local do acidente caso seja necessário.

Fonte: http://www.enfermagemoffshore.com.br/

Vazamento de gás intoxica 22 trabalhadores de navio-plataforma da Petrobras


Rio de Janeiro – Um vazamento de dióxido de carbono (CO2), também conhecido como gás carbônico, no alojamento do navio-plataforma P-35 da Petrobras deixou 22 trabalhadores com náuseas e dor de cabeça. A P-35 opera no Campo de Marlim, na Bacia de Campos, a 170 quilômetros de Macaé. O vazamento foi percebido por volta das 7h.

Os trabalhadores que passaram mal foram atendidos na enfermaria do próprio navio. Os petroleiros intoxicados foram levados para Macaé, para fazer exames adicionais em um hospital da cidade. Dez já receberam alta. O gás CO2 é utilizado para manter os tanques de armazenamento sem oxigênio. A Petrobras informou ainda que as autoridades foram comunicadas do incidente e que a companhia designou uma comissão para apurar as causas do vazamento.

Fonte: http://www.enfermagemoffshore.com.br/

Saúde Offshore é tema de debate no 2ª edição do Congresso Pré-Sal Brasil no Centro de Convenções SulAmérica - RJ





O Centro de Convenções SulAmérica, na cidade do Rio e Janeiro, a 2ª edição do Congresso Pré-Sal Brasil trouxe à tona a nova realidade da segunda fase do Pré-Sal Brasileiro. Em um contexto pós-regulatório e de continuidade política, o congresso que buscou seus maiores enfoques em áreas de caráter técnico e de áreas chaves do desenvolvimento do Pré-sal entre elas a área de HSE - Health, Safety and Environment (Saúde, Segurança e Meio Ambiente).

A Sessão Técnica de Saúde que se iniciou às 11h, tendo a participação de diversos representantes setoriais e do ramo empresarial foi moderada pelo Enfermeiro e Consultor de Saúde Offshore Gustavo Marques, que também realizou a apresentação de abertura com o tema: "Saúde Offshore: Panorama atual e Perspectivas de Desenvolvimento do Setor", que falou sobre o perfil e dimensionamento dos profissionais de saúde a bordo de unidades petrolíferas, especialmente das dificuldades e desafios encontrados pelos profissionais de Enfermagem, bem como da frente de trabalho atualmente desenvolvida pelo Conselho Regional de Enfermagem - COREN-RJ para a regulamentação e fiscalização desta atividade no Brasil.
“É um marco importante para a enfermagem brasileira ter representantes de nossa classe neste dia como líderes e gestores em um evento como este". Falou Gustavo Marques, que em sua opinião este evento possibilitou apresentar para o Brasil a força de trabalho e importância da enfermagem na atividade do ramo offshore.

Em seguida a Médica do Trabalho Pleno da Petrobrás e do Ministério da Saúde Anadayr Janiques abordou a importância da imunização dos trabalhadores no meio offshore, e o Médico do Trabalho e coordenador de saúde da Diamond Offshore Luciano Oliveira que abordou a importância do sistema de gestão na área ocupacional através das práticas desenvolvidas pela sua empresa, como uma ferramenta primordial para o alcance de resultados satisfatórios.

Fonte: http://www.enfermagemoffshore.com.br/